Conheça algumas tecnologias que estão mudando o setor de construção civil para melhor.

Não é fácil acompanhar todas as novas tecnologias. Novas ferramentas e soluções surgem em uma velocidade incrível, trazendo novidades que alteram as formas de produção, as rotinas de trabalho e a relação entre as organizações e seus públicos.

Na era da indústria 4.0, tecnologias como a Inteligência Artificial (AI) e o Big Data permitem a união dos ambientes físicos e digitais, aumentando a competitividade dos negócios, a eficiência de sua cadeia produtiva e o valor de seus produtos. Nesse contexto, por mais que as inovações apareçam em um ritmo cada vez mais rápido, é preciso acompanhá-las de perto para não perder espaço para a concorrência.

Saiba mais sobre a indústria 4.0 e como ela pode chegar à sua fábrica.

Quer conhecer as últimas inovações e saber como elas podem beneficiar o seu negócio? Neste artigo, apresentaremos 6 inovações na construção civil que você precisa conhecer. Boa leitura!

1. Impressão 3D

A impressão 3D é o nome do processo que cria um objeto tridimensional a partir do depósito de várias camadas de materiais, uma sobre a outra, de acordo com uma projeção digital. Por exemplo, uma mesa é projetada em um software que dá os comandos para que a impressora a construa no formato e com as medidas corretas.

Na construção civil é utilizada essa tecnologia, principalmente em países como Estados Unidos e China. Com ela, podem ser construídos módulos ou até casas inteiras, com menos desperdício de material, mais rapidez e mais segurança para o trabalhador. 

Embora essa tecnologia ainda seja pouco usada no Brasil, há empresas que já investem no seu uso e colhem bons resultados. A companhia russa Apis Cor é uma delas. Com uma mistura de concreto e o auxílio das impressoras 3D, ela conseguiu construir uma casa de 37m em 24 h.

2. Inteligência Artificial (IA)

A inteligência artificial é uma área da Ciência da Computação que tem como objetivo desenvolver dispositivos capazes de simular o raciocínio humano. A ideia é que os computadores consigam pensar como as pessoas, usando sua inteligência para compreender contextos, fazer análises e encontrar soluções e alternativas de forma autônoma.

Essa tecnologia traz diversas possibilidades para a construção civil. Com o auxílio da IA, construtoras podem ter mais segurança em seus projetos, pois as máquinas poderão analisar as condições da obra e fazer manutenções preventivas, otimizar o layout dos seus projetos com o uso de computadores, oferecer um atendimento mais rápido para os clientes e usar robôs para as construções, permitindo que as pessoas se dediquem a outras tarefas.

Top 10 produtos mais vendidos na Ciser

3. Internet das Coisas (IoT)

A Internet das Coisas é outra tecnologia que está mudando a forma como a indústria funciona. Ela envolve a conexão de diversos aparelhos à internet, permitindo que eles interajam uns com os outros para monitorar, avaliar e relatar acontecimentos. No canteiro de obras de construção, essa inovação permite que as máquinas monitorem o andamento da construção, prevendo falhas e erros, coletando informações importantes para a tomada de decisão e até tomando decisões de forma autônoma.

Outra possibilidade trazida pela Internet das Coisas é a construção de casas inteligentes, que tenham seus espaços e aparelhos conectados. Nesse caso, o morador poderá controlar a temperatura, portas, janelas e aparelhos eletrônicos pelo celular ou tablet, por exemplo. 

4. Robôs autônomos

Os robôs podem desempenhar diversas funções, otimizando bastante os processos da construção civil. Há robôs que conseguem montar peças sem a ajuda de nenhum ser humano, aumentando a produtividade desse processo e reduzindo os custos com mão de obra, mas não é apenas para isso que eles servem. 

Em atividades que demandam muita força, como a demolição e a perfuração, essas máquinas também podem ajudar. Usá-las é uma forma de reduzir de forma significativa o esforço humano, permitindo que os trabalhadores se concentrem em outras tarefas, que não sejam as braçais. Além disso, o tempo para finalizar essas atividades diminui bastante.

5. Contrapiso autonivelante

O contrapiso autonivelante, também conhecido como autoadensável, ainda é uma tecnologia nova no Brasil. Ele é uma opção prática e econômica para nivelar bases de concreto, que acelera em quase 50% a colocação do piso por pavimento. Isso é possível porque o material é bem fluido e consegue se espalhar com mais facilidade pela área em que ficará.

A solução, além de eliminar etapas e tornar a aplicação mais rápida, ainda tem uma duração maior. Com uma boa resistência mecânica, o material é indicado, principalmente, para áreas internas, mas pode ser usado em residências e em estabelecimentos comerciais.

6. Realidade virtual

A realidade virtual utiliza efeitos visuais e sonoros para provocar sensações reais em seus usuários. É comum vermos jogos e filmes que usam essa tecnologia, mas como ela beneficia a construção civil? Em primeiro lugar, os projetos de engenharia e arquitetura podem ser elaborados com mais detalhes. A visualização de forma mais real de um projeto permite que eles sejam analisados com mais profundidade e sofram ajustes quando necessário. 

Essa inovação ainda pode facilitar o aprendizado. Com óculos de realidade virtual é possível, por exemplo, fazer cursos e treinamentos para colaboradores em espaços internos que não tenham muitos materiais.

As tecnologias digitais prometem trazer muitas mudanças para o mercado, agilizando processos e os tornando mais práticos. Novas soluções surgem a todo momento e é preciso conhecer as inovações na construção civil para saber de que forma elas impactarão negócio e produtos e o que é preciso fazer para usá-las e se destacar entre a concorrência.

Por isso a Ciser, maior fabricante de elementos de fixação da América Latina, se preocupa em sempre inovar em suas soluções. Na 15ª edição da pesquisa Campeãs de Inovação, idealizada pela Revista Amanhã, a companhia ficou em primeiro lugar no segmento de metalurgia e na 19ª posição do levantamento geral, sendo considerada uma entre as 25 mais inovadoras empresas dos três Estados do Sul.

Quer saber como usar a tecnologia em seus processos? Veja como operar de acordo com a indústria 4.0!

Produtos mais vendidos na Ciser