Os banheiros com nichos embutidos podem ser muito mais bonitos e organizados. Confira nossas dicas para ter o seu.

O banheiro é um cômodo da casa ou apartamento que merece tanta atenção quanto os outros. Afinal, é nele que se pode tomar um banho relaxante para começar ou terminar o dia e também realizar os outros cuidados de higiene pessoal.

Para isso, é essencial investir na decoração e ter todos os itens necessários ao alcance das mãos. Uma boa opção são os nichos embutidos, que deixam o banheiro mais bonito e funcionam como suporte para colocar objetos decorativos e/ou itens organizados como shampoos, sabonetes, entre outros.

Se você gostou da ideia dos nichos, continue lendo para conferir nossas dicas, inspirações e o passo a passo para deixar seu banheiro mais organizado.

Quais são os tipos de nicho para banheiro?

Os nichos podem ser instalados em vários locais do banheiro, desde dentro do box do chuveiro até as paredes próximas à pia. É possível também variar o tamanho e as cores de acordo com o espaço disponível no ambiente. 

Os materiais também mudam dependendo de onde os nichos serão instalados e da estética desejada para o banheiro (clássica, rústica ou moderna, por exemplo). 

Existem alguns tipos de nichos, classificados de acordo com o tipo de instalação. Veja a seguir:

Nicho com abertura na parede

A primeira opção é o modelo feito a partir de uma abertura na própria estrutura. O mais comum é que seja coberto com revestimento de pastilhas, sendo ideal para banheiros menores. É também uma boa ideia para o interior do box, que geralmente tem menos espaço.

Nesse caso, a instalação é mais complexa e é recomendada a ajuda de um profissional. Assim, ele pode realizar a abertura na parede sem atingir canos e nem prejudicar a estrutura do banheiro, além de aplicar a pastilha escolhida.

Nicho de pedra com moldura

Esse é o tipo mais comum de nicho para banheiro, único e sem divisão. Costuma ser utilizada a mesma pedra que foi colocada na bancada, com uma borda que oferece o acabamento ideal entre a parede e o nicho.

Uma excelente dica aqui é apostar em pedras mais lisas para dar um acabamento mais limpo e tornar o nicho mais leve esteticamente.

Nicho vertical

Banheiro estilizado com nicho vertical em parede

Interior de banheiro com nicho vertical fora do box

O nicho vertical é uma ótima alternativa para um box com pouco espaço interno. O mais comum é que sejam feitas divisórias para aumentar o espaço de armazenamento, seja com vidro ou mesmo com pedras.

É comum que sejam feitos com o próprio revestimento de fundo da parede, mas também existem opções, como na foto acima, com um fundo diferente.

Nicho duplo

Banheiro com nicho duplo embutido

Banheiro com nicho duplo embutido na parede

O nicho duplo é um tipo de decoração que embeleza bastante o seu banheiro. Ele pode tanto ser horizontal quanto vertical, dependendo do espaço existente no box e a proposta para o ambiente.

Nicho contínuo

Banheiro e banheira com nicho embutido contínuo na parede

Banheiro com nicho contínuo embutido na parede

O nicho contínuo é um estilo mais minimalista, que ocupa a parede toda e não possui bordas. Ele é geralmente feito do mesmo material do revestimento da parede, mas também pode ser feito com pedra.

Nicho iluminado

Banheiro decorado com nicho iluminado embutido na parede

Banheiro decorado com nicho iluminado

O nicho iluminado é um artifício decorativo muito interessante e muito utilizado para embelezar o banheiro. No entanto, é importante dizer que a iluminação pode ficar um pouco exagerada.

Em banheiros mais escuros, essa pode ser uma boa alternativa para tornar o ambiente mais intimista e interessante visualmente. Mas se o banheiro for bem iluminado, talvez possa ficar bastante exagerado, tudo depende da proposta que você quer.

Nicho pronto

Banheiro com nicho pronto na parede com banheira

Banheiro com nicho pronto na parede com banheira

Há opções em vidro, mármore, madeira, e diversas outras composições. É importante que o material seja resistente à umidade, principalmente se for instalado dentro do box, que entra em contato constante com a água do chuveiro. 

Caso o nicho seja de madeira, o cuidado também deve ser redobrado, pois se ela não for adequada ao ambiente pode acabar estufando. Alguns tipos recomendados para o banheiro – todas impermeabilizadas – são os mais resistentes, como:

  • ipê;
  • cumaru;
  • pau-amarelo;
  • tatajuba;
  • maçaranduba;
  • entre outras.

