Veja o passo a passo para pendurar quadros pesados na parede de forma segura e sem danificar a estrutura do seu espaço.

Quadros são itens excelentes para dar um toque especial na decoração. E só de imaginar isso, os amantes do “faça você mesmo” já vão logo pensando na fita adesiva, ganchos adesivos ou em furar a parede com prego ou parafuso, porém, pendurá-los na parede pode não ser uma tarefa tão simples, principalmente se a peça escolhida for muito pesada.

Se o quadro tiver mais de 9 quilos, por exemplo, talvez pregos não sejam suficientes. Nesse caso, é necessário selecionar as ferramentas certas para fazer o processo sem correr o risco de que o quadro caia depois ou de danificar a estrutura da casa — cuidado ainda mais importante se o imóvel for alugado. Neste artigo, veja como pendurar quadros pesados na parede com o auxílio dos produtos Ciser. Boa leitura!

Avalie a parede e o quadro

Para pendurar um quadro na parede, é preciso avaliar o peso da peça e o material da parede em que ela ficará. Há paredes de tijolo, madeira, gesso e diversos outros materiais, por isso é preciso saber qual é o da sua casa e pesquisar as ferramentas que podem ou não ser usadas.

Você pode pesar o quadro com o auxílio de uma balança comum. Após ter essas informações, será possível encontrar as peças e os materiais mais adequados para o seu projeto.

Marque o ponto em que o quadro será pendurado

Conhecendo o material da parede e o peso do quadro, escolha o local em que a peça será pendurada. É recomendado que ela fique a, pelo menos, 1,60m do chão ou, se ficar sobre algum móvel, a 25 cm do seu topo.

Com um lápis, marque na parede o local em que ficará o centro da parte de cima do quadro. Depois, marque onde será fixado o parafuso. Como mencionado, pode ser que o prego não consiga segurar quadros mais pesados, por isso recomendamos que você use bucha, parafusos, pitões ou ganchos. Você também pode usar um papel com as mesmas dimensões do quadro e colocá-lo na parede para marcar o local em que a peça ficará.

diferentes tipos de parafuso disponíveis para o seu projeto. Saiba mais sobre os principais deles!

Pendure a peça

Casal colocando quadros na parede.

Para fazer a instalação de um quadro de até 65 kg, você vai precisar dos seguintes materiais:

Com todas as ferramentas em mãos, chegou o momento de começar o processo. O ideal é usar luvas para proteger as mãos e ter bastante cuidado ao manusear as ferramentas, principalmente a furadeira. Siga o passo a passo abaixo!

  1. Com a furadeira, faça um furo no local onde ficará o parafuso, marcado anteriormente com lápis.
  2. Insira a bucha no furo. Há buchas de diferentes tamanhos e espessuras. Procure a mais adequada para o seu projeto.
  3. Se o quadro for bem pesado, é mais indicado que você use o pitão ou o gancho. Coloque a peça na bucha, parafusando bem. Se tiver dificuldades nesse momento, use o alicate.
  4. Caso opte por usar o pitão ou gancho, fixe dois conectores na peça, lembrando de deixá-los na mesma altura. Corte a corda ou o arame em um tamanho um pouco maior que o da largura do quadro e amarre cada extremidade em um conector.
  5. Se o quadro for muito pesado, peça a ajuda de alguém para pendurá-lo. Basta prender a corda ou o arame no gancho ou no pitão e alinhar o quadro para que ele não fique torto.

Se o quadro não for tão pesado, a fixação pode ser feita com um parafuso comum e pendurar a peça diretamente nele, sem precisar fazer as etapas 4 e 5. Para facilitar o trabalho e evitar acidentes, é ideal contar com a ajuda de outra pessoa além disso, o trabalho ainda pode ficar mais divertido.

Agora você já sabe como pendurar quadros pesados na parede. Como você viu, é importante avaliar as condições do espaço, do quadro e escolher os materiais certos para garantir que a peça fique firme e não danifique a estrutura do espaço.

Está planejando mudar a decoração de algum ambiente? Conheça os produtos Ciser e garanta segurança e qualidade para seu projeto!

Produtos mais vendidos na Ciser