Saiba tudo sobre a gestão da logística de C-Parts nas empresas, a importância dessa atividade para a cadeia produtiva e como aplicar corretamente no seu negócio
Você já deve ter percebido que diferentes tipos de peças são necessárias para a fabricação dos produtos em uma empresa, não é mesmo? Em sua maioria, essas peças pertencem à categoria C ou C-Parts. Elas são menos valiosas e, por isso, mais baratas.
As C-Parts apresentam tamanho, peso, material e funções distintas. Certamente, a criação dos produtos finais na sua fábrica irá precisar de uma grande quantidade dessas peças. Mas, você sabe como ter uma boa logística de C-Parts na sua empresa?
Continue a leitura e saiba tudo sobre a importância da logística de C-Parts e como implementar esse processo na rotina do seu negócio!
O que é logística de C-Parts?
A logística é a técnica de cálculo, planejamento, controle e execução do transporte, distribuição e armazenamento de mercadorias. Muitas empresas utilizam esse processo tanto para movimentações internas quanto externas. O objetivo dessa atividade é ser cumprida com qualidade e dentro dos prazos estabelecidos.
A logística de C-Parts é uma atividade que segue todos esses processos com o intuito de garantir que as peças necessárias para a fabricação de um produto ou manutenção de um equipamento, por exemplo, estejam presentes nas empresas no momento certo para não causar danos à produção.
A logística pode ser classificada em dois tipos:
- Principais: transporte, gestão de estoque e processamento de pedidos;
- Secundárias: armazenamento, manuseio de materiais, embalagem, compras e sistema de gestão.
Todos esses fatores presentes nos tipos de logística devem ser observados no dia a dia. Um processo bem estruturado contribui para o aumento da produtividade, redução dos custos, auxilia no alcance dos resultados desejados e na valorização da sua empresa com os consumidores.
Como planejar a logística de C-Parts na sua empresa?
Com a evolução da tecnologia, a modernização dos sistemas e a indústria 4.0, a logística de C-Parts passou a contar com o auxílio de softwares de gerenciamento, dados em tempo real e outros recursos inovadores, a partir da digitalização dos processos internos e externos.
Para começar a planejar e ter uma gestão de logística eficaz, veja alguns passos importantes!
Informações integradas
O primeiro passo para você organizar os processos no seu negócio é aplicando a chamada logística integrada. Esse método é responsável por manter todas atividades da sua empresa conectadas por meio da tecnologia, tornando os sistemas operacionais mais estratégicos.
Algumas ferramentas digitais, como sistemas de gestão inteligente, podem ser excelentes meios para otimizar a rotina de tarefas. A sugestão na hoa de fazer essa escolha é optar por uma hospedagem em nuvem, não limitando o acesso aos espaços físicos.
Gestão de estoque eficaz
Podemos considerar que o processo de logística de C-Parts é iniciado por uma gestão inteligente do estoque. Você precisa definir os tipos de peças que são prioridades na sua fábrica e que você necessita ter estocado, assim como, a quantidade.
Algumas ações que ajudam a tornar o controle de estoque eficaz são:
- decidir o momento ideal para a compra;
- como será o armazenamento das C-Parts;
- definir o local para o estoque;
- garantir sempre produtos de qualidade;
- alinhar o estoque com a demanda da produção.
Um controle de estoque pode ser realizado, a partir do planejamento de quais materiais serão necessários. Para acompanhamento frequente dessas informações e auxílio na organização desse processo, crie uma planilha com a gestão de estoque da sua empresa.
Cumprimento dos prazos de entrega
Um ponto importante na logística de C-Parts é um planejamento que leva em consideração o cumprimento dos prazos de entrega. Imagina se o recebimento do produto do seu cliente atrasa, porque você não recebeu as peças necessárias para a fabricação do item?
Por essa e outras razões, visando não prejudicar as atividades da sua produção e a reputação da sua empresa que é sugerido inserir uma margem de segurança ao comunicar a data de entrega para os clientes, considerando que alguns imprevistos podem surgir.
Seja entre os consumidores finais, revendedores ou clientes, o prazo de entrega é sempre um fator relevante. Para prezar pela qualidade, informe sempre a data que a sua empresa poderá atender. Assim, sua marca fica valorizada no mercado e os clientes satisfeitos.
Escolha dos fornecedores de peças
Por último e não menos importante para a logística de C-Parts, pois afeta todos os pontos anteriores, está a escolha dos fornecedores de peças. Eles serão parceiros importantes do seu negócio. Escolha uma empresa de confiança e bom atendimento para que você possa realizar negociações, quando necessário.
Alguns fatores importantes devem ser observados na hora de fazer essa escolha, como:
- qualidade das peças;
- capacidade produtiva;
- prazo de entrega;
- preço;
- bom relacionamento;
- entre outros.
Seja por meio de fixadores, torneadas, injetadas, fresadas, entre outras, as C-Parts são usadas em muitas empresas. Conseguiu identificar essas peças no seu negócio? Agora, você pode garantir a presença delas sempre no momento certo, com uma logística de C-Parts bem desenvolvida.
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