Quer ter uma loja preparada para atender às necessidades dos clientes? Saiba quais são os principais materiais de construção civil que você deve manter em estoque.
A compra de materiais de construção para a realização de um projeto está entre as principais etapas de uma obra ou reforma. Nos dois casos, é comum que os consumidores precisem de uma grande quantidade de produtos. E encontrá-los no mesmo local pode ser bastante vantajoso.
Se você deseja fidelizar o seu cliente, deve prezar pela qualidade e a variedade de produtos na sua loja. Assim, o seu negócio será lembrado como aquele que oferece, em um único lugar, as soluções para todas as etapas de uma obra.
Um grande desafio do mundo varejista é garantir que os materiais certos estejam sempre no estoque. Você já sofreu com a falta de produtos na sua loja ou com materiais que apenas ocupam espaço no estoque e não têm saída?
Para ajudar você a fazer compras com mais assertividade, listamos os materiais para obras que não podem faltar em uma loja de construção de pequeno, médio ou grande porte. Entre eles, argamassa e concreto.
Confira a lista dos materiais de construção essenciais para sua loja de revendas
1. Cimento
O cimento é um dos produtos mais utilizados na construção civil. De acordo com Alexandre Kendi, associado do Sincomavi e diretor do Depósito de Materiais para Construção Irmãos Suguiura, o cimento também é a categoria mais procurada nas lojas de construção.
Uma novidade que tem conquistado muitos clientes é o cimento sustentável. Ele é produzido com resíduos das indústrias termelétrica, siderúrgica, de fundição e de carvão mineral. Esse material gera menos emissões de carbono e demanda muito menos energia do que o cimento tradicional.
2. Tijolos
Os tijolos também são componentes fundamentais para a realização de obras e reformas. Há milênios são posicionados uns sobre os outros, sucessivamente, até formarem grandes estruturas. Mas, foram se modificando ao longo do tempo e se tornaram mais resistentes e duradouros.
Os tijolos também são grandes aliados da decoração. Há uma grande variedade que pode ser usada para construir estilos diversos. Por exemplo, os tijolos laminado e maciço são ideais para ambientes mais rústicos. Já o refratário é mais indicado para churrasqueiras e fogões à lenha.
3. Telhas
As telhas, principalmente em conjunto que se encaixam umas às outras, são usadas para a cobertura de telhados de todos os tipos, sejam expostos ou embutidos. As mais comuns são fabricadas em cerâmica. Mas, há outros tipos de materiais, como:
- pedra;
- fibrocimento (mistura de fibras e amianto);
- metal;
- plástico;
- vidro;
- argila;
- madeira.
Há também as telhas fotovoltaicas, que tornam o dia a dia mais sustentável e reduzem os gastos com energia elétrica. Apesar da tecnologia ainda ser recente no Brasil, por sua capacidade de gerar energia limpa sem prejudicar a estética, a tendência é se popularizar.
4. Argamassas
Um produto obtido a partir da mistura de areia, cimento e água. Mas, também pode receber cal. Há duas opções de massa: industrializada ou preparada na obra. A argamassa é utilizada no revestimento ou assentamento de alvenarias. Também pode unir materiais, impermeabilizar e nivelar superfícies.
Uma novidade é a argamassa polimérica pronta. Comercializada pronta para uso, reduz o consumo de água em 95% e os gastos com alvenaria em 40%. Além disso, rende 20 vezes mais que a tradicional e torna as construções entre 3 e 4 vezes mais rápidas.
Conheça 5 dicas para aprimorar o seu ponto de vendas
5. Pisos e revestimentos
Pisos e revestimentos também são bastante procurados nas lojas de materiais de construção. Utilizados no acabamento inferior dos imóveis, eles não afetam apenas o design do projeto. Esses materiais ajudam a proteger e impermeabilizar superfícies, protegendo-as contra infiltrações e desgastes em geral.
Há muitos tipos de pisos e revestimentos disponíveis no mercado. Um material muito usado é o mármore. Capaz de trazer requinte e sofisticação para os ambientes, a pedra é bastante versátil. Ela também pode ser aplicada em paredes inteiras, para separar ambientes ou em painéis.
6. Tintas
As tintas, substâncias líquidas compostas por corantes e aglutinantes, existem para melhorar o acabamento dos ambientes ou deixar mais estilosos. Elas são usadas para fazer a pintura de paredes internas e externas, esquadrias e objetos em geral.
Além de uma função estética, esse material também tem outras importantes funções. Isso porque ajuda a proteger, impermeabilizar e facilitar a limpeza de superfícies.
Existem alguns tipos de tintas mais aplicadas em pequenas e médias construções, É possível citar:
- látex PVA;
- acrílica;
- a óleo;
- esmalte;
- verniz acrílico;
- verniz poliuretano;
- verniz fenólico;
- antibactericidas (prometem eliminar 99% das bactérias das paredes, facilitando a limpeza).
7. Madeiras
Por ser um material resistente e relativamente leve, a madeira é bastante usada para a sustentação de construções. Além disso, ela também está presente em quase todas as etapas de uma obra — desde em estruturas, formas e esquadrias até em pisos, revestimentos, mobília e decoração.
A madeira é um material que traz grandes vantagens para os clientes, como bom isolamento térmico e acústico. Isso então reduz os gastos com energia durante o uso da edificação. Também pode facilitar a construção de projetos sustentáveis.
Desse modo, é importante procurar madeiras com certificações florestais. Elas garantem que o produto provém de florestas manejadas adequadamente. Ou seja, produzida seguindo processos que respeitam o meio ambiente e as comunidades do entorno.
Saiba como aplicar a sustentabilidade à construção civil
8. Materiais hidráulicos
Uma das primeiras etapas de toda obra é o planejamento e a execução do sistema hidráulico. É preciso de água disponível em pontos de uso, como pias e chuveiros, além do direcionamento correto do esgoto para a rede pública de tratamento.