Entenda os benefícios do sistema pneumático e conheça alguns dos tipos de equipamentos mais utilizados.

As ferramentas pneumáticas estão por toda parte: são usadas em obras, residências, oficinas, borracharias e indústrias de todas as áreas. Isso porque o seu sistema, que gera energia a partir do ar comprimido, traz vantagens quando comparado às opções manuais e elétricas convencionais, como mais economia, segurança e versatilidade.

A boa performance e a grande variedade desses dispositivos permitem que eles atendam às necessidades de segmentos bastante variados, incluindo as indústrias automotivas, navais, moveleiras e metalúrgicas. Com uma relevância tão grande no mercado, conhecê-las é fundamental para qualquer negócio.

Neste artigo, vamos explicar como funcionam as ferramentas pneumáticas, apresentaremos os tipos disponíveis, suas principais aplicações e as vantagens de utilizá-las.  

 O que são as ferramentas pneumáticas

Em primeiro lugar, a Pneumática é um ramo da engenharia que estuda e utiliza os gases comprimidos. No caso das ferramentas pneumáticas, são usados os gases da atmosfera, que estão no ar. E o que isso significa? Os gases comprimidos são submetidos a uma grande pressão em seu armazenamento, ficando com as suas moléculas mais concentradas e, como consequência, com uma quantidade de energia maior.

As ferramentas pneumáticas, portanto, funcionam em conjunto com um compressor de ar, que é responsável por armazenar o ar comprimido e gerar energia a partir dele. Por isso, elas dispensam o uso de eletricidade. O sistema ainda é capaz de substituir a força humana em projetos que demandam muita pressão ou energia, ou quando há repetição contínua de movimentos.

Embora esses dispositivos sejam muito utilizados nas indústrias, eles também podem colaborar com a realização de trabalhos manuais de menor complexidade. Por exemplo, pequenos reparos em automóveis, produtos eletrônicos e residências.

A seguir, vamos falar um pouco mais sobre as vantagens das ferramentas pneumáticas.

Quais são as vantagens de um sistema pneumático

Em comparação com as ferramentas manuais, elétricas e movidas a bateria, as pneumáticas apresentam diversas vantagens. Conheça as principais delas.

 Estrutura mais simples

Um dos principais benefícios das ferramentas pneumáticas é ter uma estrutura mais simples. Normalmente, essas peças são menores, mais leves e robustas. Com uma ergonomia superior, seu funcionamento e manuseio são facilitados, garantindo mais conforto para quem as opera.

 Alta durabilidade

Com um formato mais robusto e menos falhas, as ferramentas pneumáticas costumam ter menos desgastes e, como consequência, uma durabilidade muito maior que a dos equipamentos elétricos.

A sua vida útil é de, em média, 10 anos e a necessidade de manutenções também é baixa. Por exemplo, um modelo industrial pode funcionar por até 2 mil horas sem precisar de reparos ou revisões, desde que as suas orientações de funcionamento e manuseio sejam seguidas.

 Maior resistência

Por não precisarem de energia elétrica, os modelos pneumáticos são resistentes a variações de temperatura e poeira. Por isso, podem ser usados em trabalhos bastante diversos, como fundições, usinas elétricas, plataformas de petróleo, estaleiros, metalúrgicas e usinas petroquímicas.

Ao contrário dos equipamentos elétricos, os pneumáticos não correm o risco de terem o seu motor danificado por uma sobrecarga do sistema. Assim, sua resistência também permite o funcionamento em ciclo contínuo, mantendo a potência ideal para o trabalho estável, e garantindo uma produtividade maior. 

Alto desempenho

A grande resistência das ferramentas pneumáticas permite que elas funcionem por muito tempo e de forma contínua não há a necessidade de fazer pausas para evitar danos, como acontece com os motores elétricos. 

O seu aproveitamento é realmente alto: projetadas para funcionar 24 horas por dia, 7 dias por semana, elas têm um ciclo de trabalho de 100%. É por isso que garantem um alto desempenho em projetos e ambientes bastante variados.

 Segurança

Por fim, outra característica bastante vantajosa dos modelos pneumáticos é a segurança que elas oferecem para o usuário.

Como você já sabe, o funcionamento a partir do movimento do ar torna as peças menos sensíveis a fatores como mudança de temperatura e poeira. Mas além de um desempenho e uma durabilidade maiores, o sistema ainda elimina riscos relacionados ao uso de eletricidade, como os choques elétricos.

