Conheça os oito fixadores mais utilizados e saiba qual é o modelo adequado para o tipo de projeto ou aplicação que você deseja. 

Seja na indústria, na construção civil, na agricultura, no setor automotivo ou no setor moveleiro, há uma vasta variedade de fixadores disponíveis. Diante desse quadro, surge a dúvida: quais das principais opções são mais adequadas para cada tipo de empreendimento? 

Os fixadores possuem a finalidade de unir duas ou mais peças e podem ser mecânicos ou químicos. A principal importância de escolher o fixador certo é a garantia de segurança para os diferentes materiais e também os benefícios proporcionados, como vedação, colagem instantânea, entre outros.

Certamente, você já deve ter utilizado algum parafuso nas construções do seu dia a dia. Esse fixador é bastante conhecido nos diferentes setores do mercado. Mas, além dele, você conhece os outros tipos de fixadores mais procurados? Continue a leitura e confira!

Checklist com os fixadores mais utilizados do mercado 

Podendo ser aplicados em superfícies distintas, os fixadores possuem muitas características e utilidades diferentes para as construções, seja na hora de começar uma nova obra ou uma reforma. Veja a lista que elaboramos e saiba para que serve cada um deles!

1. Parafusos 

Parafusos são um dos tipos de fixadores mais usados no mercado

Parafusos são fixadores que apresentam diferentes finalidades.

  • Parafuso Sextavado 

Esse tipo de parafuso possui cabeça com seis faces e é muito comum em diversas aplicações. Esse fixador metálico é um dos mais utilizados na construção civil para obras ou reparos. Também é aplicado em equipamentos industriais, móveis de aço, veículos, entre outros.

  • Parafuso Sextavado Interno

Diferente do anterior, o parafuso sextavado interno possui em sua cabeça, uma abertura hexagonal, que é a sua chave de aperto. Além disso, seu uso é frequente nas fábricas e indústrias para a montagem de máquinas, motores, entre outras aplicações. 

  • Parafuso Sextavado Rosca Soberba

Esse fixador metálico possui uma cabeça sextavada com rosca do tipo “soberba”. É muito utilizado para fixações em madeiras. Também é procurado para aplicações em instalações caseiras, como suporte para televisão. Além disso, esse parafuso pode ser utilizado com buchas de nylon. 

  • Parafuso Auto Atarraxante

São fixadores que possuem rosca com um ângulo de 60° e, em sua grande maioria, possuem ponta fina (tipo C). Normalmente, são mais resistentes, pois passam pelo processo de tratamento térmico, aumentando sua dureza superficial. Assim, podem ser aplicados em diversos tipos de substratos. 

O parafuso auto atarraxante é utilizado para fixação de chapas metálicas, necessitando, na maioria das vezes, de um pré-furo. Além disso, esse tipo de parafuso também pode ser utilizado em conjunto com buchas plásticas.

  • Parafuso Madeira

Há uma grande variedade de parafusos para a linha moveleira. Mas, a característica comum entre eles é ter um passo maior e um ângulo de rosca normalmente menor que 60°. Esse tipo de fixador pode ser utilizado em estruturas de madeira e montagem de móveis.  

  • Parafuso Francês

É conhecido pela sua cabeça que, além de ser abaulada, possui um quadrado, proporcionando seu travamento na instalação. É bastante utilizado para diferentes tipos de aplicações, desde o setor industrial até obras urbanas. Pode ser encontrado em carroceria de caminhão e bancos de praças.

  • Parafuso Agrícola

Com a expansão das atividades agrícolas, a aplicação de fixadores se tornou mais recorrente em diferentes máquinas no campo. A linha de parafusos agrícolas traz diversos tipos, como: parafuso para correia elevadora, parafuso arado e parafuso sextavado cônico para silo. 

  • Parafuso Auto Brocante 

Esse parafuso é considerado o mais completo, pois promove agilidade nas aplicações. Sua característica é a eficiência, uma vez que perfura, atarraxa e veda na mesma operação (veda quando possui arruela). Geralmente, é aplicado em telhados metálicos, chapas metálicas, paredes drywall, fixação de aço e etc. 

Se interessou pelos fixadores metálicos? Saiba mais sobre os diferentes tipos de parafusos.

