Como as tarefas domésticas normalmente são feitas no dia a dia, sem acompanhamento de profissionais especializados e, em muitos casos, sem a utilização de ferramentas adequadas, os aplicadores costumam enfrentar um problema comum: parafusos espanados – ou seja, quando a fenda na cabeça do parafuso é danificada e não aceita mais uma chave de aperto, que fica girando em falso.
Isso acontece por remoção constante ou aplicação incorreta da peça, principalmente com ferramentas não adequadas para a fenda – como utilizar uma chave phillips maior do que a dimensão da fenda, por exemplo –, que acabam causando “estresse” no metal.
Sem a possibilidade de girar a chave, a união que deveria ser não permanente – permitindo a remoção e aplicação a qualquer momento – é afetada e o parafuso espanado não pode ser retirado de maneira convencional. Torna-se uma tarefa quase impossível. Logo, surge a dúvida: como tirar parafuso espanado?
Existem diversas alternativas, por isso, confira as nossas dicas das formas mais conhecidas. Mãos à obra!
Veja 4 formas de como tirar parafuso espanado da parede
1. Alicate de pressão
- Se necessário, lixe a cabeça do parafuso (já saliente) para facilitar a aderência;
- Utilize um alicate de pressão na peça;
- Girando o alicate, remova o parafuso.
2. Serra
- Se o parafuso estiver saliente, reúna uma serra e uma chave de fenda;
- Com a serra, corte a cabeça do parafuso para criar uma fenda simples;
- Depois, use uma chave para retirar a peça.
Cuidado! Essa técnica pode resultar em ferimentos se feita sem equipamentos de segurança necessários. Antes de aplicá-la, experimente as demais ou peça ajuda a um profissional.
3. Parafuso
- Corte a cabeça do parafuso com uma serra;
- Com uma broca menor, faça um furo no centro e, em seguida, forme uma rosca interna utilizando um macho;
- Aplique outro parafuso de mesma bitola que a rosca interna, com cola epóxi, neste mesmo furo;
- Espere secar e remova o parafuso.
Esta dica só pode ser aplicada quando o parafuso espanado tiver uma bitola maior.
4. Martelo
- Coloque a chave sobre a fenda espanada;
- Bata na parte traseira da chave com um martelo (com cuidado);
- Com a aderência ampliada, faça a remoção girando o parafuso.
Só experimente essa técnica com extrema cautela! Ao aplicar força com um martelo, você pode danificar tanto a peça em que o parafuso está inserido quanto a chave. Experimente este método apenas em superfícies mais resistentes para a sua segurança e do material que está sendo trabalhado.
Lembre-se de que esses métodos devem ser feitos com cuidado. Utilize-os apenas quando não for possível requisitar ajuda, em últimos casos. Ao aplicá-los, utilize equipamentos de segurança, como luvas e óculos de proteção.
Como reaproveitar o furo da parede com um novo parafuso e bucha?
Uma alternativa para quem busca reaproveitar o furo da parede com um novo fixador é utilizar a bucha refixe. Esse produto inovador da Ciser atua na recuperação dos furos a fim de manter a funcionalidade do móvel ou da parede sem provocar qualquer tipo de dano.
O processo pode ser feito de modo muito simples e fácil. Além disso, ainda pode ser repetido por três ou quatro vezes ao reaproveitar a mesma peça. Em apenas três passos dá para concluir o processo que não demora mais que um minuto.
- 1º passo: remova o parafuso desgastado com o auxílio de uma ferramenta.
- 2º passo: Insira a bucha com uma chave de fenda philips e remova o excesso para ficar do tamanho do furo.
- 3º passo: fixe o parafuso no furo de maneira rápida e segura com a mesma chave de fenda.
Agora que você já sabe como tirar parafuso espanado, que tal criar a sua própria oficina caseira e se tornar um especialista em DIY – Do It Yourself? Para isso, você vai precisar reunir algumas ferramentas básicas. Vamos lá?
Veja a lista de ferramentas essenciais para a sua oficina caseira.