Veja o passo a passo para pendurar quadros pesados na parede de forma segura e sem danificar a estrutura do seu espaço.

Quadros são itens excelentes para dar um toque especial na decoração. E só de imaginar isso, os amantes do “faça você mesmo” já vão logo pensando na fita adesiva, em ganchos adesivos ou em furar a parede com prego ou parafuso. Porém, pendurá-los na parede pode não ser uma tarefa tão simples, principalmente se a peça escolhida for muito pesada.

Se o quadro tiver mais de 9 quilos, por exemplo, talvez pregos não sejam suficientes. Nesse caso, é necessário selecionar as ferramentas certas para fazer o processo sem correr o risco de que o quadro caia depois ou de danificar a estrutura da casa — cuidado ainda mais importante se o imóvel for alugado. Neste artigo, veja como pendurar quadros pesados na parede com o auxílio dos produtos Ciser. Boa leitura!

Materiais necessários para pendurar seu quadro na parede

Para fazer a instalação de um quadro de até 65 kg, você vai precisar dos seguintes materiais:

Prego e parafuso: saiba qual escolher

Como pregos e parafusos são usados para fixar peças de madeira, podem surgir dúvidas no momento da escolha por um desses materiais para o seu projeto. Cada fixador tem suas características próprias, com vantagens e desvantagens que precisam ser levadas em consideração.

Mas, em primeiro lugar, a principal diferença entre essas peças é a rosca, que compõe apenas os parafusos. Ela é, basicamente, um conjunto de filetes que garante maior firmeza às peças unidas, permitindo, também, que elas sejam desmontadas e montadas novamente, se necessário.

Assim, para escolher o material ideal, é preciso pensar na aplicação desejada. Por exemplo, para materiais que precisam ser fixados permanentemente, os pregos podem ser a melhor opção. Por outro lado, se o projeto precisa de um nível de segurança maior ou se há previsão de que as peças sejam desmontadas em algum momento, os parafusos são a escolha certa.

Também é muito importante avaliar o objetivo do projeto, considerando o tipo de madeira e o acabamento que se deseja alcançar. Dessa forma, você evita gastos desnecessários com materiais que não fariam grande diferença e se atém ao que é realmente preciso.

Avalie a parede e o quadro

Para pendurar um quadro na parede, é preciso avaliar o peso da peça e o material da parede em que ela ficará. Há paredes de tijolo, madeira, gesso e diversos outros materiais, por isso é preciso saber qual é o da sua casa e pesquisar as ferramentas que podem ou não ser usadas.

Essa medida é fundamental para garantir não apenas a qualidade estética da instalação, mas também a sua segurança. Afinal, ninguém quer correr o risco de ver um quadro pesado cair e, ainda por cima, precisar fazer novas alterações para reparar a sua estrutura.

Então, não deixe de pesar o material. Você pode fazer isso com o auxílio de uma balança comum. Após ter essas informações, será possível encontrar as peças mais adequadas para o seu projeto.

Marque o ponto em que o quadro será pendurado

Conhecendo o material da parede e o peso do quadro, escolha o local em que a peça será pendurada. É recomendado que ela fique a, pelo menos, 1,60m do chão ou, se ficar sobre algum móvel, a 25 cm do seu topo.

Com um lápis, marque na parede o local em que ficará o centro da parte de cima do quadro. Depois, marque onde será fixado o parafuso. Como mencionado, pode ser que o prego não consiga segurar quadros mais pesados, e, nesse caso, recomendamos que você use bucha, parafusos, pitões ou ganchos. 

Uma dica é usar um papel com as mesmas dimensões do quadro e colocá-lo na parede para marcar o local em que a peça ficará. Como o material é mole, certifique-se de deixá-lo bem firme na parede. Se for preciso, use uma fita crepe para manter a folha bem posicionada enquanto faz as marcações.

Casal colocando quadros na parede

Colocar quadros pesados na parede exige bons fixadores, como os da Ciser

Qual a altura ideal para o quadro na parede?

Você já sabe que a altura recomendada para pendurar os seus quadros é de ao menos 1,60m do chão. No entanto, nada impede arranjos diferentes, que fiquem mais altos ou baixos.

Por exemplo, quando são pendurados vários quadros um ao lado do outro. Nesses casos, pode ser preciso colocar alguns abaixo do indicado, ou bem mais no alto. Há, também, algumas indicações para a distância entre os quadros, que devem ficar a aproximadamente 7 a 15 centímetros uns dos outros.

Lembre-se sempre de pensar na forma como o ambiente será utilizado para fazer as medições da melhor forma. Isso significa considerar se as pessoas ficarão sentadas, em pé, se é um espaço para adultos ou crianças, para trabalho ou descontração e assim por diante.

Em resumo, apesar de ter uma altura recomendada, que considera o olhar humano, existem diversos fatores que podem interferir na decoração. Existem indicações, mas não regras restritas, então use a criatividade para criar as melhores decorações para as suas intenções e necessidades!

diferentes tipos de parafusos disponíveis para o seu projeto. Saiba mais sobre os principais deles!

Pendure a peça

Para fazer a instalação de um quadro de até 65 kg, você vai precisar dos seguintes materiais:

Com todas as ferramentas em mãos, chegou o momento de começar o processo. O ideal é usar luvas para proteger as mãos e ter bastante cuidado ao manusear as ferramentas, principalmente a furadeira. Siga o passo a passo abaixo!

  1. Com a furadeira, faça um furo no local onde ficará o parafuso, marcado anteriormente com lápis.
  2. Insira a bucha no furo. Há buchas de diferentes tamanhos e espessuras. Procure a mais adequada para o seu projeto.
  3. Se o quadro for bem pesado, é mais indicado que você use o pitão ou o gancho. Coloque a peça na bucha, parafusando bem. Se tiver dificuldades nesse momento, use o alicate.
  4. Caso opte por usar o pitão ou gancho, fixe dois conectores na peça, lembrando de deixá-los na mesma altura. Corte a corda ou o arame em um tamanho um pouco maior que o da largura do quadro e amarre cada extremidade em um conector.
  5. Se o quadro for muito pesado, peça a ajuda de alguém para pendurá-lo. Basta prender a corda ou o arame no gancho ou no pitão e alinhar o quadro para que ele não fique torto.

Se o quadro não for tão pesado, a fixação pode ser feita com um parafuso comum e pendurar a peça diretamente nele, sem precisar fazer as etapas 4 e 5. Para facilitar o trabalho e evitar acidentes, é ideal contar com a ajuda de outra pessoa — além disso, o trabalho ainda pode ficar mais divertido.

Agora você já sabe como pendurar quadros pesados na parede. Como você viu, é importante avaliar as condições do espaço, do quadro e escolher os materiais certos para garantir que a peça fique firme e não danifique a estrutura do espaço.

Está planejando mudar a decoração de algum ambiente? Conheça os produtos Ciser e garanta segurança e qualidade para seu projeto!

Produtos mais vendidos na Ciser