Descubra de que maneira as indústrias brasileiras podem ser impactadas e sofrer com as consequências do conflito entre russos e ucranianos em seu dia a dia

O mundo acompanha com apreensão o desenrolar da guerra na Ucrânia provocada após a invasão da Rússia em 24 de fevereiro. Mesmo a mais de 10 mil quilômetros de distância, a indústria de bens de capital no Brasil pode sofrer com as consequências do conflito.

Bens de capital são a primeira parte da cadeia industrial, que trabalha com matéria bruta. São usados para produção de bens de consumo, ou seja, sem eles é impossível obter a mercadoria final. Como exemplo, podemos citar parafusos, ferramentas, motores, entre outros itens estratégicos.

Em um mundo globalizado, conflitos como esse envolvendo russos e ucranianos tendem a afetar não apenas os dois países. Uma prova disso é o Brasil, que não tem envolvimento direto e, mesmo assim, está sendo afetado.

Para você entender melhor sobre o conflito e de que maneira ele pode impactar nas indústrias brasileiras, elaboramos este conteúdo. Ele vai te ajudar a descobrir a relação do confronto com efeitos na economia daqui e as consequências da guerra na Ucrânia. Continue a leitura do texto e confira.

A guerra entre Ucrânia e Rússia

Como explicar o início do conflito? As tensões começaram dias antes ao estopim e até mesmo governantes de outros países tentaram uma solução diplomática. O presidente da Rússia, Vladimir Putin, ficou bastante incomodado com alguns pontos em relação à Ucrânia antes de ordenar a invasão.

O primeiro deles foi a aproximação do vizinho a países do Ocidente, principalmente os Estados Unidos e membros da União Europeia. Depois, não concordou com a expansão da Otan, uma aliança militar coordenada pelos norte-americanos, no Leste Europeu.

Acrescente ainda um cenário de tensão entre os dois países desde 2014 com a luta pela região da Crimeia, península ao sul da Ucrânia. Os três fatores mais a ambição de poder de Putin foram como um barril de pólvora que culminou no confronto entre as partes.

Desde o início, nações têm buscado acabar com a guerra. Sabem que os impactos para a economia mundial podem ser altos. As medidas adotadas vão de ajuda militar a sanções econômicas contra os russos, visando diminuir o poderio financeiro e isolar a região.

Guerra na Ucrânia: impactos nas industrias brasileiras

Guerra na Ucrânia traz impactos nas industrias brasileiras

Impactos nas indústrias brasileiras de bens de capital

Os bens de capital têm uma participação importante na indústria. No último ano, eles registraram aumento de 28,3%, impulsionados pelas máquinas e equipamentos. Os dados fazem parte de uma divulgação do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Entretanto, a influência acontece em diferentes setores da economia brasileira. Afinal, grande parte deles depende de produtos como máquinas, equipamentos e suprimentos para sua produção. Desde a construção civil até o agronegócio, todos podem sofrer o impacto.

O cenário ainda é de incerteza, mas a indústria brasileira pode sim sentir a influência do conflito entre russos e ucranianos. Existe a possibilidade de acontecer em meio à recuperação da pandemia de Covid-19, afetando a cadeia logística.

A primeira interferência deve acontecer no preço do dólar por conta do conflito e o cenário de instabilidade política. Com aumento na moeda norte-americana, responsável pelas negociações, há uma desvalorização da moeda brasileira, o real.

Em meio a esse contexto, acontece também impacto direto no preço dos insumos. Como são baseados justamente no dólar, o aumento da moeda provoca a elevação nos preços. Desse modo, afetando toda a produção por conta desse aumento.

Se você pensar como uma engrenagem, vai entender que tudo está interligado. Um aumento nos bens de capital vai acarretar em elevação de preços em todas as esferas. Os custos de produção sobem e são repassados à mercadoria final. Todos acabam impactados.

Como os bens de capital interferem em diferentes segmentos das indústrias brasileiras, é muito importante entender como algumas das áreas podem ser afetadas pelo conflito.

Confira os desafios e as oportunidades da inovação industrial

Agronegócio 

A principal preocupação do setor é sobre a importação de fertilizantes e insumos agrícolas do Leste Europeu. Esses produtos estão no topo da lista brasileira (9,3 milhões de toneladas são importadas da Rússia) e a dificuldade em usar traz impacto aos trabalhadores do campo.

Sem fertilizantes, o desenvolvimento das plantas fica extremamente prejudicado. Desse modo, vai afetar a produtividade das plantações e, consequentemente, o lucro dos profissionais do agro. Uma produção menor é igual a uma diminuição na renda.

Indústria Automobilística

Os impactos da guerra entre ucranianos e russos são tratados com muita cautela nas indústrias brasileiras voltadas para a parte automobilística. A principal preocupação está no aumento dos custos da produção, ocasionada justamente pelos bens de capital.

Esses custos afetariam toda a cadeia produtiva e seriam repassados para o consumidor, aumentando também o valor dos veículos. Em uma economia ainda em recuperação da pandemia de Covid-19, com menor poder de compra, seria um cenário bem ruim.

Leia também como é aplicada a nanotecnologia na indústria

Construção civil

Muito usado na construção civil, o plástico deve ser o principal afetado pela guerra na Ucrânia. Esse tipo de material está presente em pisos, telhas, janelas, sistemas de hidráulica, caixas d’água e em tantos outros lugares.

Só que essa matéria-prima costuma ser produzida em resinas de petróleo. O insumo tem registrado alta de preços desde o início do conflito, o que gera aumento também nos valores dos produtos que podem ser impactados.

Isso leva ao aumento de custos durante a produção, uma vez que o plástico está presente em diferentes lugares da construção civil. Como tudo está interligado, qualquer problema tem a chance de trazer consequências nos preços a na cadeia de produtos.

Petróleo na indústria de bens de capital

O Brasil é um país que ainda utiliza o petróleo e seus derivados como forma de geração de energia, mesmo que em pequena proporção – 2% da matriz energética nacional. O dado faz parte do Balanço Energético Nacional Interativo, veja:

  1. Hidrelétrica – 64,9%;
  2. Gás natural – 9,3%;
  3. Eólica – 8,6%;
  4. Biomassa – 8,4%;
  5. Carvão e derivados – 3,3%;
  6. Nuclear – 2,5%
  7. Petróleo e derivados – 2%
  8. Solar – 1%

Mesmo com uma pequena fatia, a alteração nos preços do mercado internacional respinga no Brasil, proporcionando um aumento nos valores da eletricidade. Em indústrias como a de bens de capital, o gasto costuma ser mais alto que o normal.

Isso acontece principalmente devido a máquinas e equipamentos que, geralmente, demandam um consumo maior de energia. Há ainda um outro ponto importante referente ao preço dos combustíveis, feitos essencialmente à base do petróleo.

Um cenário assim traz aumento de custos e afeta também o uso de máquinas. Desse modo, muitos desses equipamentos funcionam a partir de insumos do tipo. É preciso ter planejamento para se adequar e tentar minimizar os impactos.

Situações assim demonstram que o impacto do conflito vai além das fronteiras. A 10 mil quilômetros de distância da Ucrânia, o Brasil sofre com as consequências da guerra na Ucrânia. Elas afetam a indústria de bens de capital com aumento nos custos, afetando toda cadeia produtiva.

Conheça as soluções da Ciser para o setor industrial!

Nanotecnologia