Você já deve ter ouvido falar da técnica DIY – Do It Yourself, não é? O nome vem do inglês e pode ser traduzido, simplesmente, como “faça-você-mesmo”. A prática consiste em fazer criações, obras e reformas de maneira autoral, sem ajuda de especialistas e com fixadores e ferramentas que podem ser encontrados facilmente em lojas de materiais de construção.
O número de adeptos à técnica vem crescendo consideravelmente nos últimos anos. O que, para muitos, até então, era principalmente uma maneira de economizar dinheiro, também se transformou em um ótimo hobby para passar o tempo e adquirir diversas novas habilidades.
Como as tarefas domésticas normalmente são feitas por amadores, sem acompanhamento de profissionais especializados e, em muitos casos, sem a utilização de ferramentas adequadas, os aplicadores costumam enfrentar um problema comum: parafusos espanados – ou seja, quando a fenda na cabeça do parafuso é danificada e não aceita mais uma chave de aperto, que fica girando em falso.
Isso acontece por remoção constante ou aplicação incorreta da peça, principalmente com ferramentas não adequadas para a fenda – como utilizar uma chave phillips maior do que a dimensão da fenda, por exemplo –, que acabam causando “estresse” no metal.
Conheça os principais elementos de fixação e suas aplicações.
Sem a possibilidade de girar a chave, a união que deveria ser não permanente – permitindo a remoção e aplicação a qualquer momento – é afetada e o parafuso espanado não pode ser retirado de maneira convencional. Torna-se uma tarefa quase impossível. Logo, surge a dúvida: como tirar parafuso espanado?
Existem diversas alternativas, por isso, confira as nossas dicas das formas mais conhecidas. Mãos à obra!
Como tirar parafuso espanado com alicate de pressão
- Se necessário, lixe a cabeça do parafuso (já saliente) para facilitar a aderência;
- Utilize um alicate de pressão na peça;
- Girando o alicate, remova o parafuso.
Como tirar parafuso espanado com uma serra
- Se o parafuso estiver saliente, reúna uma serra e uma chave de fenda;
- Com a serra, corte a cabeça do parafuso para criar uma fenda simples;
- Depois, use uma chave para retirar a peça.
Cuidado! Essa técnica pode resultar em ferimentos se feita sem equipamentos de segurança necessários. Antes de aplicá-la, experimente as demais ou peça ajuda a um profissional.
Como tirar parafuso espanado com um parafuso
- Corte a cabeça do parafuso com uma serra;
- Com uma broca menor, faça um furo no centro e, em seguida, forme uma rosca interna utilizando um macho;
- Aplique outro parafuso de mesma bitola que a rosca interna, com cola epóxi, neste mesmo furo;
- Espere secar e remova o parafuso.
Esta dica só pode ser aplicada quando o parafuso espanado for de um tamanho maior.
Como tirar parafuso espanado com um martelo
- Coloque a chave sobre a fenda espanada;
- Bata na parte traseira da chave com um martelo (com cuidado);
- Com a aderência ampliada, faça a remoção girando o parafuso.
Só experimente essa técnica com extrema cautela! Ao aplicar força com um martelo, você pode danificar a peça em que o parafuso está inserido. Experimente este método apenas em superfícies mais resistentes para a sua segurança e do material que está sendo trabalhado.
Lembre-se de que esses métodos devem ser feitos com cuidado. Utilize-os apenas quando não for possível requisitar ajuda, em últimos casos. Ao aplicá-los, utilize equipamentos de segurança, como luvas e óculos de proteção.
Agora que você já sabe como tirar parafuso empanado, que tal criar a sua própria oficina caseira e se tornar um especialista em DIY – Do It Yourself? Para isso, você vai precisar reunir algumas ferramentas básicas. Vamos lá?
Veja a lista de ferramentas essenciais para a sua oficina caseira.