Você já deve ter ouvido falar da técnica DIY – Do It Yourself, não é? O nome vem do inglês e pode ser traduzido, simplesmente, como “faça-você-mesmo”. A prática consiste em fazer criações, obras e reformas de maneira autoral, sem ajuda de especialistas e com fixadores e ferramentas que podem ser encontrados facilmente em lojas de materiais de construção.

O número de adeptos à técnica vem crescendo consideravelmente nos últimos anos. O que, para muitos, até então, era principalmente uma maneira de economizar dinheiro, também se transformou em um ótimo hobby para passar o tempo e adquirir diversas novas habilidades.

Como as tarefas domésticas normalmente são feitas por amadores, sem acompanhamento de profissionais especializados e, em muitos casos, sem a utilização de ferramentas adequadas, os aplicadores costumam enfrentar um problema comum: parafusos espanados – ou seja, quando a fenda na cabeça do parafuso é danificada e não aceita mais uma chave de aperto, que fica girando em falso.

Isso acontece por remoção constante ou aplicação incorreta da peça, principalmente com ferramentas não adequadas para a fenda – como utilizar uma chave phillips maior do que a dimensão da fenda, por exemplo –, que acabam causando “estresse” no metal.

Conheça os principais elementos de fixação e suas aplicações.

Sem a possibilidade de girar a chave, a união que deveria ser não permanente – permitindo a remoção e aplicação a qualquer momento – é afetada e o parafuso espanado não pode ser retirado de maneira convencional. Torna-se uma tarefa quase impossível. Logo, surge a dúvida: como tirar parafuso espanado?

Existem diversas alternativas, por isso, confira as nossas dicas das formas mais conhecidas. Mãos à obra!

Como tirar parafuso espanado com alicate de pressão

  1. Se necessário, lixe a cabeça do parafuso (já saliente) para facilitar a aderência;
  2. Utilize um alicate de pressão na peça;
  3. Girando o alicate, remova o parafuso.

 Como tirar parafuso espanado com uma serra

  1. Se o parafuso estiver saliente, reúna uma serra e uma chave de fenda;
  2. Com a serra, corte a cabeça do parafuso para criar uma fenda simples;
  3. Depois, use uma chave para retirar a peça.

Cuidado! Essa técnica pode resultar em ferimentos se feita sem equipamentos de segurança necessários. Antes de aplicá-la, experimente as demais ou peça ajuda a um profissional.

Como tirar parafuso espanado com um parafuso

  1. Corte a cabeça do parafuso com uma serra;
  2. Com uma broca menor, faça um furo no centro e, em seguida, forme uma rosca interna utilizando um macho;
  3. Aplique outro parafuso de mesma bitola que a rosca interna, com cola epóxi, neste mesmo furo;
  4. Espere secar e remova o parafuso.

Esta dica só pode ser aplicada quando o parafuso espanado for de um tamanho maior.

Como tirar parafuso espanado com um martelo

  1. Coloque a chave sobre a fenda espanada;
  2. Bata na parte traseira da chave com um martelo (com cuidado);
  3. Com a aderência ampliada, faça a remoção girando o parafuso.

Só experimente essa técnica com extrema cautela! Ao aplicar força com um martelo, você pode danificar a peça em que o parafuso está inserido. Experimente este método apenas em superfícies mais resistentes para a sua segurança e do material que está sendo trabalhado.

Lembre-se de que esses métodos devem ser feitos com cuidado. Utilize-os apenas quando não for possível requisitar ajuda, em últimos casos. Ao aplicá-los, utilize equipamentos de segurança, como luvas e óculos de proteção.

Agora que você já sabe como tirar parafuso empanado, que tal criar a sua própria oficina caseira e se tornar um especialista em DIY – Do It Yourself? Para isso, você vai precisar reunir algumas ferramentas básicas. Vamos lá?

Veja a lista de ferramentas essenciais para a sua oficina caseira.

A Fantástica Fábrica de Fixadores