Projetos que precisam usar produtos inflamáveis também são beneficiados. Fabricantes de metal, por exemplo, precisam de produtos inflamáveis, como a acetona, para preparar seus produtos. No entanto, os químicos podem danificar cabos elétricos e, pior, podem ser inflamados rapidamente se estiverem em contato com cabos defeituosos.

Mas atenção: embora as ferramentas pneumáticas aumentem a segurança dos seus operadores, os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) continuam sendo indispensáveis nos ambientes de trabalho.

 Tipos de ferramentas e aplicações

Agora que você já conhece as principais vantagens das ferramentas pneumáticas, conheça também os tipos de equipamentos mais usados e as suas principais aplicações.

 Chave de impacto

As chaves de impacto são usadas, principalmente, para apertar e remover parafusos e porcas de segurança. Os modelos pneumáticos contam com vantagens como maior torque de aperto, estando entre os equipamentos mais utilizados em oficinas mecânicas. Eles também são usados em borracharias, na montagem de estruturas metálicas e em diferentes atividades industriais.

Grampeador

Os grampeadores têm como função garantir a resistência e a segurança de embalagens de diferentes materiais, como madeira, plásticos e papelões. Para isso, ela realiza a aplicação de grampos nesses materiais.

A diferença dos modelos pneumáticos é que eles são ideais para o uso em larga escala, são mais leves e oferecem a possibilidade de se trabalhar com outros elementos de fixação, como pregos e tarraxas.

Saiba como escolher o modelo de parafuso ideal para madeira.

Serra Mármore

A serra pneumática para marmoraria é utilizada para fazer cortes em materiais de alta resistência, principalmente placas de mármore ou granito. O equipamento é muito utilizado em etapas de acabamento da construção civil, para o corte de pedras, azulejos e cerâmica, por exemplo.

Apesar da sua versatilidade, a ferramenta exige alguns cuidados, como ser usada apenas nos materiais indicados. Isso porque o uso em peças de baixa resistência, como a madeira, pode provocar acidentes graves. Além disso, seu alto risco exige que o manuseio do equipamento seja feito apenas por pessoas treinadas e capacitadas.

Lixadeira pneumática

As lixadeiras são máquinas usadas para manter a superfície de um material uniforme, garantindo um bom acabamento e pinturas de qualidade. Elas podem ser usadas em paredes, assoalhos, portas e objetos de madeira em geral, e são muito eficientes para a reforma de superfícies desgastadas, a preparação para a pintura e a remoção de bolores.

Os modelos pneumáticos têm mais força e potência. Como precisam de menos peças móveis, sua durabilidade é maior, o seu peso é mais leve e o seu funcionamento também é mais simples. 

Rebitadeiras

As rebitadeiras são usadas para fixar rebites em metais estruturais, unir chapas metálicas, de madeira e plásticas e para a confecção de móveis. Por ser uma ferramenta bastante versátil, ela pode ser usada em diversos segmentos e setores, facilitando e aumentando a segurança da montagem de peças.

As principais vantagens dos modelos pneumáticos são a leveza, a agilidade e a praticidade trazidas pelo uso do ar comprimido para a geração de energia. Além disso, as ferramentas também podem ser equipadas com regulador, filtro e lubrificador, oferecendo mais opções para atender às diferentes necessidades dos clientes.

 Aplicadores de selantes

Para ajudar na aplicação de selantes de maneira uniforme, os aplicadores de selantes pneumáticos facilitam o manuseio e a limpeza de materiais como silicone, permitindo a substituição rápida e simples dos cartuchos.

Como vantagem dos modelos pneumáticos, as ferramentas podem contar com um regulador de pressão e um lubrificador que agilizam a aplicação e exigem do usuário um esforço menor. As peças ainda têm uma construção mais robusta que garante maior durabilidade e confiabilidade para os trabalhos.

Como você descobriu lendo este artigo, o uso de ar comprimido torna as ferramentas pneumáticas bastante vantajosas quando comparadas a modelos de outros sistemas, principalmente o elétrico. Mais simples, ergonômicos, seguros, e produtivos, esses equipamentos são excelentes opções para negócios e indústrias.

Quer aproveitar todas as vantagens que apresentamos? Conheça os produtos pneumáticos da Ciser!

A Fantástica Fábrica de Fixadores