Entenda a importância de encontrar um bom fornecedor e saiba o que avaliar na hora de escolher uma empresa parceira.

Produtos de qualidade, com preços competitivos e que sejam entregues dentro do prazo são fundamentais para o sucesso de qualquer negócio. Para garantir todos esses fatores é preciso encontrar bons fornecedores, que trabalhem em parceria e cumpram os acordos feitos antes de o contrato ser assinado — afinal, a partir desse momento, as duas empresas trabalharão juntas e dependerão uma da outra para funcionar.

No entanto, escolher um fornecedor de indústria não é uma tarefa fácil. As opções de empresas e pessoas que oferecem produtos, matéria-prima, equipamento e outros materiais é grande. Além disso, nem sempre há informação suficiente sobre essas opções. Quer ajuda para cumprir essa tarefa? Neste artigo saiba como escolher o parceiro mais adequado para o seu projeto industrial.

Entenda o seu negócio

O primeiro passo para escolher um bom fornecedor é compreender o modelo de negócios que você quer estabelecer com ele. Por exemplo, você pode adquirir grandes quantidades de produtos todos os meses ou comprar de acordo com a sua demanda. Você também pode revender o produto pronto ou comprar peças e ter o trabalho de finalizá-lo.

Antes de começar a avaliar as opções de parceiros disponíveis no mercado, é importante que você avalie a sua empresa, o espaço que tem disponível, o caixa, as necessidades do seu consumidor e o que pode fazer para se destacar entre os concorrentes.

Tenha uma base de dados

Após entender o seu negócio e saber o que você espera construir em conjunto com o fornecedor, você já pode começar a pesquisar possíveis parceiros para a sua empresa. Na internet você pode encontrar quem oferece os produtos que a sua organização precisa e buscar mais informações para fazer contato.

Organize todas as opções que parecerem interessantes em um banco de dados, reunindo em um documento ou em uma planilha informações como nome da empresa, localização, site e informações para contato. A partir desse levantamento inicial, você poderá procurar os fornecedores e começar a conversar com eles sobre uma possível parceria.

Avalie os fornecedores de indústria

Agora chegou o momento de avaliar cada fornecedor. É muito importante estabelecer um contato mais próximo para conseguir prestar atenção em diferentes aspectos do serviço oferecido pelos seus potenciais parceiros. A seguir, saiba mais sobre quais aspectos observar.

Qualidade dos produtos

A qualidade dos produtos oferecidos é fundamental para agradar e fidelizar os seus clientes, além de evitar problemas futuros. Para avaliar esse aspecto você pode pedir para fazer testes e observar, com bastante atenção, todas as características das amostras disponibilizadas pelo fornecedor.

Veja se o produto é feito com bons materiais, se é durável, adequado para os clientes ou para a sua linha de produção e se está de acordo com as especificações técnicas exigidas por leis e regulamentações.

Valores

Não é vantajoso pensar apenas na economia e escolher os fornecedores que tenham os menores preços. Compare valores para saber quais produtos oferecem o melhor custo-benefício e podem ser adquiridos com um valor que esteja na média do mercado.

Nesse momento você deve levar em consideração não apenas o preço de compra dos produtos, mas também impostos, custos de produção, formas de pagamento, transporte e o lucro que você deseja ter com o negócio.

Leia também 5 metodologias para reduzir custos de produção na indústria.

Serviço

Não adianta ter o produto perfeito e com um valor acessível se ele não estiver disponível na hora que você precisa. Por isso é importante prestar atenção na disponibilidade oferecida pelo seu parceiro. Procure saber se o fornecedor tem condições de produzir a quantidade de materiais que você precisa e entregar dentro do prazo estipulado.

Para contar com um bom serviço é importante que você escolha um parceiro confiável. Procure saber sobre a reputação da empresa no mercado, o seu histórico e se ela está em dia com as obrigações legais.

Posicionamento de marca

Os consumidores se tornam cada vez mais exigentes e conscientes sobre o processo de compra. Nesse contexto, a qualidade e o valor do produto não são os únicos fatores levados em consideração pelo comprador, mas também a forma como a marca se apresenta no mercado e os valores que ela defende.

Com as discussões sobre a mudança do clima e a necessidade de preservarmos o meio ambiente, por exemplo, muitas pessoas escolhem comprar de marcas que declaram adotar práticas sustentáveis.

Como você viu, o papel do fornecedor de indústria vai muito além de simplesmente oferecer produtos. Ao escolher uma empresa que ofereça materiais para a sua organização você escolhe um parceiro no longo prazo e que pode impactar diretamente os seus negócios.

Falando em grandes parcerias, leia o artigo Ciser em grandes obras: conheça as 7 principais construções e conheça projetos de sucesso em que a Ciser, maior empresa do segmento de fixadores da América Latina, está presente.