Conheça os principais desafios para implementar a inovação industrial e descubra quais são as oportunidades para o futuro da indústria 4.0.

A indústria é responsável pela produção de produtos, geração de empregos e impulsionamento da economia. Ao longo dos anos, sua evolução foi notável e muito disso se deve à inovação industrial. A partir de novas tecnologias, foi possível modernizar cada vez mais a linha de produção, até chegar à Indústria 4.0 que tanto se ouve falar hoje.

Unindo inovações como Inteligência Artificial (AI), Internet das Coisas (IoT), Big Data, machine learning e muitas outras, a também chamada quarta revolução industrial conecta a produção do mundo físico com o digital, tornando tudo ainda mais rápido, preciso e eficiente a cada etapa produtiva.

Na prática, a aplicação de tantas novas tecnologias pode gerar diversos desafios. E é exatamente sobre eles que vamos falar a seguir. Confira!   

Desafios da inovação industrial

Como você já sabe, a inovação industrial está fortemente ligada à implementação de novas tecnologias. Mas ela não se resume a isso. Afinal, para funcionarem, essas tecnologias inteligentes dependem de processos integrados e de uma mudança de cultura que inclua desde o chão de fábrica até a gestão e liderança da empresa. 

Para alcançar esse patamar, é preciso vencer alguns obstáculos pelo caminho. Veja abaixo alguns exemplos de desafios vividos.

Falta de profissionais qualificados

Por se tratarem de novas tecnologias, é natural que nem todos estejam familiarizados com elas. Mas a dificuldade de encontrar profissionais qualificados no mercado de trabalho pode se tornar um dos desafios da inovação. Por isso, uma alternativa é o treinamento e a capacitação da equipe que já faz parte da empresa e também dos novos colaboradores.

Dessa forma, eles serão capazes de trabalhar em conjunto com ferramentas e equipamentos inovadores, desde a realidade aumentada até os robôs autônomos.

Leia também: As vantagens da realidade aumentada na indústria 4.0

Falta de investimento

A inovação industrial demanda altos investimentos em pesquisa e desenvolvimento, além de recursos financeiros para a aquisição de máquinas e equipamentos e a inserção de tecnologias. Nesse caso, gestores e acionistas devem estar convencidos de que o aumento da produtividade traz retorno desse investimento a longo prazo. 

Além disso, é fundamental um plano de trabalho em conjunto, incluindo o governo, iniciativa privada, sociedade e o terceiro setor para facilitar a implementação de novas ideias e soluções.

 Infraestrutura de telecomunicações

Toda a tecnologia da indústria 4.0 envolve a utilização de infraestrutura como internet e redes móveis. A rede 5G, por exemplo, é essencial para a automação e digitalização dos processos, já que ela oferece alta capacidade e velocidade de transmissão de dados. Nesse contexto, é fundamental contar com iniciativas públicas e organizações privadas para acelerar a modernização da infraestrutura do país.

Leia também: como a Nanotecnologia é aplicada na indústria? 

Segurança dos dados

Com vários equipamentos e dispositivos conectados à rede, os dados das empresas podem se tornar mais vulneráveis a ataques cibernéticos. Por isso, mais um dos desafios da inovação industrial é a proteção e segurança de sistemas e máquinas, assim como das informações coletadas e armazenadas nelas.

A LGPD, Lei Geral de Proteção de Dados, que entrou em vigor no ano de 2020 e tem como objetivo regulamentar o tratamento de dados pessoais no Brasil, demonstra o quanto aumentou a preocupação com a proteção de dados no país. Na indústria não é diferente!

O desenvolvimento de produtos e serviços deve ser construído ao redor da proteção de privacidade, levando em suas boas práticas em conta desde o início do projeto até a utilização pelo consumidor.

Desenvolvimento de fornecedores

Para serem ainda mais efetivas, as inovações tecnológicas devem abranger toda a cadeia produtiva, desde os fornecedores. Todos os envolvidos precisam se adaptar à modernização e ao desenvolvimento tecnológico para se manter competitivos e garantir mais agilidade e menos custos em todas as etapas da produção. 

Em alguns setores, a transformação ocorre mais rápido, e pode ser desafiador esperar até que todos estejam na mesma página.

Oportunidades para a inovação industrial

Mesmo com diversos desafios, a inovação industrial traz grandes oportunidades para quem estiver disposto a superá-los. Para não ficar de fora da transformação digital promovida pela indústria 4.0 e se manter competitiva no mercado, cada indústria deve avaliar quais tecnologias fazem sentido para alavancar o seu negócio.

A partir disso, realizar a sua implementação o mais rápido possível a fim de aumentar sua capacidade produtiva e acelerar o próprio desenvolvimento. As soluções trazidas por essa verdadeira revolução industrial proporcionam a oportunidades de:

  • automatizar etapas produtivas;
  • integrar processos com tecnologias que fornecem inúmeros dados, facilitando a tomada de decisão;
  • capacitar a equipe a partir de treinamentos que utilizam a realidade aumentada;
  • reduzir o número de acidentes de trabalho por meio da manutenção mais precisa;
  • contar com a colaboração de startups para elaborar mais ideias e impulsionar o crescimento de ambas.

Ciser e a indústria 4.0

A maior fabricante de fixadores da América Latina está, cada vez mais, implementando as inovações industriais, rumo à transformação digital. Uma das suas iniciativas é o fortalecimento do conceito de ‘Open Innovation’, que consiste em buscar fontes externas para criar novos produtos e soluções, aumentando a eficiência e competitividade do modelo de negócio.  

A Ciser também já utiliza tecnologias 4.0 como o Manufacturing Execution System (M.E.S), que monitora e controla as etapas do processo de produção, e a comunicação máquina-a-máquina (M2M), para controlar a eficiência energética. A partir da Inteligência Artificial, Big Data e Analytics, a indústria ainda realiza o controle preditivo de manutenção.

Com esse novo investimento, a empresa prevê um aumento de 18 toneladas por mês de produção nas máquinas que contêm o sistema M.E.S e uma redução drástica no consumo de insumos utilizados na produção. Há sim desafios na implementação da inovação industrial, contudo, esse é um ótimo exemplo, na prática, de como a indústria 4.0 chegou para ficar — e transformar.

Quer saber mais sobre até onde a inovação tecnológica pode levar? Confira também como a indústria 4.0 vai impactar o seu negócio

Gestão de produção na indústria 4.0