Veja como fazer uma sapateira e deixar os seus sapatos sempre organizados.

Um objeto prático que contribui bastante para a organização e a higiene da casa, as sapateiras têm se tornado ainda mais populares desde o início da pandemia do novo coronavírus.

Isso porque um dos principais cuidados para reduzir as chances de contaminação é retirar os sapatos ao chegar em casa, evitando que microorganismos da rua sejam levados para dentro do ambiente doméstico. Nesse contexto, muitas pessoas optaram pelo uso do móvel para atender às recomendações de segurança ao mesmo tempo em que mantêm os seus sapatos organizados.

Quer adaptar o hall de entrada da sua casa para deixá-lo sempre limpo e arrumado? Para ajudar você a fazer isso de forma simples e barata, além de divertida, preparamos um passo a passo mostrando como fazer uma sapateira.

Materiais necessários

Para a montagem, você vai precisar ter em mãos alguns materiais. Mas é importante reforçar que o projeto pode ser adaptado para o que você encontrar na sua região.

Para a base do móvel Para o estrado Para o topo
Sarrafos de pinus de madeira de 3 x 3 cm:

  • 6 deles com um comprimento maior, para serem posicionados na horizontal;
  • 4 devem com comprimento menor, para serem posicionados na vertical;
  • 2 também menores, que serão usados para conectar os dois lados;
  • 6 pequenos (de 15 a 20 cm), para apoiar a tampa.
Sarrafinhos de 1,5 x 1,5 cm em quantidade necessária para preencher a parte de baixo do móvel. Se não for possível, use uma tábua lisa de mesmo tamanho dos sarrafos na horizontal. Chapa de madeira para o topo da sapateira.
24 parafusos chipboard Ciser de 4,50 x 60 mm. Parafusos ou pregos menores (será preciso ter 2 para cada sarrafinho). Espuma, fibra acrílica e tecidos para fazer um assento, se preferir. Nesse caso, também será preciso contar com um grampeador pneumático ou para tapeceiro manual.
Cola para madeira Ciser. 6 parafusos com comprimento menor que a espessura da chapa de madeira.

Demais materiais:

Saiba como escolher o parafuso ideal para madeira.

Passo a passo: como fazer uma sapateira

Com os materiais em mãos, chegou a hora de montar a sua sapateira! Siga o passo a passo e transforme o seu hall de entrada!

Base inicial

  1. Comece montando dois quadrados com os sarrafos de pinos de 3×3 cm. Para isso, posicione os sarrafos maiores na horizontal e os menores na horizontal, formando um retângulo. Use a cola para madeira para unir as peças e, por fim, fixe um parafuso chipboard em cada extremidade.
  2. Ainda nos retângulos, fixe mais um dos sarrafos maiores do lado interno de cada um, horizontalmente, a 15 cm da base. Eles serão usados para o apoio do estrado, também conhecido como ripado. Novamente, use a cola e um parafuso chipboard em cada ponta.
  3. Fixe as três peças menores, que vão suportar o topo da sapateira. Em cada retângulo, posicione as peças no sarrafo superior, uma em cada extremidade e uma ao centro. Passe cola e fixe com os mesmos parafusos.
  4. Com as duas estruturas iguais prontas, una-as com os dois sarrafos que sobraram. Faça da mesma forma que nos passos anteriores.

 Estrado

  1. Para o estrado ou ripadinho, posicione os sarrafos menores, de 1,5 x 1,5 cm, nas duas peças horizontais que ficaram a 15 cm da base. A ideia é colocar os sarrafinhos um ao lado do outro com o espaçamento de 1 a 1,5 cm. Para a fixação, use a cola de madeira e os parafusos ou pregos menores;
  2. Lixe toda a peça para melhorar o seu acabamento. Aplique verniz, stain ou selante.

Saiba como funciona a cola instantânea, conheça seus tipos e aplicações.

 Topo

  1. Para o topo, basta posicionar uma chapa de madeira, que pode até vir de um móvel antigo, e fixá-la com os parafusos chipboard restantes. Para isso, vire o móvel ao contrário e prenda os parafusos de baixo para cima;
  2. Outra opção possível, caso você tenha vontade de personalizar a sua sapateira ainda mais, é colocar uma espuma sobre a chapa de madeira, revesti-la com um tecido e fazer um banco para assento. Se essa for a sua escolha, também será preciso contar com um grampeador pneumático ou para tapeceiro manual, que ajudará a prender o tecido na madeira.
  3. Pronto, agora é só usar o seu novo móvel!

Agora você já sabe como fazer uma sapateira em casa, preparando um lindo móvel para o seu hall de entrada. Lembre-se que apesar deste tutorial, existem muitas possibilidades de personalização, basta usar a criatividade. Por exemplo, você pode pintar o seu móvel da cor que preferir ou até substituir o estradinho por uma tábua reta.

Tudo pronto para o seu projeto DIY? Se restou alguma dúvida, aproveite para ler o nosso blogpost e conhecer as ferramentas essenciais para a sua oficina!

Produtos mais vendidos na Ciser