Conheça as possibilidades e saiba quais tipos de porcas e arruelas oferecer em seu negócio!

As porcas e as arruelas são elementos de fixação que permitem a união de peças  em conjunto com parafusos, hastes, prisioneiros, entre outros. Enquanto as porcas garantem a fixação dos parafusos, mantendo-os travados, as arruelas são usadas para garantir a distribuição das forças de aperto e a segurança das peças.

Essas peças existem em diferentes formatos e tamanhos e podem ser usadas em diversas áreas de aplicação. Com tantas possibilidades, conhecer os tipos de porcas e arruelas é importante para oferecer os produtos adequados para todos os tipos de projetos.

Quer saber mais sobre o uso dos fixadores? Neste artigo, conheça as principais tipos de porcas e arruelas.

Gráfico com tipos de porcas e arruelas

Tipos de porcas e suas aplicações

As porcas são peças usadas sempre com parafusos ou com peças de rosca externa. Elas têm forma prismática ou cilíndrica e um furo roscado no qual se encaixa o parafuso ou a barra roscada. A seguir, conheça os principais tipos de aplicação dessa peça.

Porcas de segurança

As porcas de segurança têm formas e elementos que garantem mais estabilidade para as peças conectadas. A porca castelo, por exemplo, conta com uma cupilha que evita a sua soltura por vibração.

Para esse tipo de aplicação, as principais porcas usadas são: auto travante com inserto de Nylon, de torque, flangeada de torque, com fenda simples, com fenda dupla, castelo sem coroa e castelo com coroa baixa.

Porcas de solda

As porcas de solda são aplicadas quando o acesso na montagem é do tipo cego — de difícil acesso —, a fixação com parafusos tipo Auto Atarraxante não é adequada ou as chapas para a fixação dos parafusos são finas, não permitindo a formação de filetes suficientes para impedir o espanamento da rosca no momento do aperto.

Porcas de aperto manual

As porcas de aperto manual são mais indicadas para projetos que precisam ser montados e desmontados com frequência. Isso porque elas dispensam o uso de ferramentas, facilitando o processo de remoção e encaixe das peças.

Os principais tipos para essa aplicação são: porca borboleta, porca recartilhada baixa e porca recartilhada alta.

Porcas diversas

Há modelos de porcas que servem para aplicações diversas. Os mais conhecidos deles são as porcas normal, dupla, estampada ou recortada, flangeada, flangeada dentada, calota e pall nut. 

A porca calota, por exemplo, é utilizada para fins de acabamento, favorecendo a estética dos projetos. Ela também garante mais segurança para evitar ferimentos em locais de contato com público em geral, como em ônibus e metrôs.

Conheça também os principais tipos de parafusos

Tipos de arruelas

As arruelas são discos metálicos que ficam entre o parafuso e a peça, ou entre a porca e a peça,, ajudando a distribuir a força que é aplicada nas peças. Assim, protegem as superfícies das peças e evitam que eles se soltem. Os tipos mais comuns de arruela são: lisa e lisa de aba larga, de pressão e mola prato.

Arruela lisa

A arruela lisa é ideal para aplicações com pouca vibração, pois não tem elemento de trava. De aplicação a simples, ajuda a melhorar o aspecto funcional do conjunto. 

Arruela de pressão

A arruela de pressão, por sua vez, é uma opção melhor para a montagem de conjuntos mecânicos que são submetidos à vibração. Ela também funciona como elemento de trava, ajudando a manter o parafuso e a porca bem firmes fixados.

Saiba tudo sobre a anatomia do parafuso.

Arruela mola prato

Para aplicações que demandam cargas muito altas e em espaços menores, onde o deslocamento é limitado, a arruela mola prato é a melhor alternativa. Ela pode ser aplicada em grupo ou individualmente em transmissões, embreagens, conjuntos de freios mecânicos, tubulações e conjuntos de comando elétrico.

Neste artigo você conheceu os principais tipos de porca e arruela e as aplicações de cada peça. Para escolher os melhores produtos para sua loja, porém, também é importante se informar sobre as tendências do mercado. Quer saber quais são elas? Conheça os produtos mais vendidos da Ciser!

Todos os direitos reservados. 

A Fantástica Fábrica de Fixadores