Um fixador químico, versátil e resistente. Conheça tudo sobre o adesivo epóxi bicomponente, a “cola epóxi”.

Aqui no Blog Ciser, já falamos muito sobre alguns dos diversos tipos de fixadores existentes: fixadores mecânicos, passantes e não passantes, permanentes e não permanentes, entre outros. Mas, para falarmos de cola epóxi, é importante explicarmos outra categoria em que o produto se encaixa: os fixadores químicos.

Os fixadores químicos – como o nome já sinaliza – utilizam soluções químicas para unificar dois ou mais materiais. Isto é: após serem misturados na área de união, endurecem e criam uma camada com alta resistência e poder de adesão.

Ao contrário dos fixadores mecânicos não permanentes (como parafusos, porcas e barras fixadoras), que permitem a desmontagem das peças com a frequência necessária, os químicos, na maioria dos casos, são utilizados para a união permanente. Além disso, em muitos casos, a fixação química é utilizada como complemento da mecânica para oferecer ainda mais segurança.

O adesivo epóxi bicomponente, também conhecido como poliepóxido ou “cola epóxi”, é um dos fixadores químicos mais comuns no mercado. A seguir, veja tudo o que você precisa saber sobre a cola epóxi.

Conheça os tipos de fixadores químicos e saiba onde usar

O que é cola epóxi

Formada por duas partes que são misturadas no momento da aplicação, a cola epóxi também é chamada de bicomponente por combinar um tipo de resina plástica e um agente catalisador. Juntos, os dois componentes iniciam o processo de cura. O fixador se dispersa com uniformidade, garantindo a vedação perfeita das peças.

A cola epóxi é aplicada na colagem de peças pequenas ou médias, e resiste à água, óleos, a determinados ácidos e ao calor excessivo em certas aplicações o que garante montagens com qualidade e aumento de vida útil de materiais instalados interna ou externamente.

Agora que você já sabe o que é a cola epóxi, que tal conhecer as principais características desse tipo de fixador químico? Continue lendo para descobrir!

Principais características da cola epóxi

  • Cola em até 10 minutos;
  • Acabamento transparente;
  • Extremamente resistente;
  •  A cola epóxi da linha Ciser resiste a até 70°C. 
  • Resiste à água;
  • Resiste a óleo e determinados ácidos;
  • Garante vedação completa da área fixada.

Onde e quando usar a cola epóxi

Por oferecer praticidade, qualidade e durabilidade, a cola epóxi pode ser utilizada tanto para o uso profissional quanto para o doméstico.

Possui alto poder de colagens em pequenas superfícies lisas, porosas ou irregulares, e adere em diferentes tipos de materiais, como azulejos, madeira, vidro, borracha, fibras naturais, metais, pedras e diversos tipos de plásticos. A cola epóxi pode ser usada em pequenos reparos, desde o conserto daquela xícara, vaso, ou brinquedo quebrado até projetos de DIY como molduras e caixas. 

Adesivo e cola epóxi: conheça os tipos e suas diversas aplicações

Como aplicar o adesivo epóxi

A aplicação do produto é simples, mas exige alguns cuidados especiais. Veja o passo a passo:

  1. Misture os dois componentes do adesivo epóxi sobre uma bandeja completamente limpa, sem poeira ou gordura, até obter uma cor uniforme e transparente. Use a exata mesma quantidade de ambas as partes;
  2. Aplique a solução sobre as áreas que serão fixadas e as mantenha imóveis por 10 minutos, no mínimo.

Cuidados extras no momento da aplicação

  • Aplique o fixador em temperaturas acima de 5ºC, para garantir sua eficácia;
  • Prepare apenas a quantidade suficiente para uso imediato, pois a mistura não utilizada irá secar e deverá ser jogada fora;
  • Remova resíduos de cola imediatamente, com água e sabão – não espere secar;
  • De preferência, use luvas para proteger as mãos;
  • Nunca mexa nas superfícies que estão sendo fixadas antes de a cola secar completamente;
  • Feche bem as embalagens após usar, para não secar os produtos;
  • Armazene o adesivo epóxi bicomponente em um local fresco, seco e longe do frio ou calor extremos.

Quer conhecer mais informações sobre esse produto e começar a utilizar em suas obras ou projetos de DIY – Faça você mesmo? Em 2020, a Ciser, que já é reconhecida como a maior fabricante de fixadores da América Latina, diversificou ainda mais seu portfólio com o lançamento de uma ampla gama de produtos para fixação química, travamento e vedação, em uma linha composta por: adesivo epóxi bicomponente, adesivos anaeróbicos e instantâneos, kit colagem MDF, vedador liquido semissecativo e veda-rosca.

Você pode conhecer toda a linha de fixadores químicos e encontrar o adesivo epóxi da Ciser em nossa loja.

A Fantástica Fábrica de Fixadores