Conheça algumas tecnologias que estão mudando o setor de construção civil para melhor.

Não é fácil acompanhar todas as novas tecnologias. Novas ferramentas e soluções surgem em uma velocidade incrível, trazendo novidades que alteram as formas de produção, as rotinas de trabalho e a relação entre as organizações e seus públicos.

Na era da indústria 4.0, tecnologias como a Inteligência Artificial (AI) e o Big Data permitem a união dos ambientes físicos e digitais, aumentando a competitividade dos negócios, a eficiência de sua cadeia produtiva e o valor de seus produtos. Nesse contexto, por mais que as inovações apareçam em um ritmo cada vez mais rápido, é preciso acompanhá-las de perto para não perder espaço para a concorrência.

Quer conhecer as últimas inovações e saber como elas podem beneficiar o seu negócio? Neste artigo, apresentaremos 6 inovações na construção civil que você precisa conhecer. Boa leitura!

1. Impressão 3D

A impressão 3D é o nome do processo que cria um objeto tridimensional a partir do depósito de várias camadas de materiais, uma sobre a outra, de acordo com uma projeção digital. Por exemplo, uma mesa é projetada em um software que dá os comandos para que a impressora a construa no formato e com as medidas corretas.

Na construção civil é utilizada essa tecnologia, principalmente em países como Estados Unidos e China. Com ela, podem ser construídos módulos ou até casas inteiras, com menos desperdício de material, mais rapidez e mais segurança para o trabalhador. 

Embora essa tecnologia ainda seja pouco usada no Brasil, há empresas que já investem no seu uso e colhem bons resultados. A companhia russa Apis Cor é uma delas. Com uma mistura de concreto e o auxílio das impressoras 3D, ela conseguiu construir uma casa de 37m em 24 h.

2. Inteligência Artificial (IA)

A inteligência artificial é uma área da Ciência da Computação que tem como objetivo desenvolver dispositivos capazes de simular o raciocínio humano. A ideia é que os computadores consigam pensar como as pessoas, usando sua inteligência para compreender contextos, fazer análises e encontrar soluções e alternativas de forma autônoma.

Essa tecnologia traz diversas possibilidades para a construção civil. Com o auxílio da IA, construtoras podem ter mais segurança em seus projetos, pois as máquinas poderão analisar as condições da obra e fazer manutenções preventivas, otimizar o layout dos seus projetos com o uso de computadores, oferecer um atendimento mais rápido para os clientes e usar robôs para as construções, permitindo que as pessoas se dediquem a outras tarefas.

Top 10 produtos mais vendidos na Ciser

3. Internet das Coisas (IoT)

A Internet das Coisas é outra tecnologia que está mudando a forma como a indústria funciona. Ela envolve a conexão de diversos aparelhos à internet, permitindo que eles interajam uns com os outros para monitorar, avaliar e relatar acontecimentos. No canteiro de obras de construção, essa inovação permite que as máquinas monitorem o andamento da construção, prevendo falhas e erros, coletando informações importantes para a tomada de decisão e até tomando decisões de forma autônoma.

Outra possibilidade trazida pela Internet das Coisas é a construção de casas inteligentes, que tenham seus espaços e aparelhos conectados. Nesse caso, o morador poderá controlar a temperatura, portas, janelas e aparelhos eletrônicos pelo celular ou tablet, por exemplo. 

Saiba mais sobre a indústria 4.0 e como ela pode chegar à sua fábrica.

4. Robôs autônomos

Os robôs podem desempenhar diversas funções, otimizando bastante os processos da construção civil. Há robôs que conseguem montar peças sem a ajuda de nenhum ser humano, aumentando a produtividade desse processo e reduzindo os custos com mão de obra, mas não é apenas para isso que eles servem. 

Em atividades que demandam muita força, como a demolição e a perfuração, essas máquinas também podem ajudar. Usá-las é uma forma de reduzir de forma significativa o esforço humano, permitindo que os trabalhadores se concentrem em outras tarefas, que não sejam as braçais. Além disso, o tempo para finalizar essas atividades diminui bastante.

5. Contrapiso autonivelante

O contrapiso autonivelante, também conhecido como autoadensável, ainda é uma tecnologia nova no Brasil. Ele é uma opção prática e econômica para nivelar bases de concreto, que acelera em quase 50% a colocação do piso por pavimento. Isso é possível porque o material é bem fluido e consegue se espalhar com mais facilidade pela área em que ficará.

A solução, além de eliminar etapas e tornar a aplicação mais rápida, ainda tem uma duração maior. Com uma boa resistência mecânica, o material é indicado, principalmente, para áreas internas, mas pode ser usado em residências e em estabelecimentos comerciais.

6. Realidade virtual

A realidade virtual utiliza efeitos visuais e sonoros para provocar sensações reais em seus usuários. É comum vermos jogos e filmes que usam essa tecnologia, mas como ela beneficia a construção civil? Em primeiro lugar, os projetos de engenharia e arquitetura podem ser elaborados com mais detalhes. A visualização de forma mais real de um projeto permite que eles sejam analisados com mais profundidade e sofram ajustes quando necessário. 

Essa inovação ainda pode facilitar o aprendizado. Com óculos de realidade virtual é possível, por exemplo, fazer cursos e treinamentos para colaboradores em espaços internos que não tenham muitos materiais.

As tecnologias digitais prometem trazer muitas mudanças para o mercado, agilizando processos e os tornando mais práticos. Novas soluções surgem a todo momento e é preciso conhecer as inovações na construção civil para saber de que forma elas impactarão negócio e produtos e o que é preciso fazer para usá-las e se destacar entre a concorrência.

Por isso a Ciser, maior fabricante de elementos de fixação da América Latina, se preocupa em sempre inovar em suas soluções. Na 15ª edição da pesquisa Campeãs de Inovação, idealizada pela Revista Amanhã, a companhia ficou em primeiro lugar no segmento de metalurgia e na 19ª posição do levantamento geral, sendo considerada uma entre as 25 mais inovadoras empresas dos três Estados do Sul.

Quer saber como usar a tecnologia em seus processos? Veja como operar de acordo com a indústria 4.0!

Produtos mais vendidos na Ciser