Quando se trata de projetos de marcenaria, há diversas ideias que você pode colocar em prática por conta própria. Veja nossas dicas e faça você mesmo!

Os projetos de DIY (Do It Yourself), também conhecidos como faça você mesmo, chamam atenção pela criatividade, economia e pela possibilidade de colocar as próprias habilidades manuais em prática. Eles são uma ótima forma de passar o tempo em casa e até mesmo de unir a família toda para ajudar. 

Com os projetos de marcenaria, feitos de forma artesanal com uso de madeira, não é diferente. Além de todas essas vantagens, eles também podem tornar o seu lar mais bonito, organizado e funcional. Gostou da ideia e quer se inspirar? Então veja todas as possibilidades que a madeira oferece e escolha o seu projeto agora mesmo! 

Prateleiras e nichos

As prateleiras e nichos são ótimas opções para organizar ou decorar os ambientes, aproveitando pequenos espaços ou até mesmo os cantos das paredes. As possibilidades são várias: você pode fixar um único pedaço de madeira ou utilizar vários deles, um acima do outro, formando um conjunto ou até mesmo uma estante. Com o uso de cordas, é possível criar as charmosas prateleiras suspensas. Você também pode reaproveitar molduras antigas para construir prateleiras bem modernas.

Já os nichos não se resumem ao formato quadrado, eles podem ser retangulares, hexagonais, triangulares ou até mesmo representar outras figuras, como uma casinha, que combina muito com o quarto das crianças. Além de utilizar madeira, outra boa ideia é personalizar caixotes de madeira os famosos pallets com o uso de tintas.   

Mesas

Mesas de jantar, mesas de centro e mesas de cabeceiras também são projetos de marcenaria que podem ser feitos por conta própria. As opções incluem mesas totalmente de madeira, combinadas com pé de metal — que garante um estilo industrial incrível e, mais uma vez, com o uso de pallets.

Com os materiais, ferramentas e tutoriais certos, é possível produzir o móvel sob medida e no estilo exato que você precisa para cada ambiente. E ainda economizar por isso.

Faça você mesmo: encontre dicas para projetos do it yourself.

Bancos, poltronas e balanços

Para acompanhar a mesa ou mesmo colocar em outros cômodos da casa, você ainda pode produzir bancos. Existem diversos modelos, incluindo os mais tradicionais, em formato de baú para guardar objetos e até com sapateira na parte de baixo, todos feitos a partir de madeira.

Se preferir, você também pode produzir uma poltrona, como a poltrona suspensa, ou até mesmo um balanço para curtir a sua varanda ou quintal.    

 Itens de decoração

Os itens de decoração são as opções mais simples, indicadas especialmente se você está começando a se aventurar nos projetos de marcenaria e quer adquirir mais experiência e confiança antes de iniciar as produções mais complexas, como os móveis vistos anteriormente.

As opções também são diversas: porta-retratos, quadros, vasos de plantas e suportes para jardins verticais, bandejas, caixas, abajures, porta-chaves, porta-objetos e o que mais a sua criatividade e imaginação permitir. Há vários tutoriais disponíveis na internet para cada um deles e basta decidir qual você prefere para colocar a mão na massa.

Seja qual for o móvel ou objeto escolhido para o seu projeto, lembre-se de usar sempre fixadores de qualidade!

Leia também: Dicas DIY: ferramentas essenciais para a sua oficina caseira.

Parafusos para madeira Ciser

A Ciser oferece uma linha completa de parafusos para madeira, ideais para garantir eficiência e segurança nos seus projetos de marcenaria. São diversos tipos de cabeças, roscas e acabamentos, tudo com tecnologia e ênfase no tratamento térmico, que garante aplicações mais seguras e sem quebras.

Não sabe qual é o melhor tipo de parafuso para madeira? Veja como escolher o modelo ideal para o seu projeto.

Produtos mais vendidos na Ciser