Veja um passo a passo para tirar bucha da parede com facilidade e encontre dicas para lidar com casos mais complexos.

Fundamentais para a instalação de objetos nas paredes, as buchas são peças que garantem a fixação eficiente com a utilização de diferentes tipos de parafusos.. Isso porque a forma cilíndrica e oca da bucha, permite a formação da rosca do parafuso, ao mesmo tempo que é expandida até ter contato com o furo da parede criando atrito necessário para garantir fixações seguras.

O uso do produto não é complicado: normalmente, basta fazer um furo na parede, inserir a bucha e encaixar o parafuso dentro dela. No entanto, quando é preciso remover ou trocar o objeto instalado de lugar, algumas dúvidas podem surgir — principalmente se a peça ou o parafuso que ela abriga estiverem danificados de alguma forma.

Neste texto, saiba como tirar a bucha de expansão da parede de forma rápida e fácil. Também falaremos sobre algumas soluções para os casos mais complicados.

Conheça 9 tipos de buchas e suas aplicações.

 Como tirar bucha da parede?

Como a bucha fica bem fixada no concreto, é preciso ter cuidado na hora de removê-la. Tentar puxar a peça de uma vez, por exemplo, pode acabar deixando um buraco muito grande na parede e tornar o seu conserto mais trabalhoso.

Veja um passo a passo para fazer a remoção de forma bem simples.

 1. Insira um parafuso no furo da parede

É importante que a peça tenha um tamanho compatível com o da bucha e que apenas uma parte dela fique encaixada. Com o auxílio de uma chave de fenda, aperte o parafuso o suficiente para que sua ponta fique firme no furo. Deixe aproximadamente ¾ do fixador para fora da parede.

2. Puxe o parafuso

Com o auxílio de um alicate, segure o parafuso encaixado e puxe-o para fora da parede. Como mencionado, o processo não deve ser feito muito depressa. Vá puxando o parafuso aos poucos, de forma que ele e a bucha sejam removidos sem causar grandes estragos na superfície.

 3. Faça o acabamento da parede

Chegou a hora de tampar o furo da bucha e reparar a parede. Para isso será necessário aplicar gesso ou massa corrida sobre furo, o que você deve fazer com o auxílio de uma espátula. Use uma lixa para uniformizar a textura da parede, deixando a parte com massa corrida no mesmo nível que o da sua superfície. Por fim, basta pintar a região.

Como resolver casos mais complicados?

Quando a bucha ou o parafuso que ela abriga são danificados, seja por causa de erros de aplicação ou por desgaste, o processo de remoção pode se tornar mais difícil que o esperado. A seguir, veja algumas soluções para casos mais complicados.

 O que fazer quando o parafuso quebra dentro da bucha?

Quando um parafuso quebra dentro da bucha, é muito mais difícil remover as duas peças. Isso pode acontecer por diferentes razões, como o balanço do transporte ou a aplicação de um aperto excessivo.

Há duas opções para resolver o problema. A primeira delas é fazer uma fenda, com o auxílio de um arco de serra, na superfície do parafuso. Assim, uma chave de fenda poderá ser usada para remover a peça.

A segunda opção exige um trabalho um pouco maior. Se não for possível serrar o fixador, você precisará de uma furadeira e um extrator de parafuso para fazer a remoção. Com a furadeira em baixa velocidade, abra um furo no centro do parafuso. Depois, basta inserir o extrator — que conta com uma rosca inversa — no furo criado e girar o aparelho no sentido anti-horário.

 O que fazer quando a bucha quebra na parede?

Apesar de serem peças resistentes, as buchas podem se romper quando o furo ou o parafuso escolhido não forem do tamanho ideal ou quando é aplicada muita força durante a instalação. Para evitar que isso aconteça, verifique o diâmetro de todas as peças, inclusive da broca que será usada para perfurar a parede.

Saiba como escolher os parafusos certos para os seus projetos!

No caso de uma bucha partida, será preciso remover as suas partes individualmente. Se a peça não estiver completamente encaixada, é possível puxar parte dela com o auxílio de um alicate — lembre-se de puxar devagar. Se não, vale apostar na mesma ideia do passo a passo que apresentamos e tentar retirar a peça com o auxílio de um parafuso. 

Por fim, caso tenha restado uma parte muito pequena dentro do furo e esteja difícil alcançá-la, ainda é possível passar cola em um palito ou uma ferramenta afiada e puxar o pedaço restante. Nesse momento, tenha bastante cuidado!

Embora dê o passo a passo e as dicas que apresentamos serem simples, é muito importante segui-los com bastante atenção. Assim, os seus projetos podem ser concluídos sem maiores problemas. Agora que você já sabe como tirar bucha da parede, aproveite para se dedicar a um projeto manual e aprender a montar uma poltrona suspensa!

Produtos mais vendidos na Ciser