Descubra quais são os fixadores para energia solar que não podem faltar para a instalação de painéis fotovoltaicos.

O mercado de Geração Distribuída (GD), com destaque para a energia solar, evoluiu rapidamente na última década. A estimativa da Agência Internacional de Energia (IEA) é que a geração de energia por meio de painéis solares seja a maior fonte energética do mundo até 2035

No Brasil, esse cenário começou a se moldar a partir de 2012, ano em que foi instituída a Resolução Normativa 482 pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). A medida regulamentou a instalação de sistemas de microgeração e minigeração de energia distribuída local – ou seja, em uma única residência, condomínio, comércio ou indústria.

Em 2015, as normas foram revistas e atualizadas com a Resolução Normativa 687, que inclui três novas modalidades para a Geração Distribuída: geração remota, empreendimento com múltiplas unidades consumidoras e geração compartilhada.

A novidade logo ganhou os lares – e empresas – dos brasileiros, que viram na Geração Distribuída não apenas um modelo de geração de energia limpa e sustentável, mas, também, uma maneira de economizar gastos nas contas de luz por meio do sistema de compensação de créditos. 

Ano após ano, o mercado brasileiro de energia solar continua tendo crescimento recorde: em 2019 foram mais de 70 mil pedidos de orçamento! Em janeiro de 2020, já eram mais de 171 mil sistemas fotovoltaicos instalados, o equivalente a 2,2% de toda a capacidade energética do país.

Conheça tudo sobre a Resolução 482 da ANEEL e as atuais mudanças na legislação.

Sendo o sistema fotovoltaico um modelo de geração de energia individual, é essencial que a aplicação dos produtos seja feita corretamente, com os fixadores ideais. Dito isso, é importante sinalizar que os materiais ficarão constantemente expostos à luz e à chuva, por isso devem possuir alta resistência à corrosão e à temperatura.

Lembre-se de sempre contratar profissionais especializados para fazer a instalação.

Descubra como ter um painel solar em casa.

Os 4 principais fixadores para energia solar que não podem faltar

1. Estruturas de fixação

São a base do sistema, já que irão receber os painéis fotovoltaicos e fixá-los ao telhado. As estruturas são formadas, principalmente, por suportes e trilhos de alumínio para aumentar a vida útil do produto. Em alguns modelos de telhados, como cerâmica, é preciso instalar um gancho metálico por debaixo das telhas para garantir a fixação completa.

Os suportes metálicos possuem os modelos diversos, entre eles: suporte em L, com gancho tipo T, com gancho comum, entre outros.

 2. Conjunto haste solar

Conjunto haste solar

São conjuntos formados por haste, vedação, porcas e suporte e são utilizados para a fixação das estruturas que sustentam os painéis fotovoltaicos no telhado. Possuem algumas variações para utilização em telhas metálicas e de fibrocimento e em estruturas de madeira e de metal.

Estrutura metálica utilizada em sistemas fotovoltaicos para telhados de fibrocimento. Foto: BluSol

 3. Parafuso cabeça de martelo

Utilizado para a união do suporte ao trilho, possui cabeça com geometria de formato específico, permitindo a fácil aplicação e fixação das peças. É indicado realizar esta montagem com a porca sextavada flangeada dentada.

 4. Grampos de fixação (clamps)

Grampos de fixação (clamps)

Têm a função de fixar o painel fotovoltaico no trilho, podendo ser utilizados entre dois painéis – chamado de grampo intermediário – ou no início/fim de uma linha de painéis – chamado de grampo terminal ou lateral.

Nesta aplicação podem ser utilizados parafusos com porcas rosca máquina. Sua geometria pode variar de acordo com o projeto do grampo de fixação, e a utilização mais comum é com o parafuso cabeça cilíndrica.

 Linha Ciser de fixadores para energia solar

A Ciser é a maior fabricante no mercado de fixadores da América Latina, com portfólio de mais de 27 mil itens, e também possui uma linha específica com fixadores e componentes para energia solar. Os produtos foram desenvolvidos em aço inoxidável AISI 304/A2 70, que garantem alta resistência à corrosão, à umidade e à temperatura em qualquer estação. O destaque da linha são os conjuntos de haste solar, produtos que se aplicam em madeira e metal. Nosso Coordenador de Marketing e Novos Negócios, Jackson Ferreira D. Comuni, explica a inovação:

“Os fixadores consistem em uma peça única, sem soldas, garantindo maior segurança aos projetos em que são aplicados. Para facilitar a instalação, os conjuntos são vendidos montados […] Investimos em uma linha de fixadores para atender os projetos de geração de energia distribuída, entregando para o mercado uma solução de qualidade com tecnologia e segurança.”

Conheça a linha completa de fixadores para energia solar da Ciser.

Entenda tudo sobre a RN 482