Veja o que é necessário, quais as tendências do varejo e o que você pode oferecer para aumentar as vendas em sua loja de ferragens.

Hoje, o que é fundamental para uma loja manter a relevância e o sucesso de seus negócios? Uma boa gestão de estoque, um mix de produtos estratégico, uma boa localização… A lista é imensa. Mas, obviamente, uma meta geral seduz e se destaca: toda loja deve fidelizar seus clientes para aumentar as vendas. E a grande questão é: como fazer isso?

Antes, precisamos entender o conceito corporativo de “fidelização”. No ramo dos negócios, ter clientes fiéis significa conseguir criar uma diferenciação clara diante do mercado, oferecendo argumentos de venda racionais ou emocionais para reter boa parte do público. Resumindo: é deixar de ter um negócio com clientes pontuais, que transitam entre sua loja e a concorrência, para criar verdadeiros fãs da sua marca.

Para isso, diversas pequenas técnicas podem ser aplicadas no seu dia a dia para fazer uma grande diferença nos resultados finais. Como você expõe seus produtos? Você está explorando os diferentes pontos de venda disponíveis? Veja essas dicas e mais agora, e aprenda como impulsionar suas vendas.

5 dicas simples para aumentar as vendas na sua loja de ferragens

1. Simplifique a venda: ofereça pequenas quantidades

Sim, é isso mesmo. A princípio, sugerir que você indique pequenas quantidades a seus clientes, em vez de tentar conquistar grandes vendas, pode parecer estranho – mas acredite: é apenas uma estratégia para induzir à venda. 

Digamos que você disponha de milhares de parafusos amontoados individualmente: devido à falta de códigos de barra em cada item único, o consumidor é impossibilitado de se servir sozinho e ir diretamente ao caixa. Para cada pequena venda, é necessário solicitar a ajuda de um vendedor para pesar ou contar todos os produtos escolhidos e, só então, permitir que o cliente possa efetuar a compra. Além disso, como é possível fazer o controle de estoque correto e seguro?

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Para solucionar ambos os problemas e simplificar o processo de venda para oferecer uma boa experiência de compra, muitas lojas estão ofertando parafusos encartelados. Isso é: uma quantidade definida de parafusos é embalada juntamente, com um único código de barra, e permite que os consumidores possam escolher e levar o produto ao caixa da loja sozinhos. Lembre-se: o cliente deve ser capaz de encontrar sozinho o que procura, e o vendedor deve apenas guiá-lo e esclarecer suas dúvidas quando necessário.

Essa mudança de hábito no consumo de produtos em geral, motivada pela necessidade de redução de custos no atendimento ao usuário no ponto de venda, motivou a Ciser a ofertar uma ampla gama de produtos já embalados na forma blister e pacotes, pensados racionalmente para entregar uma excelente relação de custo-benefício e aumentar sua lucratividade.

Os produtos podem ser demonstrados com a utilização de expositores de excelente qualidade estrutural e visual, para balcão, para a exposição de cartelas (blister) e giratórios com quatro faces que permitem a fixação de produtos por meio da utilização de abraçadeira plástica.

 2. Exponha seus produtos da maneira correta

Pode até parecer óbvio, mas esta é a principal dica para impulsionar seus negócios. Cada produto possui estantes e gôndolas ideais para sua exposição, e, na maioria das vezes, os próprios fornecedores – como a Ciser – já disponibilizam materiais específicos para cada tipo de produto: estantes metálicas para parafusos, expositores para pendurar parafusos cartelados, e muito mais.

Outro segredo é expor os produtos de maneira organizada, seja por marca ou finalidades de uso, e estrategicamente posicioná-los para que fiquem próximos de ferramentas e itens relacionados. Por exemplo: roscas e buchas de nylon próximos aos parafusos.

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 3. Diferencie área de exposição e estoque

Essa dica complementa a anterior: se o objetivo é expor os produtos da melhor maneira, para atrair os olhares dos consumidores e facilitar a escolha, você deve evitar a qualquer custo transformar sua loja em um grande depósito. A área de exposição, por onde as pessoas transitam, não é seu estoque. 

O importante é que os clientes possam encontrar o que procuram com facilidade: aposte em uma área anexa para ser seu estoque e opte por expor apenas uma quantidade relevante de cada item, para destacar a versatilidade do seu mix de produtos sem que sua loja fique “poluída”.

4. Separe visualmente cada setor de produtos

Comunicação visual faz toda a diferença nas suas vendas. Ao entrarem na sua loja, seja ela de pequeno, médio ou grande porte, seus clientes precisam identificar com facilidade em qual setor se encontram os produtos que desejam. Você pode oferecer:

  • Placas distribuídas acima da altura dos olhos com o nome de cada setor, para chamar atenção e possibilitar visualização de longe;
  • Setores de produtos separados por cores, seja pintando as colunas ou fixando placas às paredes, identificando-os corretamente.

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 5. Venda produtos pelo telefone

Mais do que uma dica de organização de loja, esta é uma imensa oportunidade de novos negócios. Cada vez mais, aplicativos de mensagens instantâneas, com destaque para o WhatsApp, são utilizados como importantes meios de venda. E você, já utiliza? Por lá, você pode simplificar a experiência de compra de seus clientes – criando um grande diferencial para sua loja – e também divulgar promoções, eventos e demais situações que possam ser úteis para aumentar vendas. 

Obviamente, esse modelo de negócios exige uma logística interna bem definida, inclusive voltada para o controle de estoque, e o treinamento de ao menos um funcionário para a função.

O varejo está em constante transformação. A todo momento, novos itens, tecnologias e técnicas de exposição de produtos conquistam o mercado e ditam como os lojistas devem agir. 

Para que sua loja de ferragens não fique para trás e seja ultrapassada pela concorrência, você precisa ficar atualizado. Você sabe qual é o impacto que o trade marketing tem nas suas vendas? Ou quais são as estratégias utilizadas pelas 50 maiores lojas de varejo no Brasil?

E, principalmente: você sabe o que é o varejo 4.0? Esse modelo de negócio unifica os ambientes físico e digital está mudando a forma como as vendas são feitas, e pode tornar o seu ponto de venda ainda mais atrativo. Conheça o futuro do varejo e aplique em sua loja. Aprenda agora como aplicar o varejo 4.0 ao seu negócio.

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