Saiba mais sobre a importância da gestão de estoque, seus desafios e as possíveis soluções.

Gostaria de iniciar este texto com a proposição de uma reflexão ao amigo leitor: “O que faz uma empresa se destacar e alcançar resultados incríveis?”. O principal fator é a forma de gerenciar. Isso significa estar relacionado à gestão de estoque, gestão de pessoas, gestão de recursos.

A pergunta se torna ainda mais desafiadora quando a colocamos no contexto atual, de elevada competitividade e complexidade. Exige assim uma maior convergência de recursos e esforços e, principalmente, a busca pela excelência na utilização das competências gerenciais de uma empresa. 

Excelência na gestão e operação

Observando as empresas de sucesso, podemos constatar que é na sua gestão e na excelência operacional que elas se diferenciam de seus concorrentes e pavimentam o caminho para o sucesso. 

Em tempos assim, a gestão, seja de qual área for, não pode mais ser realizada de forma empírica, ou deixada ao acaso. Ela precisa ser realizada de forma racional, planejada, integrada, coordenada e com foco na excelência. Ainda mais se considerarmos a gestão de uma área da empresa que tem características de ambiguidade.

Sua existência tranquiliza a empresa em função do atendimento de flutuações de demanda, mas que por outro lado impõe uma pressão na busca da excelência, em razão do capital investido. Me refiro aqui a uma das atividades mais importantes de uma empresa: controlar o estoque.

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 A gestão de estoque

A gestão de estoque é tão importante que, em um passado recente do nosso país, era comum ouvir do empresariado que ele ganhava dinheiro com a manutenção dos depósitos cheios de mercadoria. Não havia muita preocupação com outros indicadores de performance.

Todos preferiam manter o estoque em altos níveis, o que iria permitir uma maior capacidade de ganhos financeiros, já que vivíamos tempos de alta inflação. Entretanto, com a estabilização da economia brasileira, esse modelo de gestão passou a ocupar um papel crucial para o desempenho das empresas.

Isso porque afeta diretamente o custo de oportunidade do capital, oriundo da manutenção de produtos em estoque. Assim, o grande desafio a partir de uma economia estável não é mais manter os estoques em alto nível e sim encontrar a medida certa do giro de estoque.

Ela deve garantir algum excedente para atender a demanda de maneira suficiente, sem exceder a quantidade de cada produto e ser um peso desnecessário para o capital empregado. A busca por esse equilíbrio é muito importante e passa por 3 importantes fatores a considerar: 

  1. Tempo do processo de manufatura; 
  2. localização do estoque; 
  3. Previsão de demanda.  

Homem com roupa despojada analisando estoque

Fatores importantes da gestão de estoque

O tempo de processo de manufatura tem relação direta com a produção, transporte e necessidades específicas de armazenagem que podem influenciar diretamente o estoque em condições de venda. A localização do estoque quase sempre traz à tona a necessidade de centralização ou descentralização.

Tempo de entrega

O tempo de entrega é um dos fatores de diferenciação competitiva na medida em que temos um consumidor mais exigente em relação à espera pelo produto. Ter um produto disponível, mais rápido que seu concorrente, faz toda diferença em meio à gestão de estoque.

Valor do frete

Para casos em que o frete é fator importante na composição de custos, diminuir as distâncias, pode significar se manter competitivo em determinado mercado ou região. Mas, sem dúvida, o mais desafiador é a previsão de demanda dada a complexidade do processo e a dificuldade na assertividade da previsão, pois os mercado se comportam de formas diferentes.

Previsibilidade

Mas sem dúvida, o mais desafiador para as empresas é a previsão de demanda, dada a complexidade do processo e a dificuldade na assertividade desta previsão, já que os mercados se comportam de formas diferentes. Assim, encontraremos mercados com previsões mais assertivas e, em outros, a dificuldade será maior.

Fazendo cálculos para previsibilidade de estoque

Realizar cálculos assertivos para maior assertividade na previsão do estoque é fundamental

Desse modo, para garantir uma maior assertividade na previsão não se pode admitir mais ter um processo de previsão de demanda tomando como base séries históricas de consumo. Em uma analogia, seria como querer que o um carro fosse à frente, mas olhando apenas para o retrovisor. É preciso muito mais! 

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Como chegar a esse mais?

Para atender esse adicional exigido nos dias de hoje e realizar uma boa previsão de demanda, as empresas precisam buscar mais informações, muitas vezes de fontes externas, com a área comercial e com clientes. Assim, garantir um processo de previsão de demanda mais alinhado com o cenário de mudanças em que estamos inseridos. 

Uma alternativa é obter informações em pontos de venda por meio da adesão de tecnologias que permitam ter informações em tempo real de forma estruturada. Isso garante maior assertividade na previsão de demanda, bem como a realização de pesquisas e estudos com clientes considerando aspectos socioeconômicos e mercadológicos.

Aliás, vale ressaltar que o entendimento da psicologia do consumidor e de quais atributos mais pesam na hora da decisão também podem fazer a diferença na hora de prever a demanda de cada item.  

É a somatória de vários fatores, análises objetivas e subjetivas que permitem uma gestão mais eficiente, garantindo que se possa potencializar as vendas. Pense nisso na próxima vez ao tratar um assunto em relação ao estoque.

Lembre que a gestão de estoque é dinheiro: ou porque pode ser transformado em vendas, ou porque tem custo de capital investido.

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Juvêncio Lima, gestor comercial regional Centro-Oeste / Norte da Ciser, Graduado em Administração de Empresas, com MBA em Gestão Comercial pela FGV e Marketing Estratégico pelo INSPER, com mais de 30 anos de experiência na área de estratégia comercial, tendo atuado profissionalmente nos 03 setores: Indústria, Comércio e Serviços.

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