Conheça os principais tipos de brocas, saiba como identificá-las e descubra qual é a melhor opção para cada superfície de aplicação.

A broca é um item essencial na caixa de ferramentas, afinal, sem ela não é possível utilizar a furadeira. Enquanto o motor da ferramenta cria uma rotação com a velocidade necessária, a broca encaixada em sua ponta (mandril) gira e faz pressão sobre a superfície, formando o furo cilíndrico onde será aplicado o fixador, seja ele um parafuso, bucha ou chumbador. Depois de escolher a furadeira ideal, é muito comum surgir a dúvida: qual tipo broca usar?

A verdade é que existem diversas opções e a escolha do modelo ideal vai depender do diâmetro do furo e da superfície onde ele será feito. Há brocas para madeira, metais, concreto e outros materiais. Por isso é muito importante escolher corretamente para evitar danos à furadeira e ao local de aplicação.

A seguir, veja como identificar os tipos de brocas e conheça quais são as mais usadas na construção civil

Broca aço rápido (HSS)

A broca aço rápido também pode ser identificada como broca HSS, sigla derivada do inglês high speed steel, que significa aço de alta velocidade. Esse tipo de broca possui corpo com formato helicoidal e haste cilíndrica, que serve para fixação no mandril. Esse formato é ideal para remoção do cavaco: quanto maior a profundidade do canal, maior a quantidade de cavaco que pode ser removido.

Alguns modelos são revestidos de titânio, aumentando sua capacidade de perfurar metais sólidos como o aço. Além desse material, a broca aço rápido também pode ser utilizada em materiais como zinco, latão, alumínio e cobre.

Broca SDS

A broca SDS é parecida com a broca widea. A diferença está em seu sistema de encaixe especial, que proporciona mais estabilidade, evita o deslizamento e aumenta a segurança do operador. Além do concreto, alvenaria e mármore, ela também pode ser utilizada em granito, basalto e tijolo.

Broca Widea

Esse modelo de broca possui uma pastilha de metal duro (Wídea – Carboneto de Tungstênio) e é indicada para perfurar materiais mais resistentes, incluindo concreto, alvenaria, tijolo, placas cimentícias, telhas, entre outros. Ele é capaz de fazer furos em instantes.

A broca de Widea deve ser utilizada em conjunto com uma furadeira de impacto, na função de furação com impacto. Seu movimento de vai e vem ajuda no avanço da furação, tendo em vista que o material a ser perfurado é duro e precisa do impacto para romper, realizar a rotação e, por fim, a furação. 

Broca chata

A broca chata é composta por um corpo reto e uma ponta piloto, mais conhecida como ponta autocentrante. Seu formato evita deslizamentos, oferece maior tração e proporciona uma perfuração mais rápida. 

Essas características tornam a broca chata ideal para furar madeira, aglomerados e fibras, em aplicações que não exigem um acabamento tão fino. Ela também foi desenvolvida para fazer furos de maior diâmetro em madeira como, por exemplo, uma perfuração para a instalação de fechaduras de armários. 

 Broca três pontas

Como o nome já diz, esse tipo de broca tem três pontas. Enquanto a ponta do meio serve como um guia para o local do furo, as duas laterais perfuram a superfície ou material de aplicação. 

Geralmente, ela é feita de aço carbono, um material que a torna mais resistente ao calor gerado pelo atrito durante a perfuração. A broca três pontas é especialmente desenvolvida para a aplicação em todos os tipos de madeira, incluindo compensados e materiais mais macios.

Broca fibromourão

A broca fibromourão possui uma haste prolongada que é ideal para fazer furos mais profundos, até mesmo em locais de difícil acesso. Alguns exemplos são postes, caibros de madeira ou telhados de fibrocimento.

Cuidados na utilização

Independente do modelo de broca escolhido, há alguns cuidados durante a utilização que são válidos para todas elas. Para evitar acidentes, nunca se esqueça de desligar a furadeira da tomada quando for trocar a broca, se necessário. Para reforçar a segurança, use óculos de proteção para impedir cavacos e fagulhas nos olhos e proteja as mãos com luvas, considerando que a broca pode ficar quente ao finalizar o furo. Além disso, outro cuidado importante é escolher materiais de qualidade.

 Linha de brocas da Ciser

A linha de brocas da Ciser oferece a qualidade e a segurança ideais para complementar a aplicação de parafusos, buchas e chumbadores. Todos os tipos de brocas que você viu aqui estão disponíveis com diferentes tamanhos, materiais e acabamentos.

Adquira as suas na Loja Online Ciser ou encontre o revendedor mais próximo de você!

A Fantástica Fábrica de Fixadores