Descubra quais são os fixadores para energia solar que não podem faltar para a instalação de painéis fotovoltaicos.

O mercado de Geração Distribuída (GD), com destaque para a energia solar, evoluiu rapidamente na última década. A estimativa da Agência Internacional de Energia (IEA) é que a geração de energia por meio de painéis solares seja a maior fonte energética do mundo até 2035

No Brasil, esse cenário começou a se moldar a partir de 2012, ano em que foi instituída a Resolução Normativa 482 pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). A medida regulamentou a instalação de sistemas de microgeração e minigeração de energia distribuída local – ou seja, em uma única residência, condomínio, comércio ou indústria.

Em 2015, as normas foram revistas e atualizadas com a Resolução Normativa 687, que inclui três novas modalidades para a Geração Distribuída: geração remota, empreendimento com múltiplas unidades consumidoras e geração compartilhada.

A novidade logo ganhou os lares – e empresas – dos brasileiros, que viram na Geração Distribuída não apenas um modelo de geração de energia limpa e sustentável, mas, também, uma maneira de economizar gastos nas contas de luz por meio do sistema de compensação de créditos. 

Ano após ano, o mercado brasileiro de energia solar continua tendo crescimento recorde: em 2019 foram mais de 70 mil pedidos de orçamento! Em janeiro de 2020, já eram mais de 171 mil sistemas fotovoltaicos instalados, o equivalente a 2,2% de toda a capacidade energética do país.

Conheça tudo sobre a Resolução 482 da ANEEL e as atuais mudanças na legislação.

Sendo o sistema fotovoltaico um modelo de geração de energia individual, é essencial que a aplicação dos produtos seja feita corretamente, com os fixadores ideais. Dito isso, é importante sinalizar que os materiais ficarão constantemente expostos à luz e à chuva, por isso devem possuir alta resistência à corrosão e à temperatura.

Lembre-se de sempre contratar profissionais especializados para fazer a instalação.

Descubra como ter um painel solar em casa.

Os 4 principais fixadores para energia solar que não podem faltar

1. Estruturas de fixação

São a base do sistema, já que irão receber os painéis fotovoltaicos e fixá-los ao telhado. As estruturas são formadas, principalmente, por suportes e trilhos de alumínio para aumentar a vida útil do produto. Em alguns modelos de telhados, como cerâmica, é preciso instalar um gancho metálico por debaixo das telhas para garantir a fixação completa.

Os suportes metálicos possuem os modelos diversos, entre eles: suporte em L, com gancho tipo T, com gancho comum, entre outros.

2. Conjunto haste solar

Duas imagens de hastes solares, usadas como fixadores de energia solar.

Os principais fixadores para a energia solar, como a haste solar.

São conjuntos formados por haste, vedação, porcas e suporte e são utilizados para a fixação das estruturas que sustentam os painéis fotovoltaicos no telhado. Possuem algumas variações para utilização em telhas metálicas e de fibrocimento e em estruturas de madeira e de metal.

Estrutura metálica para telhados de fibrocimento.

Estrutura metálica utilizada em sistemas fotovoltaicos.

3. Parafuso cabeça de martelo

Utilizado para a união do suporte ao trilho, possui cabeça com geometria de formato específico, permitindo a fácil aplicação e fixação das peças. É indicado realizar esta montagem com a porca sextavada flangeada dentada.

4. Grampos de fixação (clamps)

Grampos de fixação

Quais as principais utilidades dos grampos de fixação para a energia solar.

Têm a função de fixar o painel fotovoltaico no trilho, podendo ser utilizados entre dois painéis – chamado de grampo intermediário – ou no início/fim de uma linha de painéis – chamado de grampo terminal ou lateral.

Nesta aplicação podem ser utilizados parafusos com porcas rosca máquina. Sua geometria pode variar de acordo com o projeto do grampo de fixação, e a utilização mais comum é com o parafuso cabeça cilíndrica.

Linha Ciser de fixadores para energia solar

A Ciser é a maior fabricante no mercado de fixadores da América Latina, com portfólio de mais de 27 mil itens, e também possui uma linha específica com fixadores e componentes para energia solar. Os produtos foram desenvolvidos em aço inoxidável AISI 304/A2 70, que garantem alta resistência à corrosão, à umidade e à temperatura em qualquer estação. O destaque da linha são os conjuntos de haste solar, produtos que se aplicam em madeira e metal. Nosso Coordenador de Marketing e Novos Negócios, Jackson Ferreira D. Comuni, explica a inovação:

“Os fixadores consistem em uma peça única, sem soldas, garantindo maior segurança aos projetos em que são aplicados. Para facilitar a instalação, os conjuntos são vendidos montados […] Investimos em uma linha de fixadores para atender os projetos de geração de energia distribuída, entregando para o mercado uma solução de qualidade com tecnologia e segurança.”

Conheça a linha completa de fixadores para energia solar da Ciser.

Entenda tudo sobre a RN 482