Entenda por que o uso de módulos em construções é uma grande tendência da construção civil.

Versáteis, de rápida montagem e transporte facilitado, as construções modulares têm se tornado uma forte tendência no setor de construção civil.

De acordo com um estudo da Grand View Research (2019), o mercado global de construção modular foi avaliado em U$ 112,3 bilhões em 2018. Com a crescente demanda por moradias populares e a ampliação de investimentos em infraestrutura comercial e de saúde, a expectativa é que esse valor fique ainda maior nos próximos anos.

E não é para menos: o uso de módulos pré-fabricados traz grandes benefícios aos canteiros de obras, tornando-os mais limpos e eficientes. Neste texto, entenda o que é a construção modular, conheça as principais vantagens de utilizá-la e veja alguns exemplos de projetos pelo mundo.

 O que é construção modular

A construção modular, como o próprio nome sugere, é feita a partir do uso de módulos individuais pré-fabricados. Ou seja, diferentes partes de uma edificação — pisos, paredes, coberturas e até cômodos inteiros — são construídos fora dos canteiros de obras para serem usados posteriormente em um processo de montagem.

Embora o formato de produção seja muito mais simples que os mais convencionais, ele demanda um alto nível de planejamento e controle, com logística e integração de processos eficientes.

Os módulos podem ser usados em finalidades diversas, ajudando a erguer casas, hotéis, estabelecimentos comerciais e assim por diante. As possibilidades de produção também são muitas, já que as peças podem ser fabricadas em diferentes materiais, como madeira, metal e concreto.

Conheça 6 grandes inovações da construção civil.

 Quais são as vantagens da construção modular

Além de diferentes possibilidades e uma grande abrangência, o formato de produção oferece outras grandes vantagens para a construção de casas, estabelecimentos e edifícios. A seguir, conheça as principais delas e veja alguns projetos que se apostam no uso de módulos.

Velocidade de produção

A produção de módulos em fábricas acelera significativamente a realização de uma obra. Isso porque partes da construção ou até cômodos inteiros, como banheiros e cozinhas — são feitos em fábricas, ambientes fechados e protegidos de interferências do tempo, como a chuva.

No modelo, ainda é possível que diferentes etapas da obra sejam construídas simultaneamente. Dessa forma, várias partes da edificação podem ser produzidas enquanto o terreno é preparado, de forma independente de etapas prévias, o que garante uma montagem com muito mais rapidez

Um exemplo de construção modular que se tornou conhecido em todo o mundo foi o hospital Huoshenshan, em Wuhan, na China. Com 25 mil metros quadrados, o edifício foi construído em apenas 10 dias, agilizando os atendimentos no país durante a pandemia do novo coronavírus.

Redução de custos

O uso de módulos permite a redução da quantidade de trabalhadores em uma construção, já que não é necessário ter pessoas para todas as etapas da obra. Além disso, como o prazo de execução é menor, é possível concluir mais obras em menos tempo.

Por fim, as construções modulares também promovem economia por terem um uso de materiais mais eficiente. Com as fábricas responsáveis por cerca de 90% da produção, o desperdício é reduzido significativamente devido à adoção de processos como controle de estoque, proteção contra ações do ambiente e reciclagem.

Segundo a empresa Plant Prefab, que recebeu US$ 6,7 milhões do Alexa Fund como um investimento da Amazon, as construções modulares trazem uma economia de entre 10% e 25% nas suas principais cidades de atuação.

Maior flexibilidade

Outra vantagem dos módulos é que eles podem ser reutilizados com mais facilidade. Isso porque é possível desmontar as construções e reorganizar as suas partes ou até transportá-las inteiramente para outros locais, permitindo que sejam aproveitadas em diferentes momentos.

Um exemplo é o projeto de hotel itinerante Flying Nest, criado pela premiada marca francesa Ora-ïto. Com módulos revestidos por matérias-primas naturais, as acomodações podem ser transportadas facilmente, sendo instaladas mesmo nos lugares mais inacessíveis.

 Sustentabilidade

Uma execução mais organizada e rápida demanda uma quantidade menor de matéria-prima, gera menos resíduos e, por ser mais eficiente, também reduz desperdícios. Isso significa um impacto ambiental menor, o que torna as obras mais sustentáveis.

Hoje, a crescente preocupação com os problemas socioambientais influenciou muitos empreendimentos. Algumas marcas já buscam aliar a eficiência dos módulos ao uso de materiais reciclados, energias renováveis e tecnologias que reduzem ainda mais o desperdício.

 

Um exemplo é a SysHous, companhia que produz casas modulares a partir de materiais 100% recicláveis.  Com a opção de cobertura verde, as casas também oferecem uma opção natural para aumentar o conforto térmico e acústico dos seus residentes. 

Saiba mais sobre a sustentabilidade na construção civil e conheça algumas aplicações.

Unindo qualidade, sustentabilidade e economia, o uso de módulos tem um grande potencial para facilitar, agilizar e otimizar obras, viabilizando — técnica e financeiramente — a execução de diferentes tipos de construções em muito menos tempo. Por isso, apesar de ainda não ser muito popular no Brasil, as vantagens da construção modular a tornam uma tendência que só tende a crescer nos próximos anos.

As empresas que desejam se destacar no mercado devem investir em tendências como essa, buscando as tecnologias, os profissionais e os produtos certos para evoluir e se destacar entre a concorrência. Nesse sentido, você pode contar com a Ciser para obter os melhores fixadores para a sua construção, como Selante PU 40, desengripante e adesivo e cola epóxi

Produtos mais vendidos na Ciser