Quer saber como fazer um planejamento de produção eficiente na sua empresa? Veja as nossas dicas!

O planejamento de produção é essencial para tornar o processo produtivo da empresa mais eficiente. Dá para dimensionar, por meio dele, aspectos como a quantidade de matéria-prima necessária, a otimização de custos e a organização do chão de fábrica.

Entretanto, tudo sempre deve ser feito de maneira pensada antes da execução. Isso porque qualquer erro do tipo pode acarretar em problemas para a instituição. Acima de tudo, vai afetar a cadeia de produção, consequentemente impactando nos resultados finais.

Há uma série de fatores capazes de atrapalhar no planejamento. Geralmente, eles ocorrem devido à falta de controle na produção. Pode ser uma comunicação errada, um treinamento não feito, a manutenção não realizada, máquinas e trabalhadores ociosos, entre outros.

Quando esses gargalos são ajustados, a empresa aumenta as chances de se tornar mais competitiva no mercado, tendo resultados concretos. Siga a leitura do texto e descubra como melhorar seu planejamento de produção e ter maior controle sobre ele.

1. Identifique quais processos precisam de melhorias

A indústria possui diferentes processos que precisam de melhorias no planejamento de produção.

Conhecer todos os processos e saber qual melhorar é o primeiro passo dentro de um planejamento de produção.

É difícil otimizar a produção da empresa se existem grandes falhas nos processos. Portanto, identificar os pontos de atenção é o primeiro passo dentro do planejamento, pois as ações ajudarão a promover uma produção mais enxuta.

Vale a pena, por exemplo, fazer um mapeamento das tarefas, apontar os gargalos e quais processos influenciam e são influenciados por eles. A partir daí, fica mais fácil chegar à causa-raiz do problema e encontrar a melhor solução ao longo do processo.

2. Trabalhe com a previsão de demanda

A previsão de demanda é uma etapa dentro do planejamento de produção que visa criar uma estimativa de vendas para os produtos dentro dos próximos períodos. Ela pode ser feita com base no histórico de pedido dos clientes.

Caso sua empresa passe por picos de sazonalidade, eles devem ser considerados na hora de fazer os cálculos. Dessa forma, evita que faltem ou sobrem itens de matéria-prima e insumos, permitindo a otimização dos recursos utilizados.

Pode ser que a previsão não seja 100% assertiva. Contudo, trabalhar com números próximos da realidade ajuda muito o setor de compras a ser mais eficiente. Esse time deve estar integrado ao estoque e ao chão de fábrica.

Desse modo, com diferentes departamentos juntos, conseguem definir a estimativa e estabelecer uma margem de segurança. Assim, dá para evitar faltas e limitar os excessos de forma a não prejudicar os processos.

Indústria precisa estar alinhada para produzir a quantidade exigida.

A estimativa de vendas ajuda e evitar excessos ou falta de produtos.

3. Tenha bons fornecedores

Contar com fornecedores confiáveis também é fundamental para ter um melhor controle sobre a produção da empresa. Imagina que você tornou os processos mais otimizados e eficientes, mas um dos fornecedores atrasa a entrega.

Esse insumo era importante e, sem ele, as linhas ficam paradas por alguns dias. Nesse caso, todo planejamento de produção falhou. Por mais que parte dos processos sejam alheios ao controle da empresa, bons parceiros de negócios ajudam na maior previsibilidade.

4. Conheça a capacidade produtiva da empresa

É indispensável que se saiba qual é a capacidade produtiva da fábrica. Afinal, é necessário encontrar um equilíbrio, evitando horas ociosas por falta de trabalho, bem como possíveis atrasos decorrentes de um superdimensionamento.

Aproveite esse momento para fazer o planejamento de materiais, para que eles sejam comprados em quantidade e nos prazos ideais. Isso também vale para a capacidade do estoque depois que os itens estiverem prontos, caso exista uma gestão de armazém.

5. Crie um plano de produção

Agora, partimos para a parte mais prática do planejamento. É necessário criar roteiros a fim de guiar as atividades para o alcance dos objetivos. Nesse momento, vale ter dados, históricos e metas em mãos, por exemplo, a fim de um melhor direcionamento.

O planejamento de produção dentro de uma fábrica traz resultados concretos.

Fundamentar as ações com base em dados é essencial dentro de um planejamento de produção.

