Quer poupar espaço e ainda valorizar a estética da sua casa? Siga o nosso passo a passo e monte uma mesa suspensa com as próprias mãos.

As mesas suspensas são uma opção cada vez melhor para ambientes compactos. Fixadas diretamente na parede ou suspensas pelo teto, elas ajudam a economizar espaço, facilitando a locomoção no dia a dia. Mas, além disso, também valorizam a estética por terem um design simples.

Capaz de criar uma atmosfera clean e elegante, esse móvel tem sido usado em muito mais que imóveis com ambientes pequenos. Devido à sua versatilidade, as mesas suspensas são bastante usadas na decoração de grandes espaços, em cozinhas, quartos e sala de estar. 

Isso mesmo, as possibilidades de aplicação são muito variadas, permitindo muitos tipos de decoração. Hoje, é possível trabalhar com mesas de tamanhos, cores e materiais muito diferentes. Por exemplo, com mesa de madeira, metal, bancada suspensa em granito, entre outros.

Se você quer ter um ambiente mais funcional, ainda é possível apostar em um projeto DIY e fazer o seu próprio móvel. E então, quer uma peça personalizada e economizar espaço? Veja nosso tutorial e saiba como fazer uma mesa suspensa na parede.

1. Planeje-se antes de começar a mesa suspensa

O primeiro passo para fazer a sua mesa suspensa é definir o tipo de móvel que você deseja. Ele ficará em qual cômodo? Será usado com qual finalidade? Será fixada na parede? Você imagina um estilo específico? Pense sobre essas perguntas para se planejar.

Depois, meça o espaço disponível em sua casa, esboce um desenho do imóvel finalizado e vá a uma loja para comprar os materiais necessários para iniciar o projeto. Com um planejamento em mãos, ficará mais fácil se organizar e adquirir os materiais necessários.

2. Compre os materiais necessários

Já sabe como será o seu móvel? Agora, o próximo passo é adquirir os materiais para a montagem. Apesar das diversas possibilidades, preparamos uma lista especial. Veja os fundamentais para um projeto simples, de uma chapa de madeira presa à parede.

Confira a lista de materiais para o seu projeto:

  • chapas de madeira do tamanho que você precisar;
  • mãos francesas;
  • buchas;
  • parafusos para madeira;
  • lixa nº 80;
  • verniz em spray Ciser;
  • fita métrica;
  • martelo;
  • furadeira.

Em lojas de construção é possível encontrar chapas de diferentes tipos de madeira e cortá-las no tamanho que você precisa. Lembre-se que há muitas possibilidades em vista. Por exemplo, você pode usar uma chapa de madeira reta ou fazer gavetas e prateleiras.

Além disso, o número de mãos francesas, assim como o de parafusos, também pode variar. Confira o tamanho da sua madeira e o peso que ela precisará suportar para saber melhor. Ferramentas como furadeira também podem ser adquiridas em lojas ou alugadas pela internet.

Leia também: Banheiros com nichos embutidos: tipos e como fazer

3. Prepare a superfície da madeira

Nas lojas de construção, você pode encontrar chapas de madeira de diferentes acabamentos. É comum, porém, encontrar algumas em estado menos trabalhado. Para aumentar a durabilidade do material e valorizar a sua estética, vale a pena investir no acabamento. 

Para isso, com a lixa, vá esfregando a superfície da madeira, removendo farpas e qualquer uniformidade. Uma dica importante é lixar no sentido do veio da madeira, seguindo as suas fibras, para evitar manchas e distorções. Assim, você garante um bom acabamento.

Depois dessas etapas, use verniz. Espere secar e, se for necessário, passe novamente, criando uma nova camada. Se quiser uma mesa colorida, basta comprar uma tinta para madeira, da cor que você preferir, e pintar as chapas.

4. Monte a sua mesa suspensa

Se você optar por fazer gavetas, precisará encaixar as peças de madeira umas nas outras. Com a furadeira e os parafusos, é possível montar o seu móvel. Para construir divisórias ou gavetas, meça o material com bastante cuidado antes de colocar os parafusos. 

Outra opção é improvisar as gavetas com caixotes de feira, de madeira ou plástico. Assim, você pode fazer apenas a tábua principal e colocar as demais peças na parte de baixo. A ideia é simples e rápida, mas é preciso ter alguns cuidados.

Ao usar caixotes, as gavetas não estarão presas ao móvel. Ou seja, ficarão soltas e será preciso levantar as que estiverem no topo para utilizar as de baixo. Apesar disso, a opção pode ser vantajosa para a estética do ambiente, deixando-o despojado e elegante.

5. Use fixadores adequados para suspender a mesa

Quando o seu móvel estiver pronto, use a fita métrica para marcar os pontos em que as mãos inglesas ficarão. Posicione os metais sobre as marcas e use a furadeira para fixá-las com os parafusos. Depois, posicione o conjunto na parede e faça novas marcações.

O próximo passo é usar a furadeira para fazer furos nos locais marcados. Quando esses furos estiverem prontos, insira as buchas nos espaços com o auxílio de um martelo. Por fim, basta prender a peça na parede com os parafusos. Sempre com cuidado!

Outra opção é apenas posicionar a madeira sobre as mãos inglesas, deixando-a solta. Nesse caso, não é preciso prender os parafusos no móvel. No entanto, lembre-se que será preciso ter muito mais cuidado ao usar a mesa. Afinal, com o movimento ela pode se soltar.

Mesa suspensa requer uso de fixadores adequados

Como instalar a sua mesa suspensa com os fixadores Ciser?

6. Teste a estrutura da mesa suspensa

Depois de prender todos os parafusos, sua mesa suspensa já está pronta. Porém, antes de começar a usá-la, garanta que ela esteja bem firme. Essa medida é importante para evitar retrabalho ou até acidentes mais sérios, preservando a estrutura e as pessoas.

Em primeiro lugar, use um nivelador para conferir se a peça está reta. Se ela não estiver, faça os ajustes necessários. Depois disso, coloque os objetos que pretende utilizar sobre a madeira e observe se o peso provocou alguma alteração na estrutura.

Agora, a sua mesa já pode ser usada! Para aproveitá-la melhor, você ainda pode fazer alguns ajustes no cômodo em que ela foi instalada. Por exemplo, instalar uma nova tomada para aproveitar a escrivaninha ou luzes relaxantes se o móvel estiver na sala de jantar.

Como você descobriu neste artigo, a mesa suspensa é cheia de vantagens. Além de ser perfeita para ganhar espaço, ela é bastante versátil, podendo ser usada como mesa de estudos para quarto, mesa de trabalho para home office, mesa de jantar e até bancada. Para começar o seu projeto, não deixe de escolher bons materiais, que garantam qualidade e segurança, como os parafusos Ciser.

Quer aproveitar e ver mais dicas para a sua casa? Saiba como pendurar quadros pesados na parede.

Produtos mais vendidos na Ciser