Quer dar um toque especial na sua decoração? Veja um passo a passo para montar uma poltrona suspensa.

Simples mas estilosas, as poltronas suspensas têm caído no gosto de decoradores e arquitetos. As cadeiras criadas para serem penduradas no teto estão em alta e prometem trazer um ar descontraído para a decoração de áreas externas e internas.

Em casa, elas podem ser usadas em varandas, quartos e sala de estar, mas também podem ajudar a compor um ótimo cantinho do descanso em empresas. Há cadeiras suspensas de estilos e materiais diversos, o que traz muitas possibilidades para a decoração de ambientes.

Embora esse item seja bastante procurado, não é preciso gastar muito para ter um. Se você gosta de projetos Do It Yourself — DIY —, pode fazer a peça e fixá-la depois, usando as próprias mãos. Quer saber como? Leia o artigo.

Conheça os tipos de poltrona suspensa

Como mencionado, há poltronas suspensas de vários estilos. Elas podem ser redondas, quadradas, de tecido, plástico, madeira e diversas cores. Antes de começar o seu projeto, é importante conhecer as opções e pensar na que ficará melhor no seu espaço. Depois disso, se planejar e comprar os materiais para começar a produção.

Neste artigo, mostraremos como montar uma poltrona de paletes. Veja a seguir um passo a passo para transformar o projeto em realidade.

Saiba como fazer uma poltrona de paletes

A poltrona de paletes é bem simples. Para montá-la não é preciso gastar muito dinheiro e nem muito tempo os paletes podem ser encontrados com muita facilidade —, mas é importante ter bastante atenção durante o processo. Os materiais para o projeto são:

  • 1 palete – 1m x 1m;
  • 2 pedaços de compensado de madeira – 1m x 30cm;
  • 4 suportes de rede;
  • 4 mosquetões – 10×4;
  • 8 metros de corda elástica para rapel – 12 mm de espessura;
  • 18 parafusos auto atarraxantes;
  • 6 futons e almofadas.

Agora, saiba como montar a peça.

  1. Com a furadeira e os parafusos, fixe as 2 chapas de compensado em duas das laterais do palete. É importante que as chapas estejam uma do lado da outra, e não em lados opostos da peça.
  2. Novamente com a furadeira, faça 4 furos no palete, um em cada ponta. Os furos devem ser largos o suficiente para que a corda passe por dentro deles, por isso use uma broca chata, de 12 mm. Se não tiver, use uma broca de aço rápido ou de madeira.
  3. Meça a distância da poltrona até o teto ou a viga em que a peça ficará pendurada. Para cortar a corda, use a medida obtida multiplicada por 2 e adicione mais alguns centímetros para os nós. Você precisará de duas cordas.
  4. Chegou a hora de dar os nós. É muito importante que eles fiquem bem firmes para garantir a segurança de quem for usar a peça. No site do Gshow, da Rede Globo, o carpinteiro Fábio Bessa ensina um tipo de nó ideal para segurar a sua poltrona. Pegue uma corda e amarre as duas extremidades para dar nós em duas pontas que estejam do mesmo lado.
  5. Prenda, com o auxílio da furadeira e os parafusos, os 4 suportes de rede no teto. Eles devem ser posicionados em 2 pares. Cada par terá um suporte de frente para o outro — eles devem ficar próximos, mas não colados. Também é importante prender os 2 pares próximos das laterais do palete, para que a corda não fique muito distante da peça nem incomode quem estiver descansando nela. 
  6. Encaixe um mosquetão em cada suporte. Com a ajuda de alguém, suspenda o palete e encaixe a corda dentro dos mosquetões. Cada corda deverá passar por dentro de dois mosquetões que formam um par. 
  7. Por fim, é só usar os futons para forrar a base do palete e colocar as almofadas encostadas nas tábuas de compensado.

Agora a sua poltrona suspensa já está pronta! Usando as peças indicadas, a estrutura é capaz de aguentar até 210 quilos. Porém, é preciso ter atenção para um detalhe muito importante: não fixe a poltrona em um teto de gesso ou PVC. Para garantir que ela fique segura, é preciso usar como base uma laje concretada ou uma viga robusta, com certo volume, que tenha uma altura de 12 cm, no mínimo.

Há diversos outros modelos de poltronas que podem servir como inspiração. Por exemplo, é possível fazer uma peça usando um cabo de vassoura e um tecido de macramê, ou pendurar uma pequena rede em um pedaço de madeira e fixá-la no teto.

Agora você já sabe como montar uma poltrona suspensa bem estilosa e já pode usar essa peça em sua decoração. Você também pode customizar o móvel à vontade, pintando o palete de uma cor diferente ou escolhendo futons e almofadas coloridas. Use bastante a criatividade, mas siga o passo a passo e tome todas as precauções para garantir a sua segurança ao montar a peça e ao usá-la.

Quer ver mais dicas de projetos DIY? Saiba como fazer nichos embutidos para banheiro!

Produtos mais vendidos na Ciser