Descubra a importância das ferramentas elétricas na hora de executar o projeto e como esses itens são importantes na rotina

Você certamente já precisou fazer algum reparo em sua casa. Ou, então, viu os colaboradores de uma empresa consertando ou projetando algo. Para isso, muitas pessoas usam acessórios para ferramentas elétricas, comuns no dia a dia.

As primeiras ferramentas surgiram nos primórdios da nossa sociedade. São conhecidas como uma prova da evolução da espécie. Afinal, geralmente eram feitas à base de pedras, argila e outros tipos de materiais daquela época.

Houve então o desenvolvimento com o passar dos anos até chegar ao uso dos itens elétricos graças à Revolução Industrial, no Século XVIII. A partir dessa data, acessórios do tipo se tornaram cada vez mais comuns, desde o uso doméstico até na indústria.

Quer saber como esse modelo de ferramentas funciona? De que modo elas podem auxiliar na execução de um projeto? Continue a leitura do texto e conheça os acessórios.

O que são ferramentas elétricas?

As ferramentas elétricas são responsáveis por gerar economia de tempo e fornecer maior eficiência às demandas diárias de trabalho. Isso acontece por exigir menos esforço físico por parte de quem a está operando, garantindo precisão à tarefa.

Desse modo, podemos citar como características:

  • Economia de tempo;
  • Maior agilidade ao processo;
  • Facilidade no uso;
  • Eficiência às demandas;
  • Segurança a quem opera;
  • Menor esforço físico do trabalhador.

Há alguns exemplos de ferramentas desse tipo que ajudam na execução de projetos. Podemos citar algumas como:

  • Parafusadeira;
  • Lixadeira;
  • Esmerilhadeira;
  • Furadeira;
  • Serra Elétrica;
  • Serra Tico-Tico;
  • Entre outras.

Diferentes segmentos da sociedade costumam usar justamente por esses fatores. Servem para pequenos reparos domésticos, como pendurar a TV no suporte, como também em serviços maiores na indústria, construção civil, no agronegócio, entre outros.

Acessórios para ferramentas elétricas

Usar as ferramentas aliadas a acessórios de qualidade faz toda a diferença. Isso acontece porque eles são responsáveis por garantir máxima eficiência ao objetivo. Afinal, um vai ser essencial para complementar o outro.

Na hora da escolha, você deve tomar cuidado ao escolher o tipo de peça. Sempre deve optar por produtos que seguem rigorosos padrões de qualidade, como os da Ciser. Ao mesmo tempo, que tenham resistência e durabilidade para evitar problemas indesejados.

Ferramentas pneumáticas: conheça as aplicações e vantagens

1. Broca 3 pontas

Apresenta elevada resistência ao desgaste, principalmente ao trabalhar com madeira e outros materiais derivados. Isso a credencia para uso em dois setores que demandam maior aplicação de torques: a construção civil e a indústria.

Produzida em aço carbono, a broca tem diferentes tamanhos e dimensões que variam de acordo com as necessidades. Possui três pontas, que propiciam maior velocidade e facilidade ao centralizar furos, oferecendo alto poder de penetração e boa performance.

2. Broca Chata

A peça possui acabamento composto por esporas nas bordas. Essas são responsáveis por fazer contornos precisos nos furos antes que a madeira do centro seja retirada. Assim, facilitando a tarefa do trabalhador, que sempre deve sinalizar com um lápis onde furar.

Muito comum em demandas que exigem perfuração em madeira maciça. Entretanto, serve também para outros tipos de materiais, como chapas de compensado, fibras e MDF. Recomendada para condições de uso intenso devido à alta resistência e encaixes rápidos.

3. Broca Fibro Mourão

Como o próprio nome diz, é recomendada para uso em mourões, uma espécie de coluna grossa e forte, em que se estende o arame da cerca. Também serve para estruturas de fibrocimento e madeira. Sua haste prolongada é perfeita para locais de difícil acesso.

Os diferentes tamanhos ajudam a englobar diferentes utilidades, que devem ser analisadas tecnicamente de acordo com as necessidades. Já o aço garante à broca maior durabilidade e resistência, comum em segmentos que demandam maior impacto, como:

  • Agronegócio;
  • Construção Civil;
  • Indústria.

4. Broca HSS

Esse é um dos tipos de acessórios para ferramentas elétricas que pode perfurar a maioria dos materiais. Entretanto, para que isso seja feito de maneira correta, é fundamental ficar atento ao modelo usado – diferença se dá pelo ângulo das pontas, dos espirais e do revestimento.

  • HSS-N (aços estruturais, metais não ferrosos);
  • HSS-H (plásticos duros, materiais laminados, objetos duros e frágeis);
  • HSS-W (alumínio, cobre, madeira, plásticos macios).