Por meio deles, os gestores conseguem identificar qual o caminho mais adequado e eficiente para alcançar o desempenho esperado. Em resumo, é aqui que se definem questões como:

  • o que produzir;
  • em quais quantidades;
  • em qual período.

A ideia é dimensionar a produção com base na previsão de demanda. Para formalizar e monitorar os fluxos de trabalho, dá para contar com um documento chamado PMP (Plano Mestre de Produção).

Ele deve conter itens importantes, como:

  • Previsão de demanda;
  • Capacidade de produção;
  • Planejamento de materiais;
  • Planejamento da produção.

6. Conte com a tecnologia

O uso da tecnologia proporciona muitas otimizações para a rotina. Antes, o que era manual, demorado e altamente suscetível a erros agora é feito com agilidade e menor probabilidade de falhas. 

Há sistemas específicos para ajudar no planejamento de produção da empresa em todas as etapas, desde o acompanhamento da previsão de demanda até o plano mestre de produção. Qualquer tipo de automação industrial vai ajudar a modernizar as atividades.

É o caminho para a  transformação digital e a Indústria 4.0. Isso permite a gestores e analistas trabalhar em processos estratégicos com mais tempo, possibilitando maior potencial para trazer resultados ainda melhores.

Descubra como a indústria brasileira é impactada pelo metaverso!

7. Foco na capacidade da equipe

Para conquistar bons resultados dentro da rotina produtiva, é essencial ter uma equipe qualificada. O papel de um bom líder passa por incentivar os colaboradores a alcançar a máxima eficiência dentro dos processos do dia a dia.

Desse modo, é fundamental adotar diferentes medidas. Pode ser o auxílio em uma capacitação, a própria ajuda de colaboradores mais experientes e, acima de tudo, buscar formas de valorização. A ideia é sempre manter as pessoas atualizadas e motivadas.

8. Defina responsabilidades

Está diretamente relacionado ao item anterior. Quando você define responsabilidades dentro de um planejamento de produção, é muito mais fácil trazer os colaboradores para o lado da empresa, pois todos sabem a direção para onde devem remar.

Você pode usar a tecnologia para dividir as tarefas, bem como fazer de maneira manual e listar quem faz o que. Definir responsabilidades proporciona maior organização, além de dar um direcionamento dentro do projeto, algo essencial.

O planejamento de produção tem a etapa de dividir responsabilidades.

Atribuir tarefas e responsabilidades para as pessoas certas faz parte do planejamento de produção e traz resultados concretos.

9. Faça uma boa comunicação

Logo no início do texto deu para ver que a comunicação errada costuma ser um problema muito grande. Afinal, qualquer ruído pode afetar a rotina de produção, bem como a eficiência dos trabalhadores. Isso vai trazer um impacto direto sobre os resultados.

Em uma empresa, é fundamental ser o mais claro possível na hora de se comunicar com os colaboradores, portanto não deixe nenhuma ponta solta. Todos devem estar imersos no projeto e nas responsabilidades para evitar qualquer dor de cabeça.

10. Implemente melhorias contínuas nos processos

Não esqueça de começar a controlar melhor as rotinas. Isso vale, por exemplo, para manter fluxos de trabalho mais bem estruturados e implementar melhorias contínuas sempre que enxergar uma oportunidade.

Se possível, documente as mudanças para que elas sirvam de aprendizado. Assim, sempre que precisar fazer qualquer alteração, será possível saber qual caminho deu certo e qual não funcionou como era esperado.

11. De olho nos resultados

A empresa consegue implementar melhorias nos processos quando olha para os resultados obtidos no planejamento de produção. Eles vão ser extremamente importantes, pois terão o objetivo de indicar o que está dando certo e também o que precisa melhorar.

Todas as decisões devem ser tomadas com base na análise de dados e métricas. Os números são capazes de mostrar o nível dos negócios. Portanto, não esqueça de sempre estar em conversas com o time e fazer uma avaliação periódica da situação.

Quanto mais informações você e sua equipe conseguem controlar, melhor o planejamento de produção e a análise de tudo que foi obtido. Além disso, traz resultados concretos, com maiores chances de alcançar o desempenho esperado.

Melhore a gestão da produção em sua empresa. Saiba como a indústria 4.0 pode te ajudar!

Nanotecnologia