Saiba mais sobre os diferentes tipos de abraçadeiras e descubra qual o modelo que melhor se encaixa de acordo com as suas necessidades

Atualmente, existem diversos tipos de abraçadeiras para serem usadas de várias maneiras e produzidas com diferentes materiais. Elas são tiras alongadas com uma espécie de caixa na extremidade e funcionam como um “abraço” ao se conectarem.

São usadas para fixar objetos em uma superfície, ou lacrar e prender algo. O modelo que conhecemos nasceu graças a Maurus C. Logan, inventor da peça em 1958. Em visita a uma fábrica de aviões, viu a dificuldade de amarrar cabos com um cordão de cera.

O processo causava calos e machucados nas mãos dos funcionários. Foi então que Logan pensou em um jeito de mudar a situação e criou a peça para otimizar as relações. Inicialmente, com um acessório de metal, logo descartado devido ao alto custo.

Assim, com o passar do tempo, as abraçadeiras se desenvolveram e se tornaram essenciais para empresas de diferentes segmentos. Isso porque se tornaram um excelente custo-benefício com tamanhos que podem variar de 9mm até mais de 30mm.

Quer conhecer mais sobre elas e a variedade de modelos? Continue a leitura do texto e veja informações sobre todas. Assim, você pode entender qual melhor se encaixa para o seu propósito.

8 Tipos de abraçadeiras

1. Abraçadeira de Nylon

Possui diferentes cores, tamanhos e funções. Pode ser usada com finalidades industriais ou domésticas. O principal objetivo é garantir a organização. Além disso, sua alta resistência proporciona maior segurança, principalmente em ambientes com crianças.

Tipos de abraçadeira: de nylon, na cor branca

Este é um exemplo dos tipos de abraçadeiras, sendo feita em nylon na cor branca

Isso minimiza o risco de acidentes e evita dores de cabeça ao reforçar a vedação. Portanto, é fundamental sempre ter em estoque, pois muitas pessoas costumam procurar devido ao alto número de funções que apresenta. 

É possível citar algumas, como:

  • Prender fios e cabos elétricos soltos;
  • Fixar peças de veículos;
  • Manter organizadas as luzes de Natal;
  • Lacrar embalagens e malas;
  • Fechar portas de armários para que não se abram;
  • Organizar materiais em um depósito.
Tipos de abraçadeiras: feita de nylon preto

Um dos tipos de abraçadeiras é a de nylon, esta é da cor preta

Saiba mais como organizar os materiais em um depósito de construção

2. Abraçadeira de Metal

Essa peça possui diferentes tipos de abraçadeiras, como Tipo U e Tipo D (confira abaixo sobre elas), entre outras. A alta resistência e o maior poder de fixação fizeram se tornar uma das queridinhas na construção civil em indústrias de diferentes segmentos.

Os dois setores usam devido ao ótimo custo-benefício. Isso significa ter maior durabilidade por um custo menor em comparação a outros materiais. Ao mesmo tempo, também garante a segurança dos trabalhadores por conta da capacidade em fixar.

A alta soldabilidade é um outro ponto importante. O que isso significa? A facilidade que os metais têm em se unir por meio da soldagem. Formam assim uma série única capaz de maior resistência à pressão e a baixas temperaturas.

3. Abraçadeira Tipo U

Esse é um dos tipos que não consegue “trabalhar sozinha”. Ela depende de dois parafusos para fixar. Desse modo, possui alta resistência mecânica, possibilitando aplicação de alto torque, muito comum na indústria automobilística.

Feita de metal, tem como principal característica a capacidade de suportar altas temperaturas. Isso se mostra essencial a fim de garantir a segurança nos ambientes em que é usada. Ou seja, é recomendada para estruturas mais pesadas e complexas.

Entre as utilidades do item, é possível citar:

  • Fixação de canos e tubulações;
  • Sustentação de antenas;
  • Prender o escapamento de automóveis e caminhões;
  • Uso em tratores e máquinas agrícolas.

4. Abraçadeira Tipo D

A exemplo do modelo anterior, também é feito de metal e não consegue funcionar “sozinha” na hora de fixar. Só que ele precisa somente de um parafuso — esse deve ser bem fixado para que resista ao peso da instalação.