A instalação do nicho pronto é mais simples e pode ser realizada por você mesmo. A seguir, confira o passo a passo para escolher o tipo mais adequado e veja nossas dicas para colocar o nicho pronto no seu banheiro.

Passo a passo: como instalar nicho de parede?

Com o tamanho do nicho definido, só falta fazer a instalação. Lembrando que o nicho com abertura na parede é mais complexo e que, nesse caso, a ajuda profissional é altamente recomendada.

Conhecendo alguns tipos de nicho disponíveis, você já pode escolher o seu preferido para começar o passo a passo e organizar melhor o banheiro.

1. Separe os materiais necessários para instalação

Se a sua escolha for o nicho de parede pronto, é possível prendê-lo à parede com o uso de fixadores para móveis, conforme o passo a passo abaixo. Você vai precisar de:

  • trena ou fita métrica;
  • lápis, caneta ou giz;
  • furadeira;
  • 2 buchas;
  • 2 parafusos.

2. Escolha a parede onde ficará seu nicho embutido

Seu nicho vai ficar no box ou na parede fora dele? Decidir onde ele será instalado é o primeiro passo para escolher todos os outros, incluindo o tamanho, material e sua aplicação. Tudo depende de quanto espaço há disponível no banheiro.

Caso o ambiente seja pequeno, o nicho feito com a abertura na parede é uma boa opção para otimizar melhor o espaço. Se o cômodo for maior, as possibilidades são mais variadas e você pode instalar nichos prontos nas paredes disponíveis, seja ao lado do box, da pia ou do sanitário. 

A escolha também depende de quais itens você quer organizar. Se forem toalhas de rosto ou de banho, é mais coerente que ele fique perto dos locais de uso, se forem itens decorativos, a dica é colocá-lo onde for mais visível ou onde há mais espaço livre para ser preenchido.

3. Meça seu nicho de banheiro e a parede escolhida

Depois de escolher a parede, já é possível medir qual o espaço disponível para o nicho. Considere todas as suas medidas, incluindo altura, largura e profundidade. Mais uma vez, é preciso levar em conta quais itens serão colocados no nicho. 

A altura precisa ser o suficiente para que caibam as embalagens maiores, pelo menos 30 centímetros é o recomendado. A largura depende mais do tamanho da parede e também do quanto você quer guardar, ela pode variar de 30 a 80 centímetros, por exemplo.

Por fim, a profundidade também precisa ser razoável para que os itens sejam colocados sem cair, nesse caso a partir de 10 centímetros é o ideal.

4. Faça os furos no nicho de banheiro

Antes de fazer os furos, é importante ter bastante cuidado com a profundidade que eles terão, pois precisará ser meio centímetro menor que a peça. Isso é fundamental para que a borda fique correta e a argamassa possa ficar bem colada no fundo.

Faça dois furos no nicho, um em cada lado das bordas que ficarão apoiadas na parede. Não esqueça de deixar uma margem de pelo menos 10% da medida total em cada um deles. Para isso, conte com uma trena ou fita métrica.

Dica importante: O furo deve ser feito no sentido de 45°.

5. Marque o nicho no local que deseja fixar

Na parede, marque o local desejado para a inserção do nicho com um lápis, caneta ou giz. Você pode usar o próprio nicho como base para saber exatamente qual é o local dos furos.

Se atente muito bem a todas as medidas pré-determinadas para o nicho e marque-o da forma correta. Lembre-se de avaliar todas as situações possíveis para fixá-lo de forma a minimizar possíveis erros.

6. Fure a parede onde o nicho será instalado

Faça dois furos na parede, novamente em 45°. Em seguida, insira uma bucha em cada um deles. Com o auxílio da furadeira, insira um parafuso em cada bucha. Por fim, é só encaixar os furos do nicho nos parafusos. Fácil e rápido!

A Ciser oferece uma linha completa de fixadores para os mais variados usos, com qualidade certificada e segurança garantida. Então, se você for decorar o banheiro ou outro ambiente da sua casa com os modelos de nichos mostrados aqui, tenha certeza de que a Ciser oferece a melhor fixação para você.

Gostou das nossas dicas? Então, aproveite para conhecer as lojas parceiras de revendas Ciser e adquirir os produtos pertinho de você!

Produtos mais vendidos na Ciser