Fixadores costumam ser usados em variados segmentos.

Fixadores têm como função unir duas ou mais peças.

2. Arruelas 

Já que falamos de parafusos, não podemos deixar de mencionar as arruelas. Ajudam na fixação de diferentes materiais, quando acopladas aos parafusos ou porcas, pois aumentam a área de contato no momento da fixação. Podem ser usadas na montagem de equipamentos, nas indústrias, construção e outros setores.

3. Porcas 

Da mesma maneira que as arruelas, as porcas são tipos de fixadores utilizados em conjunto com parafusos ou barras roscadas. Têm o objetivo de auxiliar no travamento e, desta forma, evitar o afrouxamento. Normalmente, possuem os formatos sextavado ou quadrado. 

Confira os principais tipos e aplicações de arruelas e porcas

4. Buchas de Nylon 

A principal característica das buchas de nylon é a forte resistência, evitando o ressecamento e quebra, devido ao clima. São utilizadas na fixação de objetos em paredes de alvenaria, placas de gesso, superfícies finas, entre outras. Seu objetivo é proporcionar melhor ancoragem e mais segurança. 

5. Chumbadores Parabolt

Os Chumbadores Parabolt são formados pela junção de uma haste de metal, uma arruela, uma jaqueta e um cone. Sua aplicação é bem ampla no setor de construção civil, sendo o elemento responsável por unir estruturas, em geral, no concreto. 

Algumas das aplicações dos Chumbadores Parabolt são em fixações de portões, grades, porta-pallets, entre outros. Uma característica marcante na hora de escolher esse tipo de fixador é a sua capacidade de suportar a suspensão de grandes cargas com segurança. 

6. Barras Roscadas

As barras roscadas são hastes com rosca inteira. Possuem diferentes acabamentos, aplicações, resistências e sistema de medidas. Geralmente, são aplicadas na construção civil. Também são os principais fixadores procurados para sustentação de instalações hidráulicas, elétricas, suspensão de ventiladores, luminárias e etc. 

7. Fixadores Químicos  

  • Adesivo Anaeróbico 

Esses adesivos são fixadores químicos indicados para o travamento de peças mecânicas roscadas e cilíndricas, pois proporcionam maior vedação para as juntas. Sua principal característica é eliminar as folgas entre as roscas, criando uma junta de alta resistência a choques e vibrações.    

  • Adesivo Instantâneo

Como você já pode imaginar, esse tipo de fixador químico é denominado “instantâneo” devido a sua ação principal: alto poder de aderência e secagem rápida. O adesivo instantâneo pode ser utilizado em diferentes superfícies, como: madeira, metais, borracha e couro. 

  • Adesivo Epóxi

O adesivo epóxi é conhecido por sua versatilidade, visto que pode ser utilizado tanto para uso profissional quanto doméstico. Com alto poder de colagem, esse fixador químico pode ser aplicado em superfícies lisas, porosas ou irregulares. Tem boa vedação e agrega um acabamento transparente. 

  • Vedador Anaeróbico

De fácil aplicação, o vedador anaeróbico serve para conferir mais resistência a impactos, corrosões e vibrações. Tem alto poder de vedação e é bastante utilizado em sistemas hidráulicos do maquinário agrícola. Também pode ser aplicado em diferentes tamanhos de roscas com até 2’’ de diâmetro.  

  • Fixa Tudo 

O Fixa Tudo é um de selante muito utilizado para colar, selar e vedar diferentes materiais, desde superfícies lisas, porosas e substratos mais pesados. Entre suas aplicações, as mais comuns são na construção civil, indústria mecânica e moveleira e alguns reparos domésticos.   

Quer conhecer mais sobre os fixadores químicos? Veja tudo sobre suas aplicações.

8. Rebites

Se comparado com a soldagem, o rebite é uma opção mais econômica e prática. Sua aplicação é comum em serralherias, empresas de comunicação visual, esquadrias de alumínio e setores de energia solar. Além disso, também é muito utilizado na  fabricação de brinquedos, eletrodomésticos e etc. 

Tem interesse em utilizar algum desses fixadores? Na Ciser, você encontra o tipo de solução que necessita para o seu negócio. Visite a nossa loja virtual e conheça todos os modelos disponíveis. 

A Fantástica Fábrica de Fixadores