Os banheiros com nichos embutidos podem ser muito mais bonitos e organizados. Confira nossas dicas para ter o seu.

O banheiro é um cômodo da casa ou apartamento que merece tanta atenção quanto os outros. Afinal, é nele que se pode tomar um banho relaxante para começar ou terminar o dia e também realizar os outros cuidados de higiene pessoal.

Para proporcionar esses momentos da forma mais confortável possível, é essencial investir na decoração e ter todos os itens necessários ao alcance das mãos. Nesse caso, uma boa opção são os nichos embutidos, que deixam o banheiro mais bonito e são um suporte a mais para colocar objetos decorativos e manter organizados itens como shampoos, sabonetes, toalhas de rosto e banho e o que mais for necessário.

Se você gostou da ideia dos nichos, continue lendo para conferir nossas dicas, inspirações e o passo a passo para ter um ou mais deles no seu banheiro e deixar o ambiente mais organizado.

Tipos de nicho

Os nichos podem ser instalados em vários locais do banheiro, desde dentro do box do chuveiro até as paredes próximas à pia. É possível variar o tamanho de acordo com o espaço disponível no banheiro e escolher cores que combinem com o estilo de decoração do ambiente. Os materiais também mudam dependendo de onde os nichos serão instalados e da estética desejada para o banheiro, seja clássica, rústica ou moderna, por exemplo. 

Existem dois tipos de nichos, classificados de acordo com o tipo de instalação. Veja a seguir:

Nicho com abertura na parede

Uma das opções de nicho de parede é o modelo feito a partir de uma abertura na própria estrutura, geralmente em formato retangular. O mais comum é que ele seja coberto com revestimento de pastilhas, sendo ideal para banheiros pequenos. Esse tipo de nicho também é uma boa ideia para o interior do box, que geralmente tem menos espaço.

Nesse caso, a instalação é mais complexa e é recomendada a ajuda de um profissional. Assim, ele pode realizar a abertura na parede sem atingir canos nem prejudicar a estrutura do banheiro, além de aplicar a pastilha escolhida.

Nicho pronto

Há opções em vidro, mármore, madeira, entre outras composições. É importante que o material seja resistente à umidade, principalmente se o nicho for instalado dentro do box, que entra em contato constante com a água do chuveiro. 

Caso o nicho seja de madeira, o cuidado também deve ser redobrado, pois se ela não for adequada ao ambiente pode acabar estufando. Alguns tipos recomendados para o banheiro são as mais resistentes, como ipê, cumaru, pau-amarelo, tatajuba, maçaranduba, entre outras, todas impermeabilizadas, é claro.

A instalação do nicho pronto é mais simples e pode ser realizada por você mesmo. A seguir, confira o passo a passo para escolher o tipo mais adequado e veja nossas dicas para colocar o nicho pronto no seu banheiro.

Passo a passo

Conhecendo alguns tipos de nicho disponíveis, você já pode escolher o seu preferido para começar o passo a passo e organizar melhor o banheiro.

 1. Escolha a parede

Seu nicho vai ficar no box ou na parede fora dele? Decidir onde ele será instalado é o primeiro passo para escolher todos os outros, incluindo o tamanho, material e sua aplicação.

Tudo depende de quanto espaço há disponível no banheiro. Caso o ambiente seja pequeno, o nicho feito com a abertura na parede é uma boa opção para otimizar melhor o espaço. Se o cômodo for maior, as possibilidades são mais variadas e você pode instalar nichos prontos nas paredes disponíveis, seja ao lado do box, da pia ou do sanitário. 

A escolha também depende de quais itens você quer organizar. Se forem toalhas de rosto ou de banho, é mais coerente que ele fique perto dos locais de uso, se forem itens decorativos, a dica é colocá-lo onde for mais visível ou onde há mais espaço livre para ser preenchido.

2. Calcule o tamanho do nicho

Depois de escolher a parede, já é possível medir qual o espaço disponível para o nicho. Considere todas as suas medidas, incluindo altura, largura e profundidade. Mais uma vez, é preciso levar em conta quais itens serão colocados no nicho. 

A altura precisa ser o suficiente para que caibam as embalagens maiores, pelo menos 30 centímetros é o recomendado. A largura depende mais do tamanho da parede e também do quanto você quer guardar, ela pode variar de 30 a 80 centímetros, por exemplo. Por fim, a profundidade também precisa ser razoável para que os itens sejam colocados sem cair, nesse caso a partir de 10 centímetros é o ideal.

3. Realize a instalação

Com o tamanho do nicho definido, só falta fazer a instalação. Lembrando que o nicho com abertura na parede é mais complexo e que, nesse caso, a ajuda profissional é altamente recomendada.

Se a sua escolha for o nicho de parede pronto, é possível prendê-lo à parede com o uso de fixadores para móveis, conforme o passo a passo abaixo.

Você vai precisar de:

  • Trena ou fita métrica
  • Lápis, caneta ou giz
  • Furadeira
  • 2 buchas
  • 2 parafusos

Veja como é simples!

  1. Faça dois furos no nicho, um em cada lado das bordas que ficarão apoiadas na parede. Não esqueça de deixar uma margem de pelo menos 10% da medida total em cada um deles. Para isso, conte com uma trena ou fita métrica.
    Dica importante: O furo deve ser feito no sentido de 45°.
  2. Na parede, marque o local desejado para a inserção do nicho com um lápis, caneta ou giz. Você pode usar o próprio nicho como base para saber exatamente qual é o local dos furos.
  3. Faça dois furos na parede, novamente em 45°. Em seguida, insira uma bucha em cada um deles.
  4. Com o auxílio da furadeira, insira um parafuso em cada bucha.
  5. Por fim, é só encaixar os furos do nicho nos parafusos. Fácil e rápido!

A Ciser oferece uma linha completa de fixadores para os mais variados usos, com qualidade certificada e segurança garantida.

Gostou das nossas dicas? Esperamos que tenha encontrado a inspiração de nicho para banheiro que procurava.

 

Produtos mais vendidos na Ciser