Confira o passo a passo que separamos para você criar um planejamento anual de vendas que irá melhorar os resultados do seu material de construção

O início de um novo ano é o período ideal para organizar a sua loja, pensar nos objetivos para serem alcançados e nas metas para os próximos meses. Nessa lista, uma ação que não pode faltar é o planejamento de vendas

Quem não tem uma meta, não sabe onde está e nem onde deseja chegar. Na criação de um planejamento para a sua loja, é importante envolver a equipe comercial para que todos os vendedores tenham conhecimento do objetivo coletivo. 

No dia a dia de um material de construção, algumas tarefas parecem não impactar diretamente na hora de fechar uma venda. Mas, com os consumidores cada vez mais exigentes, todas as atividades da sua loja interferem no poder de decisão de compra.  

Se você já tentou implantar esse processo, mas não sabe por onde começar, veja como é simples. Nós elaboramos um pequeno guia para direcionar a criação do seu planejamento de vendas e te ajudar a organizar o seu material de construção. Continue a leitura e confira!  

O que é um planejamento de vendas? 

Como o próprio nome sugere, o planejamento de vendas é uma estimativa do volume de vendas que um negócio deseja atingir. Ao contrário do que muitos acreditam, não se limita apenas a estabelecer um número de pedidos que devem ser fechados durante um período. 

O planejamento tem a função de estruturar todo o processo de vendas. É certo que aumentar o faturamento de uma loja é o desejo de todo empreendedor. Mas, para que os vendedores possam alcançar esse resultado, é preciso definir algumas ações, como:  

  • metas;
  • período de prospecção;
  • meses com maior volume de vendas;
  • campanhas de incentivo ao vendedor;
  • abordagem de vendas para fechar o negócio.

A partir dessas informações, além de listar as tarefas que devem ser executadas pelos vendedores, é possível agregar estratégia ao planejamento. Esses dados também ajudam a gerenciar possíveis problemas, identificar oportunidades e otimizar o ciclo de vendas, tornando a ação dos vendedores mais assertivas. 

Vantagens de um planejamento de vendas anual

Você deve estar se perguntando se há necessidade da sua loja criar um planejamento de vendas todo ano, certo? Essa é uma dúvida comum. Muitas pessoas acreditam que esse procedimento deve ser realizado apenas em negócios ou empresas de grande porte. 

A partir do momento que você trabalha com vendas, a sua loja pode ter muitos benefícios ao adotar esse modelo. O maior deles é a possibilidade de fazer seu negócio crescer. Confira algumas vantagens de criar um planejamento de vendas!  

Melhorar o atendimento ao cliente

Ao desenvolver um plano, um dos passos que você irá realizar é compreender melhor as dores e preferências dos seus clientes. Assim, a sua loja poderá oferecer um atendimento que esteja mais alinhado com as expectativas e necessidades do seu público. 

Integrar toda a equipe da sua loja

Outra vantagem desse plano é aproximar os setores da sua loja. Mesmo sendo ações destinadas aos vendedores, elas serão construídas em conjunto com toda a equipe. Essa atitude integra mais as pessoas, pois cria o sentimento de importância e pertencimento junto ao negócio. 

Aumentar o ticket de vendas

Aumentar o ticket de vendas é diferente de aumentar o número de clientes que compram na sua loja. A partir do planejamento, você conseguirá entender qual é o produto que vende mais e quanto cada cliente está investindo no seu negócio. 

Melhorar o relacionamento com os fornecedores

A organização de loja bem feita impacta até a sua relação com as empresas que fornecem os produtos que você vende, pois é possível ter mais previsão de quando precisará de novos produtos. Conquistar a confiança dos fornecedores é um grande diferencial.

Profissional se organiza para fazer planejamento de vendas analisando report

Saber como se organizar faz a diferença para um bom planejamento de vendas

Gerar um maior retorno financeiro

Por último, uma das vantagens que mais chamam atenção: aumentar a receita da loja. Com um guia de vendas em mãos, toda a sua equipe terá mais clareza sobre os processos de negociação, como agir, encantar os clientes e fazer o seu varejo vender mais

Passo a passo para montar o seu planejamento de vendas

Após compreender o que é um planejamento de vendas anual e os benefícios que proporciona para a sua loja, que tal entender quais ações esse plano deve trazer e por onde começar? Veja as 8 dicas que separamos para melhorar os seus resultados. 

1. Entenda o posicionamento da sua loja 

Para que as ações do seu planejamento de vendas sejam eficazes, é necessário compreender as características da sua loja. Reavalie o número de vendas fechadas, analise o desempenho da sua equipe e os diferenciais dos seus produtos perante a concorrência. 

