Um bom planejamento é essencial para a agilidade e qualidade da construção. Confira nossas dicas e aumente a produtividade no seu canteiro de obras.

Independente de qual for o tipo de construção, o canteiro de obras é o local que reúne todos os recursos necessários para a execução da obra e, por isso, tem grande movimentação de pessoas, equipamentos e materiais. Para garantir que tudo funcione da melhor forma, com a máxima agilidade e eficiência possível, é essencial organizar o espaço que a construção ocupa, tomando alguns cuidados específicos da área de construção civil. 

Caso contrário, aumenta-se o risco de desperdício ou extravio de materiais, equipamentos danificados, equipe de profissionais sobrecarregada, acidentes de trabalho, erros de execução e, por consequência, de atraso na entrega da obra e queda na qualidade.

Portanto, quanto mais organizado for o canteiro de obras, maiores as chances de uma obra ser bem sucedida. A seguir, confira 5 dicas para aumentar a eficiência do seu canteiro de obras.

 1. Planeje a obra

Além de cumprir as principais normas regulamentadoras da construção civil, como a NR 18, que regulamenta a segurança no canteiro de obras, é essencial fazer um bom planejamento antes mesmo da execução começar. 

Isso inclui a elaboração de um cronograma de obra com a lista de todas as atividades, prazos e orçamentos —, e a definição de outros aspectos da obra: em qual local será a entrada e a saída de caminhões? Onde será feita a carga e a descarga de materiais? Tudo isso deve ser planejado de uma forma que facilite o trânsito e a permanência dos profissionais no meio ambiente de trabalho. 

2. Defina o layout do canteiro de obras

O layout determina a posição dos espaços no canteiro de obras, desde o almoxarifado (espaço para armazenamento de materiais) até as áreas de vivência, como banheiro e refeitório. O layout e suas instalações provisórias podem e devem ser modificados ao longo da obra, de acordo com a conclusão de cada etapa.

O mais importante é que todos os recursos necessários para a obra estejam disponíveis e organizados de uma forma que reduza o tempo de busca por materiais e, consequentemente, o cansaço dos trabalhadores. Ou seja, todos os materiais necessários para cada etapa devem ficar o mais perto possível de quem vai executá-la.

Leia também: Grandes obras da engenharia: NY e Copenhagen.

 3. Preste atenção na logística

Outro fator muito importante para aumentar a eficiência no canteiro de obras é a logística. Aqui o objetivo é garantir que não haja falta ou excesso de materiais, organizando todo o seu fluxo, transporte e armazenamento. Dessa forma, há mais produtividade e menos desperdício, evitando a perda de tempo na falta de materiais e de dinheiro, no caso do excesso.

Leia também: Como aplicar a sustentabilidade na construção civil.

4. Invista em segurança

A falta de segurança no canteiro de obras pode causar graves acidentes, não apenas gerando transtornos, mas também comprometendo o andamento da obra e colocando os trabalhadores em risco. 

Por isso, é indispensável que os EPIs (equipamentos de proteção individual) sejam sempre utilizados da forma correta e que as máquinas e equipamentos passem por manutenções constantes. Além disso, materiais e entulhos da obra jamais devem ser colocados em locais inadequados e os profissionais envolvidos na obra devem participar de programas de qualificação para saber tudo sobre as medidas de segurança no trabalho.

 5. Tome cuidado com as condições climáticas

Muito calor pode danificar determinados materiais e cansar demais os trabalhadores, enquanto o excesso de chuvas pode paralisar a obra. Por isso, conferir a previsão do tempo e se adaptar às condições climáticas é essencial para a eficiência no canteiro de obras. Dessa forma, é possível elaborar um planejamento mais preciso, com prazos realistas, evitando atrasos no prazo de entrega.

Além dessas dicas, algumas soluções inovadoras também podem aumentar a produtividade na obra. Conheça 9 tecnologias e ferramentas modernas para construção civil e saiba mais.

Produtos mais vendidos na Ciser