Conheça a porca borboleta, um dos tipos de porca mais usadas.

Quando pensamos em elementos de fixação, os parafusos logo vêm à mente, não é mesmo? De fato, eles são fundamentais para a realização de diversos projetos, mas, embora estejam em uma posição de destaque, na maioria das vezes dependem das porcas para seu correto funcionamento. 

As porcas são peças com formato de anel. Em seu interior há algumas ranhuras (rosca) que servem para rosquear os parafusos e deixá-los bem firmes. Elas podem ser feitas de materiais diversos, como cobre, alumínio, e o mais comum, o aço. Ela pode ter diferentes formatos e tamanhos, dependendo do seu uso.

Elas são responsáveis pela estabilização do conjunto, funcionado como uma “trava” para os fixadores. Desta forma, garantem que eles não sairão do lugar, o que torna os projetos mais seguros.

Existem diferentes tipos de porcas, e cada um deles tem uma aplicação específica. Entre essa diversidade de produtos, destaca-se a porca borboleta. Você já sabe para que ela serve?

Porca borboleta: para o que serve?

Também conhecida como porca de orelhas, ela apresenta um formato diferente das demais por contar com duas saliências, uma em cada lado, parecidas com duas asas. Esse formato facilita os apertos manuais, tornando a peça ideal para projetos que precisam ser montados e desmontados com frequência e sem a necessidade de usar ferramentas.

Desenho mostrando a anatomia da porca borboleta

 

Leia também: Conheça os principais tipos de parafusos.

Como utilizar o sistema?

Além da porca, para garantir maior eficiência na fixação, o conjunto (parafuso + porca + peça) deve ser acompanhado de arruelas. Elas são uma espécie de discos metálicos que ficam entre as duas outras peças.

Seu uso ajuda na distribuição da força de aperto das partes montadas, diminuindo as chances de afrouxamento no parafuso ou desgaste prematuro.

As porcas, junto com os outros materiais, podem ser utilizadas em diversos projetos, servindo para auxiliar na fixação de utensílios domésticos, máquinas industriais, equipamentos eletrônicos, veículos e construções.

A porca borboleta, como mencionado, deve ser usada em projetos que demandam montagem e desmontagem frequente. Por ser um pouco maior que as demais, não é ideal para todos os projetos, então é importante ter clareza sobre os seus planos antes de fazer a compra.

Leia também: Indústria moveleira: 7 tendências que você precisa conhecer

Algumas dicas para a hora da compra

Agora você já sabe para que serve a porca borboleta e como ela deve ser usada, saiba o que é preciso levar em consideração na hora de comprá-la.

1. Saiba onde a peça será usada

Antes de comprar uma porca, pesquise bem sobre o projeto em que ela será usada. Quais os materiais das peças que precisam ser unidas? Será necessário desmontá-las em algum momento? Existem diversos modelos de porcas no mercado e é importante escolher o que foi desenvolvido especialmente para a aplicação que você deseja fazer.

2. Procure saber sobre a qualidade do produto

Embora os fixadores não costumem ficar muito aparentes é importante conferir se eles são de qualidade — isso influenciará bastante o resultado final dos seus projetos. Há porcas de muitos tipos e acabamentos, então procure opções com materiais que aumentam a vida útil das peças.

A Ciser usa a nanotecnologia para tornar os seus produtos mais resistentes. Usando o Nanotec®, um selante de nanotecnologia que cria uma camada na superfície das peças, o risco de que os produtos sejam danificados por atrito e altas temperaturas diminui bastante.

3. Procure saber se outras peças são necessárias

Antes de sair para as compras, garanta que você está adquirindo o número certo de peças para o seu projeto. Como você já sabe, pode ser preciso usar arruelas junto com os parafusos e as porcas, então pesquise quais são os materiais necessários para fazer uma instalação segura e de qualidade.

Está com um projeto em mente e quer encontrar bons materiais para colocar a mão na massa? A Ciser é a maior fabricante de fixadores da América Latina, oferecendo linhas completas de parafusos, acessórios e produtos personalizados que garantem mais qualidade e segurança para aplicações diversas. Conheça os nossos produtos e encontre tudo o que você precisa!

Todos os direitos reservados

A Fantástica Fábrica de Fixadores