Os diversos setores da indústria estão sempre se atualizando e com a indústria moveleira não é diferente. Conheça as mais novas tendências da área.

A indústria moveleira é uma das que mais movimenta a economia do país, seja na produção ou exportação dos móveis. Afinal, todos os ambientes, desde casas, empresas e estabelecimentos comerciais até hospitais e eventos, como festas de aniversário e casamentos, precisam deles.

Além da funcionalidade, a estética é levada cada vez mais em conta no momento de escolher balcões, armários, cadeiras e os outros mais variados tipos de móveis. Dependendo do tamanho, formato e material de que são feitos, eles podem transformar completamente um ambiente, ajudando a compor o estilo de decoração desejado, desde o mais clássico até o mais moderno.

Por isso, a indústria deve estar sempre atenta ao que há de novo no mercado para continuar atendendo à demanda de consumidores cada vez mais exigentes.  

A seguir, saiba mais sobre o mercado da indústria moveleira e suas principais tendências para o próximo ano. 

O mercado da indústria moveleira

De acordo com a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e da Associação das Indústrias de Móveis do Estado do RS (MOVERGS), a indústria moveleira é uma das mais propícias de recuperação em meio à crise econômica no país. 

Em 2017, o setor arrecadou R$ 63,92 bilhões em produção e US$ 650,55 milhões em exportação para o mercado exterior.

No Brasil, a região Sul é a mais relevante na produção de móveis, reunindo desde empresas familiares tradicionais até negócios inovadores. Os estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná representam 85% do total de produtos vendidos.

Isso pode ser explicado pela presença das principais empresas do segmento na região e também pela sua facilidade logística para obter matéria-prima e escoar a produção.

7 tendências que você precisa conhecer

A mudança no estilo de vida dos consumidores e o surgimento constante de novidades no design impactam diretamente na elaboração de novos móveis. Apesar de serem considerados bens duráveis, os clientes não hesitam em trocá-los para renovar a decoração da sua casa ou apartamento.

A seguir, confira as 7 principais tendências desse meio e não deixe de se atualizar.  

 1 – Móveis para home office 

Com a popularização do trabalho em casa (mais conhecido como home office), cada vez mais comum e aceito no mercado, também aumenta a demanda por móveis que possam atender a essa necessidade.

Sejam parte de empresas ou autônomos, alguns profissionais investem em um espaço para trabalhar na sua própria casa, o que pode ajudar em seu foco e organização. Para isso, eles procuram por escrivaninhas e cadeiras mais confortáveis, por exemplo. 

Nesse caso, uma das tendências é a busca por móveis versáteis, que possam ser usados tanto para o trabalho quanto para atividades pessoais ao fim do expediente. 

Leia também: 5 metodologias para reduzir custos de produção na indústria

2 – Móveis multiuso

Outra tendência é a diminuição no tamanho de casas e, principalmente, dos apartamentos. Isso influencia diretamente na escolha dos móveis, que devem ser cada vez menores para que caibam nos espaços mais compactos. 

Além da preferência pela mobília menor, também há a procura por itens multiuso, como é o caso do sofá-cama, beliche e de outros móveis que podem ser recolhidos quando não estão em uso. 

3 – Móveis de luxo    

Com um alto valor agregado, os móveis de luxo já são muito populares na Europa e estão se tornando uma tendência também no Brasil. Seja em casa ou no trabalho, as pessoas estão considerando os móveis uma parte cada vez mais importante dos ambientes e investindo o quanto for preciso para garantir mais sofisticação.

4 – Materiais sustentáveis

A sustentabilidade também é uma tendência que se reflete na indústria moveleira. Além da redução das peças, o uso de materiais mais sustentáveis, como a madeira de reflorestamento, se tornou mais uma preocupação dos consumidores, que estão mais atentos ao impacto ambiental do próprio consumo.

Outra alternativa que incentiva o desenvolvimento sustentável é a logística reversa, ou seja, a devolução do móvel antigo na compra do novo, que permite ao fabricante reciclar o material na produção de novas peças, reduzindo o descarte no meio ambiente.

5 – Produção conectada

Com o avanço da tecnologia, já é possível integrar o projeto do designer ou arquiteto com o fabricante e lojista. Através do uso de softwares, ficou bem mais fácil trocar informações de forma mais rápida e precisa, otimizar a fabricação da peça e, por consequência, aumentar a qualidade na sua entrega final, que se torna mais padronizada.  

6 – Impressoras 3D e drones

Por falar em modernidade, outra tendência relacionada a ela é o uso de impressoras 3D e drones. Enquanto as impressoras são utilizadas para personalizar peças e ferramentas, os drones podem auxiliar na movimentação de materiais mais leves e até mesmo para encontrar e identificar itens armazenados no estoque.

7 – Compras online

As compras virtuais permitem aos consumidores a aquisição de itens a qualquer hora, de qualquer lugar e sem sair de casa. O mesmo vale para os móveis, que podem ser escolhidos e adquiridos pelo smartphone, tablets e computadores.

Com o aumento de compras por e-commerces, é preciso que as marcas estejam preparadas para atender a essa demanda, melhorando cada vez mais os seus sites e elaborando ações e promoções que as diferenciem da concorrência, como o frete grátis e a instalação inclusa.

Eventos da indústria moveleira: Ciser na FIMMA

A FIMMA é a Feira Internacional de Máquinas, Matérias-Primas e Acessórios para a Indústria Moveleira. O evento tem como objetivo apresentar à indústria de móveis as soluções e novidades que podem fortalecer o setor e toda a sua cadeia produtiva.

Em 2019, a 14ª edição ocorreu na cidade de Bento Gonçalves (Rio Grande do Sul) e reuniu as principais tecnologias em máquinas e matérias-primas, levando até os empresários e profissionais do setor moveleiro do país as mais modernas ideias e materiais existentes no mundo todo, incluindo a linha da Ciser.

Linha Ciser para móveis

A Ciser oferece a Linha Fixer que, graças a suas características técnicas, é considerada pelos marceneiros a melhor opção de fixadores. A empresa ainda conta com a linha completa de discos e brocas especiais para madeira, que trazem a qualidade e segurança necessária para a instalação de móveis.

Conheça a nossa linha completa para móveis.