Para quem trabalha em indústrias, está habituado a ver esse tipo de peça. Auxilia em fixações elétricas e em mangueiras hidráulicas. Muito comum também em redes de água e esgoto, redes de incêndio e até mesmo na construção civil.

Desse modo, pode aparecer em lugares como:

  • Indústrias de modo geral;
  • Supermercados;
  • Edifícios residenciais e comerciais;
  • Shoppings;
  • Hospitais;
  • Grandes edificações.

5. Abraçadeira para Tubos

Há diferentes tamanhos e modelos, como o Tipo U e o Tipo D, todos com alto poder de fixação. Cabe fazer uma análise técnica para não forçar durante a instalação. Se isso acontecer, pode prejudicar a peça e a tubulação, afetando o trabalho como um todo.

O processo de instalação é fácil e rápido. Importante lembrar de deixar 3 metros de distância entre uma abraçadeira e outra ao fixar. Ajuda assim a garantir a sustentação e segurança. 

Uma variedade grande de setores da indústria a usam devido à proteção contra intempéries do clima. Isso vale para radiação do sol, chuvas e geadas que podem causar corrosão. Esse também é o motivo para importante uso na agricultura durante a irrigação.

6. Abraçadeira para Mangueiras

Imagina que a mangueira se dobre durante o uso. Isso interrompe o fluxo de água e pode trazer prejuízos. A função da peça é evitar esse tipo de problema, não apenas no uso doméstico, mas também industrial. Garante assim a estabilidade nas instalações.

Abraçadeira para mangueira no tamaho de 9mm

Tipos de abraçadeiras: para mangueira, esta tem tamanho de 9mm

Diferente de outros tipos de abraçadeiras, essa é ajustável, ou seja, pode se adequar de acordo com o formato ou a necessidade. Geralmente, a fabricação se dá por meio de dois materiais: aço inox ou aço carbono — ambos altamente resistentes.

Se você estiver em uma cidade litorânea ou expor a mangueira a condições de altas temperaturas, corrosão ou radiação, a de aço inox é mais recomendada. Já a de carbono pode ser usada em situações que não se apliquem às mencionadas.

Tipos de abraçadeiras: para mangueira. Esta da foto tem tamanho de 14mm

Exemplo de abraçadeira para mangueira no tamanho 14mm

7. Abraçadeira Rosca sem Fim

Essa é muito comum no dia a dia não apenas de empresas, mas também de casas. É o fixador responsável por conectar a mangueira à torneira, por exemplo. Usado em pequenos diâmetros, auxiliando a fixar e vedar. Apresenta resistência e durabilidade.

Tipos de abraçadeiras: rosca sem fim, fabricada pela Ciser, líder em fixadores na América Latina

Exemplo do tipo de abraçadeira rosca sem fim, fabricada pela Ciser

8. Abraçadeira Tipo Mangote

Muito comum na indústria e na construção civil, essa abraçadeira tem como principal característica suportar serviços pesados. Geralmente, possui excelente aperto, frequentemente usada em tubos e materiais rígidos.

Foto do produto abraçadeira tipo mangote fabricada pela Ciser

Tipos de abraçadeiras: com mangote, esta é na medida de 20mm

Outra característica importante é a alta versatilidade que possibilita o deslocamento lateral da rosca e a otimização do peso. Desse modo, confere maior resistência e dá mais segurança aos trabalhadores, suportando grandes pressões.

Entre as principais aplicações podemos citar: 

  • Amarrar cabos e canos;
  • Montar estruturas de trabalho no alto;
  • Uso na indústria automobilística em mangueiras de veículos;
  • Vedar tubulações.
Abraçadeira tipo mangote fabricada pela Ciser

Um dos tipos de abraçadeiras é a com mangote, aquela lingueta de metal no meio do anel. Esta da imagem é do tamanho de 32mm.

Você pôde perceber que há vários tipos de abraçadeiras e cada uma possui finalidade específica. Independente de você ser um revendedor, construtor ou consumidor final, saiba que é fundamental ter um bom fornecedor para ofertar os melhores fixadores e resolver o problema dos clientes.

Quer conhecer a linha de abraçadeiras da Ciser? Acesse nossa loja virtual e confira!

A Fantástica Fábrica de Fixadores