As brocas geralmente são feitas de aço e têm diferentes tamanhos. Isso leva a maior durabilidade e resistência, além da capacidade de suportar altas temperaturas. Chama atenção também pela velocidade do furo, rápida e precisa.

5. Broca SDS plus

Um dos modelos mais usados na construção civil devido à potência de perfuração no concreto. O design de espirais com uma dupla hélice torna a broca capaz de remover o pó com eficiência e traz maior resistência, evitando deslizes por meio de um encaixe preciso.

Com diâmetros a partir de 5mm e diferentes comprimentos, a broca é indicada também para uso profissional em outros tipos de materiais comuns nas obras. Podemos citar, por exemplo, tijolos, mármore, materiais de alvenaria, granito e basalto.

Acessórios para ferramentas elétricas para revender em loja matcon

A Ciser fabrica diferentes tipos de ferragens e os acessórios para ferramentas elétricas são alguns deles

6. Broca Widea

Outro modelo comum na construção civil. A Broca Widea apresenta um espiral mais alongado, com furos de grande precisão para aplicar buchas e altamente recomendada para remoção rápida de pó. Oferecendo assim agilidade, desempenho e produtividade.

Desse modo, deve ser usada em modelos robustos e resistentes, por isso frequentemente aparece nas obras. Isso significa que tem capacidade de perfurar materiais como azulejos, concretos, pisos e cerâmicas, habituais em obras.

Saiba mais sobre os diferentes tipos de brocas

7. Discos Abrasivos

Existem diferentes tipos de Disco Abrasivo com tamanhos e funcionalidades diferentes. Cada um varia também conforme as necessidades e cabe ao trabalhador analisar aquele que melhor se encaixa ao projeto proposto. Podemos citar alguns dos mais populares.

Desbaste

Fundamental antes do processo de soldagem ao garantir o acabamento, a limpeza, a remoção de falhas e as imperfeições na superfície. Oferece ainda longa durabilidade de desbaste, ou seja, ao tornar o material menos espesso ou grosso.

Usado em diferentes tipos de materiais, como ferro fundido, pedras, alumínio, refratário e aços. Muito comum em segmentos mais pesados, como indústrias, construção civil, metalúrgicas, montadoras automotivas e oficinas mecânicas.

Corte

O nome desse tipo de Disco Abrasivo já é autoexplicativo. Usado para cortar diferentes materiais de maneira rápida e precisa. Isso proporciona maior rigidez e segurança na execução do trabalho, garantindo eficiência e produtividade.

Os cortes acontecem em materiais como aço, bronze, cerâmica, ferro fundido e madeira. Ganham destaque pelo fato de serem livres de rebarbas e terem maior resistência aliada à durabilidade. Geralmente usados na indústria e construção civil.

Flap/Lixa

Existem diferentes variações quanto ao número de lixas desse tipo de modelo. Indicado para lixar materiais, remover soberbas e deixar materiais mais limpos, pois remove pontos de solda, ferrugem e outras imperfeições que possam existir.

Na hora de escolher a aplicação, você deve observar alguns pontos: resistência, dureza e flexibilidade. Comum em segmentos como indústrias automobilísticas e oficinas mecânicas ao oferecer ruídos menores durante o uso.

8. Disco de Serra

O Disco de Serra apresenta diferentes modelos e é um dos acessórios para ferramentas elétricas mais comuns. Apresenta dentes de metal duro capazes de cortar pedaços de madeira de forma geral com auxílio de uma serra elétrica.

Resistente e durável, a peça é instrumento de trabalho essencial em marcenarias. Cabe a cada um analisar as necessidades quanto ao uso, pois existem tipos que também podem ser usados em outros materiais como compensados e MDF.

9. Disco Diamantado

Já dá para imaginar do que é composta a peça: diamantes, o material mais duro conhecido. Eles são encontrados de maneira sintética nas pontas, proporcionando maior resistência em comparação a outros modelos abrasivos.

Importante na preservação da vida útil do material, pode ser usado no seco ou úmido. Precisa de uma serra mármore para ser utilizado e alcançar a máxima eficiência. Existem três modelos diferentes:

  • Contínuo (corte de pedras, azulejos, cerâmicas e porcelanato);
  • Segmentado (corte de concreto, telhas e tijolos, materiais robustos);
  • Turbo (corte de alvenaria, granito e mármore).

Os acessórios para ferramentas elétricas são essenciais e devem ser usados com segurança. Lembre de sempre desconectar da tomada ao fazer a limpeza ou manutenção, não esqueça de verificar a voltagem e armazenar corretamente. Assim, garante a eficiência ao usar e evita problemas tanto para as peças quanto para o trabalhador.

Saiba mais sobre os produtos Ciser. Acesse nossa loja agora mesmo!

A Fantástica Fábrica de Fixadores