Obtendo o máximo de informações que você conseguir, fica mais fácil estudar o cenário atual para propor metas que seus vendedores consigam bater. Afinal, um indicador que seja impossível de alcançar, ao invés de incentivar, pode desmotivar toda a equipe. 

2. Estude o perfil dos seus clientes

Muitas vezes, a gente acha que tem em mente qual é o perfil do nosso público, não é mesmo? Mas, com todo o dinamismo da sociedade, novos perfis de consumidores estão surgindo a todo momento e esse movimento impacta todo o comércio.

Faça um estudo, junto com os seus vendedores, do perfil de clientes que a sua loja possui e o perfil dos potenciais clientes que deseja alcançar. Também entenda os problemas ou desejos desses públicos e as soluções que os produtos da sua loja oferecem. 

3. Crie um calendário para explorar as datas comerciais

Um excelente chamariz de vendas são as ações promocionais. Ofertas, descontos ou promoções específicas podem ser algumas iniciativas promovidas para atrair o seu público. Pensando nisso, fique de olho nas datas comemorativas que podem ser exploradas para promover essas ações. 

Antes de criar qualquer campanha promocional, é importante entender quais são os meses em que a sua loja possui maior e menor volume de vendas. Assim, você pode criar estratégias que atraiam os clientes quando o movimento, geralmente, é mais fraco.  

Equipe comercial reunida para discutir planejamento anual de vendas

Fazer reuniões com a equipe ajuda no planejamento de vendas

4. Acompanhe as tendências

Outra atitude que pode colocar o seu negócio em uma posição de destaque aos olhos do consumidor é observar as novidades do setor de materiais de construção, adotar essas práticas e garantir novos produtos na sua loja para melhorar as vendas. 

Conforme o mercado vai evoluindo, os consumidores vão acompanhando essas tendências. Mostrar que a sua loja está por dentro desse movimento também é uma maneira de se diferenciar diante da concorrência, demonstrar autoridade na área e ser vista como referência pelo público.  

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5. Gerencie o estoque e qualidade do seu produto

No momento que você começa a aplicar esses passos, o objetivo é aumentar o número de vendas. Assim, é indispensável estabelecer um controle de estoque e uma gestão de compras para garantir que você tenha os produtos mais procurados na sua loja.

Além disso, outra atitude importante é prezar pela qualidade do que a sua loja vende. Afinal de contas, se diante da concorrência, o cliente optou comprar de você, é porque enxergou valor no seu produto e espera ter essa expectativa atendida. 

6. Fortaleça o atendimento digital 

De acordo com um estudo sobre o cenário de vendas realizado pelo Linkedin, rede social para conexões profissionais, 68% dos vendedores apontaram o uso das redes sociais como uma das técnicas de abordagem com maior taxa de conversão em oportunidade. 

Diante de todas as transformações impulsionadas pela pandemia, a presença digital se fez mais necessária para aumentar as vendas. Portanto, mesmo que a sua loja não possua um e-commerce, invista em um canal para realizar o marketing de relacionamento e atendimento digital aos seus clientes.

7. Ofereça boa experiência de compra

O avanço da tecnologia, a facilidade para comprar e obter produtos rapidamente em casa, despertou nos consumidores uma procura maior por comodidade. Assim, um dos critérios de compra hoje é a experiência que as lojas oferecem para seus clientes efetuarem um pedido. 

Caso a sua loja tenha um site, verifique se a acessibilidade é boa. Se o seu ponto de vendas for apenas físico, avalie se a localização é onde o seu cliente está, quais opções de pagamento são oferecidas e se a entrega é feita corretamente e com qualidade. 

8. Faça um acompanhamento do pós-venda

Um dos diferenciais dos negócios de sucesso é a atenção que os vendedores dão aos seus clientes, mesmo depois de fecharem as vendas. Muitas empresas erram ao focar apenas em novos clientes e esquecerem da importância de garantir a fidelização dos antigos.  

Quando a experiência de compra de um cliente é boa, certamente ele terá o seu negócio como referência. Por isso, mesmo após finalizar o pedido, oriente a sua equipe a continuar o relacionamento, sem exagerar na comunicação, mostrando que ele é importante para a loja. 

Depois de ler essas dicas que reunimos, já está tudo pronto para iniciar o planejamento de vendas do seu material de construção? Colocar esse plano em prática irá abrir a sua mente, expandir a visão sobre o seu negócio e trazer novas perspectivas para serem desenvolvidas. 

E ainda tem bônus! Confira mais 7 dicas para aumentar as vendas do seu material de construção. 

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