Saiba como a indústria 4.0 chegou ao país e de que maneira o setor nacional se comporta diante dos novos formatos de produção com tecnologias digitais.

Como você imagina a indústria do futuro? Na verdade, ela já é uma realidade por meio da indústria 4.0 em que há a automatização de atividades. Ou seja, uma integração de recursos tecnológicos à produção com máquinas desenvolvidas e autônomas.

A evolução das tecnologias digitais está transformando o funcionamento das indústrias. Até mesmo os processos que levam mercadorias ao consumidor estão mudando, com diversas possibilidades novas para produtos e clientes.

Esses novos formatos de produção, que utilizam robótica, inteligência artificial, automatização e outras tecnologias, fazem parte do novo cenário da indústria. O uso delas está cada vez mais presente na rotina com intuito de facilitar e produzir mais.

Quer compreender melhor o cenário no Brasil? Quais as perspectivas para o futuro? Continue a leitura do conteúdo que elaboramos. Nele, você vai poder entender melhor sobre a indústria 4.0 e sua influência na indústria nacional.

O que é Indústria 4.0

É caracterizada pela integração entre novas tecnologias e a indústria. Elas são responsáveis por unir os ambientes de produção a sistemas ciberfísicos. Podemos citar alguns exemplos desses novos recursos no dia a dia, como:

  • Internet das Coisas (IoT); 
  • Impressão 3D;
  • Robótica avançada;
  • Big Data;
  • Inteligência artificial (AI).

No contexto industrial, essas inovações são usadas para tornar as cadeias produtivas mais eficientes. Isso acontece ao permitir o aumento da competitividade nos negócios e o valor dos produtos. Além disso, traz vantagens para a organização.

Ter recursos tecnológicos faz parte da indústria 4.0 no Brasil

O uso de recursos tecnológicos é comum na indústria 4.0 do Brasil.

Aumento da produtividade

Por meio da otimização e da automação, dá para aumentar a produtividade dentro das empresas. Desse modo, reduzir a quantidade de erros, tornando os processos mais ágeis, eficientes e baratos. Traz então resultados concretos para o dia a dia de trabalho.

Dados em tempo real

As informações chegam em tempo real, assim como há um grande volume de dados armazenados em bancos. Todos ficam à disposição para tomada de decisões, o que permite aos gestores fazer isso com mais rapidez e de forma assertiva.

Descentralização

Outra vantagem na indústria 4.0 é a descentralização, ou seja, máquinas inteligentes identificam necessidades em tempo real. Elas têm a capacidade de oferecer diagnósticos mais rápidos e tomar decisões baseadas nessas informações.

Manufatura modular

As atividades realizadas pelas máquinas podem ser alteradas com maior facilidade. Os processos produtivos se tornam mais flexíveis, pois são criados módulos específicos para atender a cada tipo de demanda da melhor forma possível.

Operações integradas

Ao usar tecnologias como a Inteligência Artificial, Internet das Coisas e Robótica, as fábricas podem estar em permanente contato com os fornecedores e clientes. Assim, as demandas e a produção ficam mais sincronizadas e há transparência sobre a origem de materiais e serviços.

Descubra como a indústria 4.0 pode chegar até sua fábrica!

Indústria 4.0 no Brasil

A quarta Revolução Industrial se popularizou na Alemanha, entre os anos de 2011 e 2013. Já no Brasil, esse processo é mais novo e tem ganhado espaço agora. Muitas organizações já entendem a importância de se adaptar a essa nova realidade.

Desse modo, as empresas começaram a investir em novas tecnologias. Entretanto, isso ainda não quer dizer que tenham alcançado a manufatura digital. A maioria já se movimenta para atingir a máxima performance, conforme aponta levantamento do MIT Technology Review.

  • 47,5% estão implementando uma estratégia de transformação digital;
  • 30,5% estão desenvolvendo uma estratégia de transformação digital;
  • 1,9% não possuem planos de transformação digital.

Usar recursos tecnológicos como manufatura aditiva, robôs colaborativos e internet das coisas é essencial para acompanhar a evolução do mercado. Acima de tudo, criar diferenciais competitivos e proteger sua empresa em um ambiente concorrido.

O cenário no Brasil também mostra que a indústria 4.0 é uma realidade. Entre os que ainda não começaram a usar a tecnologia, 85% deles reconhecem a necessidade de se adaptar ao novo modelo de negócios pautado por esses recursos.

Desafios para da indústria 4.0 no mercado brasileiro

O Brasil ocupa a 66ª posição no Índice Global de Inovação, que considera o desempenho de 126 países neste aspecto. O dado revela que a adoção de novas tecnologias não é um processo simples para as empresas nacionais, que têm alguns desafios pela frente.

De acordo com estudo da CNI, o principal deles ainda é a burocracia para 46% das grandes organizações. Elas até pretendem investir em tecnologias digitais, mas se dizem limitadas pelas leis e regulamentações que atrapalham esse desenvolvimento.

Há ainda outros obstáculos para a atuação nas indústrias. A dificuldade para encontrar bons fornecedores, a falta de infraestrutura (internet banda larga e redes móveis) e a mão de obra qualificada. Esses são alguns entraves para adoção de tecnologias nas empresas.

Confira desafios e oportunidades da inovação industrial!

Tendências para o futuro da indústria 4.0

A indústria 4.0 traz uma série de vantagens aos lugares que exploram suas possibilidades. Quem ficar fora dessa revolução vai perder muitas oportunidades, pois a indústria nacional ainda está em um momento de transição. Então, há tempo para mudanças.

Hoje, os especialistas defendem que o Brasil está entrando nessa nova fase marcada pelo uso de recursos tecnológicos. Ou seja, a capacidade de ações como automatizar tarefas mecânicas e repetitivas por meio da eletrônica, robótica e programação.

Esse processo está acontecendo de forma gradual. Os benefícios da quarta Revolução Industrial podem ser sentidos em um período de tempo curto. Entretanto, é apenas a longo prazo que as mudanças vão aparecer e trazer resultados concretos.

Muitas empresas estão investindo em inovações tecnológicas e aprimorando processos. A tendência é que os produtos se tornem mais inteligentes e autônomos. Nesse cenário, o investimento em tecnologia, pesquisa e inovação é o que fará o Brasil caminhar na direção certa no mercado internacional.

Ciser: um exemplo de inovação

A Ciser, maior fabricante de fixadores da América Latina, destaca a inovação como um elemento estratégico para o desenvolvimento. Em 2019, a empresa se tornou participante da Juntos Somos+, programa de fidelidade que promete levar o varejo à era digital com auxílio da inteligência artificial.

O objetivo é que a tecnologia ofereça aos varejistas informações sobre o mercado local e o comportamento do consumidor. Isso então visa aumentar a performance das vendas ao oferecer um serviço mais personalizado para o cliente.

No Brasil, os efeitos da indústria 4.0 são sentidos e acontecem de forma gradual. Entretanto, muitas organizações já estão saindo na frente e investindo em novas tecnologias e formas de produzir com intuito ganhar produtividade e eficiência.

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