De trena a laser ao concreto que brilha no escuro: conheça agora as principais tendências, tecnologias e ferramentas para construção civil.

Sabemos que o cenário econômico está passando por uma situação delicada. Na última década, a produção industrial sofreu uma recessão que assolou o país. Passado esse momento, as perspectivas de crescimento eram grandes, especialmente para a construção civil.

Porém, o mundo novamente foi pego de surpresa com o alastramento da pandemia da COVID-19, doença causada pelo Coronavírus, e o mercado reagiu de maneira cautelosa. Sendo assim, é natural questionar: qual será o futuro das ferramentas para construção civil? Quais serão as novidades que farão a área recuperar o fôlego e alcançar grandes números de crescimento?

Uma das soluções encontradas para superar esse contratempo é o desenvolvimento de produtos e serviços inovadores, que incorporam valor aos projetos e definem novos caminhos ao mercado. Novidades que possibilitam criar projetos com mais agilidade e menores custos.

Conheça agora as principais tecnologias e ferramentas para construção civil, que estão conquistando espaço e fazendo a diferença.

Ferramentas para construção civil

 1. Trena a laser

Um item relativamente simples, mas que não pode faltar no carrinho de compras dos profissionais de obras. A trena digital revolucionou o dia a dia de pedreiros ao garantir muito mais precisão, já que antes o responsável precisava cuidar manualmente para não errar um centímetro sequer na delimitação do ambiente.

O laser de algumas trenas digitais pode chegar a até 200 metros de distância mantendo a precisão dos dados e podendo reduzir em até 90% o tempo necessário para executar a tarefa!

2. Building Information Modeling (BIM)

Seu nome pode soar confuso, então vamos lá: o conceito de “Modelagem da Informação da Construção” é a evolução dos já tradicionais projetos 2D para construções. A ferramenta permite a criação de modelos 3D avançados das obras, mais fiéis ao produto final.

De maneira simplificada, o BIM é, também, uma atualização das antigas maquetes. Com ele, é possível verificar cuidadosamente e por diferentes ângulos cada detalhe do projeto, além de ter acesso fácil a informações aprofundadas sobre a construção.

Acessado por um software específico, o BIM pode ser acessado simultaneamente por diferentes profissionais responsáveis, que adicionam novos dados em tempo real sempre que necessário.

3. Drones na construção civil

Uma outra tendência de ferramenta para construção civil é o uso de drones, com ele é possível fazer um rápido. Tudo sem a necessidade de ter uma equipe diretamente envolvida. Isso permite organizar uma gestão precisa de materiais e pessoas que deverão ser demandados para a obra.

Homem dirigindo o drone

O uso de drones também dispensa a necessidade de utilizar andaimes ou arriscar a segurança de profissionais no canteiro de obras.

Veja mais:Geoprocessamento e sua importância na construção civil

 4. Sensores inteligentes

Você já deve estar acostumado ao conceito de itens wearables, e pode até mesmo estar vestindo um neste exato momento. O crescimento de sensores “vestíveis” – como relógios inteligentes, por exemplo – vem acontecendo cada vez mais rápido, e resultou na criação de ferramentas modernas para construção civil.

O objetivo da tecnologia pode ser diverso: desenvolvimento de tecidos que controlam a temperatura corporal, criação de visores com realidade aumentada – que permite que eles sejam analisados com mais profundidade, por exemplo – e, até mesmo, pode ser usado sensores nos EPI’s para identificar com facilidade a posição exata de cada trabalhador e gerar alertas no caso de algum acidente.

Neste último caso, o funcionamento se deve à Internet das Coisas (IoT), parte fundamental da Indústria 4.0, que possibilita que os sensores se comuniquem entre si e enviem dados em tempo real ao gestores.

Concretos na construção civil

Material-base para pequenas e grandes obras, o concreto não poderia ficar de fora desta lista. Aliás, o material é um dos que apresentou mais novidades nos últimos anos.

A busca por concretos mais resistentes, sustentáveis e, até mesmo, funcionais é constante, e vem apresentando ótimos resultados. Confira as principais invenções.

5. Concreto biológico

O sonho de muitos engenheiros e arquitetos já é realidade: uma equipe de cientistas na Holanda desenvolveu um concreto com estrutura biológica que fecha as próprias rachaduras.

