Conheça o conceito de Lean Manufacturing e descubra quais são as suas vantagens para a produção na indústria.

A indústria é fundamental para o desenvolvimento de cada país e de toda a sociedade. Além de produzir produtos que garantem mais praticidade, segurança e conforto no dia a dia das pessoas, ela também é responsável por gerar empregos e movimentar a economia. 

Para que a indústria seja cada vez mais inovadora, ágil e eficiente, uma boa gestão da linha de produção desde a matéria-prima até a estocagem dos produtos faz toda a diferença. E é aí que o Lean Manufacturing pode ajudar.

A seguir, saiba mais sobre esse conceito, quais são as suas vantagens para a indústria e como é possível colocá-lo em prática.

O que é Lean Manufacturing?

O termo Lean Manufacturing também é conhecido como sistema enxuto de manufatura ou produção puxada e diz respeito a um sistema de produção cuja ordem é determinada de acordo com a demanda solicitada. Isso é feito com o objetivo de reduzir desperdícios e, ao mesmo tempo, aumentar a produtividade.

Inicialmente, esse tipo de gestão era chamado de Toyota Production System (TPS), já que foi desenvolvido pela fabricante japonesa de mesmo nome, na década de 50, algum tempo depois da 2ª Guerra Mundial. Nessa época, houve um aumento na demanda por produtos para reconstruir o país, incluindo desde itens como materiais de construção até transportes. 

Foi justamente essa necessidade que deu origem ao Lean Manufacturing e que tornou a Toyota uma das principais indústrias do segmento automotivo. Mas a metodologia não se resume a apenas esse segmento e pode ser aplicada nos mais variados setores, trazendo diversas vantagens que você pode conferir a seguir.

 Quais são as vantagens do Lean Manufacturing?

Considerando que o objetivo do sistema Lean Manufacturing é reduzir o desperdício, uma das suas principais vantagens é a economia: tanto de tempo, ao otimizar os processos, quanto de dinheiro, ao utilizar somente os materiais realmente necessários para a produção. Afinal, nessa gestão tudo é feito na medida certa, com estoques mínimos e sem nenhum tipo de excesso.

Com a eliminação de etapas que não agregam valor ao processo, ainda é possível aumentar a capacidade de produção e até mesmo a qualidade dos produtos, tornando o trabalho de todos os colaboradores da indústria mais ágil e focando na melhoria contínua, o que resulta em soluções cada vez mais inovadoras. 

E por falar em inovação, o Lean Manufacturing também funciona muito bem para a produção de produtos personalizados, sob demanda, e ainda garante que a indústria que a utiliza tenha mais uma forma de se diferenciar da concorrência. Mais duas grandes vantagens!

Em resumo, uma indústria que escolhe aplicar esse método se torna mais econômica e mais ágil, oferecendo maior capacidade produtiva e produtos com mais qualidade.

O Lean Manufacturing é, ainda, a base para a criação do Lean Product Development, um método de desenvolvimento de produto que segue seus mesmos objetivos. Quer saber mais sobre ele? Baixe nosso e-book Lean Product Development aplicado a máquinas pesadas: da criação à alta performance e confira seus 5 princípios.

Tão importante quanto conhecer as vantagens do Lean Manufacturing é saber quais são as ferramentas para colocá-lo em prática. E é exatamente isso o que você pode conferir a seguir. 

 5 ferramentas para aplicar o Lean Manufacturing

Diversas ferramentas são responsáveis por colocar o conceito de Lean Manufacturing em prática numa indústria. Conheça algumas delas:

 1. 5S

Uma das ferramentas mais utilizadas no sistema Lean Manufacturing é o 5S. Derivado de cinco palavras japonesas, ele traz cinco passos para guiar a organização do ambiente de trabalho e, por consequência, tornar os processos mais eficientes. Entre os 5S estão:

Seiri – Senso de utilização: consiste em eliminar da área de trabalho tudo o que não é necessário, mantendo apenas as instruções, ferramentas e materiais essenciais.

Seiton – Senso de organização: todos esses itens essenciais devem, ainda, ser classificados, rotulados e organizados de forma que se tornem mais fáceis e rápidos de encontrar.

Seiso – Senso de limpeza: o ambiente deve ser limpo com frequência, garantindo mais segurança e facilitando a visualização de potenciais problemas.

Seiketsu – Senso de padronização: todas as normas e processos da fábrica devem ser padronizados, conhecidos e aplicados por todos os colaboradores.

Shitsuke – Senso de disciplina: para cumprir todos os passos anteriores, toda a equipe deve manter a disciplina, determinação e engajamento.

 2. Total Productive Maintenance (TPM)

Em português, o termo Total Productive Maintenance pode ser traduzido como Manutenção Produtiva Total. Assim como o 5S, a ferramenta é baseada em 5 pilares: foco na melhoria das máquinas e equipamentos, planos de manutenção, manutenção autônoma, gestão de qualidade e boa qualidade de novos equipamentos. 

Dessa forma, é possível conservar ao máximo as máquinas e equipamentos utilizados na linha de produção, considerando que falhas, defeitos e acidentes podem causar atrasos e impactar toda a produção.  

3. Just In Time (JIT)

Esta é mais uma ferramenta utilizada com foco em otimizar a produção, evitando excessos que deixem os estoques lotados e atrapalhem seu desenvolvimento. Aqui, a ideia é trabalhar com o menor estoque possível ou até mesmo zerado.

Com a redução de custos que seriam utilizados para manter um estoque sempre abastecido, a empresa que aplica o método Just in Time consegue obter um lucro maior e ter o retorno do capital investido mais rápido, melhorando cada vez mais a qualidade dos produtos produzidos na fábrica.

4. Kanban

Utilizada em conjunto com a ferramenta Just in Time, o Kanban busca a maior eficiência possível na produção. Seu objetivo é organizar e direcionar todas as demandas e processos até a conclusão das tarefas.

A partir de programas online ou mesmo murais físicos com post-its, a metodologia classifica as tarefas que ainda estão por fazer, as que já estão sendo feitas e as concluídas. Isso é muito útil para ter uma visão geral de todo o processo e analisar o andamento das entregas, focando no que é prioridade.

5. Jidoka    

Esta ferramenta foi criada para automatizar os processos que fazem parte da produção industrial. Com ela, um único profissional é responsável por acompanhar várias máquinas simultaneamente, reduzindo custos com mão de obra ao mesmo tempo em que aumenta a capacidade de produção.

Além disso, a técnica também é utilizada para manter o controle de qualidade, permitindo que a pessoa que está no comando possa interromper todo o processo ao identificar uma suspeita de falha ou um erro. A partir disso, toda a equipe é avisada e pode trabalhar com foco em resolver o problema o mais rápido possível, evitando erros ainda maiores em toda a linha de produção e mantendo a qualidade de cada entrega.

Estas são algumas das principais ferramentas para aplicar o sistema Lean Manufacturing em uma indústria e reduzir desperdícios enquanto aumenta a produtividade. E aí, sua empresa já utiliza alguma delas?

Além de contar com essas e outras ferramentas para otimizar a produção industrial, outra dica fundamental é investir em produtos com qualidade e segurança. Para isso, conheça também a Linha Ciser by Axxionflex: mangueiras e conexões hidráulicas com máxima performance.

Gestão de produção na indústria 4.0