Saiba o que fazer para manter o seu depósito de construção sempre limpo e organizado.

Por trabalharem com produtos bastante diversos, as lojas de material de construção lidam com um grande desafio: manter os seus depósitos organizados. 

Embora essa tarefa não seja fácil as soluções ofertadas são inúmeras, incluindo materiais que atendem desde a base ao acabamento de uma obra —, ela é totalmente possível.

Mais que viável, o cuidado com os depósitos de material de construção pode contribuir para o sucesso das lojas. Isso porque a prática permite um controle maior sobre os produtos oferecidos, facilitando a entrega dos materiais ideais nos momentos necessários. Além disso, promove um aumento da produtividade, economizando tempo, e ajuda a reduzir riscos de perdas e extravios. 

Hoje em dia, já existem várias técnicas e ferramentas que podem ajudar na organização de um depósito de construção. Quer saber quais são elas e como aplicá-las na sua loja? Neste texto, separamos dicas valiosas para ajudar você e o seu negócio. Boa leitura!

1. Garanta uma boa estrutura do ambiente

Em primeiro lugar, um depósito de construção precisa garantir que os produtos sejam armazenados com qualidade. Para isso, o ambiente deve ser arejado, iluminado na medida certa e contar com todos os equipamentos necessários para ser devidamente organizado e limpo.

É muito importante ter em mente que a qualidade dos produtos oferecidos é diretamente afetada pelas condições do depósito. Por exemplo, mesmo os materiais das melhores marcas podem ser danificados por mofo e poeira se forem armazenados em locais sujos. Ou seja, a higiene é um ponto que merece cuidado redobrado!

Além da limpeza, a organização dos materiais também é fundamental para que eles sejam facilmente vistos e identificados no estoque. 

2. Avalie a demanda por produtos

Para pensar na organização do estoque, é preciso conhecer — muito bem — a demanda pelos produtos da sua loja. Uma dica excelente é deixar os produtos mais procurados, que tenham uma saída maior, em locais mais visíveis e acessíveis.

Essa medida pode facilitar bastante o trabalho de profissionais que precisam verificar ou pegar os produtos no depósito. Como consequência, agilizam o tempo de atendimento e facilitam a manutenção da organização no espaço.

A análise dos produtos mais procurados também deve levar em consideração os períodos de procura pelos produtos. Por exemplo, quais materiais são mais comprados em cada época do ano, incluindo feriados e datas promocionais, do mês e até da semana, pois nos fins de semana as oportunidades costumam ser maiores.

Conheça 13 produtos de fixação para construção civil.

 3. Encontre o tipo de controle de estoque ideal

Outro ponto importante para a organização do depósito de construção é ter uma boa reposição dos produtos. Existem formas diferentes de fazer o controle de estoque, e encontrar a que mais se adeque ao tamanho e às necessidades do negócio é o que fará a diferença para tornar a organização dos materiais mais eficiente.

Conheça os principais modelos de controle:

  • permanente: é realizado todos os dias e em tempo real, à medida que os produtos são vendidos. Exige muita atenção para que tudo seja registrado de forma rápida e segura, pois erros pequenos podem trazer grandes complicações;
    • periódico: também conhecido como inventário, é uma conferência feita dentro de determinados períodos de tempo para garantir que o controle permanente está sendo feito de forma correta. O objetivo é corrigir eventuais erros com rapidez;
  • mínimo: faz a separação de uma porcentagem do estoque com o objetivo de criar uma reserva. Dessa forma, é possível atender os clientes mesmo que algum material acabe no controle principal;
  • renovação periódica: por meio da observação do período de permanência de um produto no estoque, são definidos períodos médios para a realização de novos pedidos e a quantidade de itens comprados;
  • finalidade específica: é voltado para atender uma demanda específica, como uma obra ou construção. Por isso, considera apenas os materiais necessários para essa demanda.

Saiba mais sobre os desafios da gestão de estoque.

4. Tenha controle dos processos

Embora as etapas anteriores sejam fundamentais, elas não serão suficientes se não houver um controle dos processos. Além do controle de estoque, é muito importante que você consiga monitorar o fluxo dos materiais, o estado do depósito e a sua receita ao longo do tempo para avaliar se as práticas adotadas estão gerando bons frutos.

Por isso, todos os colaboradores devem estar familiarizados com os métodos empregados e cientes da sua responsabilidade de cumprir com os combinados. Uma forma de garantir que a equipe esteja alinhada nesse sentido é oferecer capacitação e treinamentos sobre técnicas e processos a todos.

5. Conte com o auxílio da tecnologia

Outra dica que pode fazer toda a diferença no seu controle de estoque é o uso de ferramentas e sistemas digitais para automatizar e agilizar processos.

Por exemplo, muitas empresas já contam com o apoio de um ERP — sigla de Enterprise Resource Planning ou, em português, Sistema de Gestão Empresarial. A ferramenta integra informações sobre produtos e vendas, facilitando a consulta de informações.

Tecnologias como essa são capazes de reduzir significativamente a quantidade de erros de operação, além de agilizar o atendimento e a conferência de produtos.

 6. Tenha fornecedores de confiança

Por fim, outro fator que pode interferir na organização do seu depósito de material de construção é a relação com os seus fornecedores. Isso porque é muito importante que datas e quantidades de entrega sejam cumpridas para que o controle incorpore todas essas movimentações corretamente, sem a ocorrência de erros ou confusões.

Assim, busque fornecedores com boa reputação, reconhecidos no mercado e que ofereçam materiais de qualidade isso aumenta bastante as chances de que os seus produtos tenham uma boa saída.

Agora você já sabe como organizar o seu depósito de construção. Precisa de ajuda para encontrar um bom fornecedor de parafusos para a sua loja de materiais de construção? Leia o nosso artigo e saiba quais critérios avaliar no momento da escolha para não decidir apenas pelo melhor preço.

Produtos mais vendidos na Ciser