Saiba mais sobre o que é e quais são as principais aplicações do selante PU 40, o tipo mais utilizado na construção civil. 

Os fixadores químicos são indicados para diversas utilidades e podem até mesmo complementar a aplicação dos fixadores mecânicos, proporcionando mais aderência e segurança. Entre eles estão adesivos, aerossóis, silicones e, é claro, os selantes.

Por ser considerado muito versátil, o selante de PU é o tipo mais utilizado na construção civil. O material serve para selar as juntas e aberturas entre as superfícies da estrutura, acompanhando a movimentação natural dos substratos e impedindo que substâncias como água e ar entrem ou saiam deles.  

Entre as diversas opções de selantes está o PU 40, que você pode conhecer melhor a seguir. Continue lendo para saber o que é, quais são as suas aplicações e conferir a resposta das outras principais dúvidas sobre o assunto.

O que é PU 40?

O PU 40 da Ciser é um selante monocomponente à base de polímero híbrido de alta performance, com excelentes propriedades físicas e mecânicas que permanecem inalteradas com a ação  do tempo ou agentes climáticos. Desenvolvido especialmente para o o uso profissional na construção civil e indústria. Entre as características do adesivo PU 40 da Ciser estão:

– Uso interno e externo;

– Aplicação em superfícies úmidas;

– Pinturas posteriores são permitidas;

– Não escorre quando aplicado na vertical;

– Capacidade de movimentação de +/-20%;

– Alta resistência aos raios UV; 

– VOC Free: produto isento de solventes e isocianatos (ecologicamente correto);

– Disponibilidade nas cores branco, cinza e preto.

Onde usar o PU 40?

O PU 40 pode ser aplicado em juntas de dilatação de pisos internos, calhas, vidros, pias e juntas sanitárias, na colagem ou fixação de chapas metálicas e também para a vedação em pré-moldados e portas e janelas.

Seu elevado poder de aderência permite a utilização em uma variedade de substratos porosos e não porosos, como madeira, MDF, concreto e alvenaria, pedra natural, cerâmica e porcelanato, alumínio, aço natural e aço galvanizado.

Apesar de se adaptar a diversos tipos de substratos, o uso do PU 40 não é indicado para superfícies que eliminam óleo ou solvente e pode não aderir em alguns materiais de plástico. O selante também não deve ser utilizado em locais que tenham contato direto com alimentos nem em aquários. 

Leia também: Porca borboleta: para que serve essa peça?

Qual é a diferença entre PU 30 e PU 40?

Os selantes são classificados a partir de uma medida conhecida como dureza Shore: quanto menor o número indicado, menor é a dureza do produto. Sendo assim, a diferença entre os selantes PU 30 e PU 40 está relacionada à elasticidade. 

 Como aplicar o PU 40?

A aplicação do selante PU 40 é fácil e rápida, mas mesmo assim exige alguns cuidados. Confira o passo a passo a seguir:

  1. Limpe a superfície de aplicação com álcool ou acetona, eliminando todo o pó, gordura e outros resíduos que podem prejudicar sua aderência.
  2. Corte o bico aplicador do produto em um ângulo de 45°, de acordo com o tamanho e espessura do espaço em que ele será aplicado.
  3. Também em um ângulo de 45°, aplique o selante no local desejado. A temperatura de aplicação é de 5°C a 35°C.
  4. No caso da colagem de peças pesadas, você pode utilizar um suporte, como fita adesiva, até a secagem total. 
  5. Durante o processo de aplicação, é recomendado o uso de luvas de proteção e proteção ocular.

Leia também: Barra roscada: tipos e aplicações na construção civil

Quanto tempo o PU 40 leva para secar?

O tempo para que o produto seque totalmente depende, principalmente, da umidade relativa do ambiente, pois a cura do PU 40 inicia ao entrar em contato com a umidade presente no ar, em temperatura ambiente. Além disso, fatores como a quantidade de selante aplicada e o peso das peças que foram fixadas também podem influenciar no tempo de cura, variando entre 24 e 48 horas.

 Linha de Selantes Premium Ciser

A Ciser oferece uma linha completa de fixadores químicos, incluindo os selantes premium para as mais diversas aplicações de montagem, fixação e vedação. Além de encontrar o selante PU 40, você também pode contar com opções de produtos para o uso exclusivo em cubas e pias; espelhos; calhas, telhas e rufos; baús, containers e chapas metálicas.

Além dessa linha, aproveite para conhecer também 13 produtos de fixação para construção civil.

A Fantástica Fábrica de Fixadores