O material é produzido com bactérias que, ao entrarem em contato com o oxigênio e umidade do ar, absorvem o cálcio presente na composição para gerar um subproduto que preenche as fissuras. Acredite, a tecnologia é possível e já está sendo utilizada globalmente.

O material também oferece grande vantagem sustentável. Alguns anos depois de sua criação, o concreto biológico também foi utilizada na Espanha para criar paredes vivas, com fachadas verdes naturais que mantêm uma agradável temperatura interna e absorvem a radiação solar com alta eficiência.

6. Concreto com bambu

Mais uma solução inovadora com viés sustentável. Pensado pelo Future Cities Laboratory, da Singapura, como uma alternativa ao aço, o bambu foi escolhido por ser amplamente resistente. Aliás, os estudos apontaram que o bambu apresentou resistência ainda maior do que o concreto armado!

O bambu é uma matéria-prima barata, extremamente abundante na natureza, leve para carregar e cresce em períodos curtos. É ideal para substituir o aço nas regiões em que o material não pode ser produzido, e já está sendo utilizado em diversos países.

O projeto inovador trouxe ao laboratório um Zumtobel Group Award, uma das principais premiações de arquitetura do mundo com foco em sustentabilidade e inovação.

Imagem mostra concreto com bambu

Foto: Arch Daily /  Professorship of Architecture and Con- struction Dirk E. Hebel.

7. Concreto fluorescente

Sim, é isso mesmo. O curioso e inovador material foi desenvolvido por uma equipe da Universidade Michoacana de San Nicolás de Hidalgo, liderada pelo professor mexicano José Carlos Rubio Avalos, e está reformulando a iluminação urbana.

O time alterou a estrutura do cimento Portland, o mais utilizado no mundo, retirando cristais formados durante a fabricação para possibilitar que ele absorva a radiação ultravioleta durante o dia e brilhe durante à noite por até 12 horas ininterruptas.

As possibilidades para o uso desse concreto são infinitas:

  • ciclovias;
  • projetos da organização não-governamental Médicos Sem Fronteiras – para iluminar banheiros em áreas com pouca eletricidade;
  • e a já construída Smart Highway (rodovia inteligente), na Holanda, para melhorar a iluminação e oferecer mais segurança aos motoristas.

Veja foto:

Cimento luminescente

Foto: Olhar Digital.

 8. Concreto permeável

O concreto permeável não é nenhuma novidade no mercado. Porém, a empresa britânica Lafarge Tarmac deu um passo extra: seu produto exclusivo tem o diferencial de resistir a um forte tráfego de carros. Ou seja, pode ser utilizando em grande escala para construir estradas e ajudar a prevenir alagamentos nas cidades.

O concreto tem canais de drenagem incorporados, que consegue armazenar boa parte da chuva. Ao evaporar, a água também resfria a superfície, não danificando os pneus dos automóveis.

Cada metro quadrado do material tem a capacidade de absorver até 600 litros de água em menos de um minuto!

Metal na construção civil

9. Alumínio transparente

A tecnologia evoluiu muito nos últimos anos e fascina pela semelhança com vidro. Atualmente, existem mais de um produto utilizando- a, sendo dois principais: o ALON e o Spinel.

Originado no Laboratório de Pesquisa da Força Aérea Americana (AFRL), o ALON surgiu inicialmente com objetivos militares, como ser utilizado em janelas de aviões, em sensores infravermelhos e câmeras. O ALON se difere do vidro em 3 principais quesitos: maior resistência; peso consideravelmente mais baixo; e espessura até 50% menor.

O Laboratório já conseguiu usar o material para desenvolver uma janela de quase 2,5 metros quadrados, o que gerou interesse inclusive à NASA, que cogita utilizá-lo na Estação Espacial Internacional.

O Spinel, criado pelo também estado-unidense US Naval Research Laboratory (NRL), é um mineral (aluminato de magnésio) e surpreende com a incrível resistência, que quase se equivale a da safira! Isso significa que o produto é até 3 vezes mais resistente do que o vidro reforçado.

E como isso pode ser utilizado na construção civil? O Spinel, assim como o ALON, pode ser utilizado em ambientes que impossibilitam o uso de vidros devido à temperatura e pressão, como desertos e oceanos.

Parece até coisa de ficção científica ou protótipos que serão apresentados em um futuro distante, mas todas essas tecnologias já existem e estão dominando o mercado mundo afora. Diversas delas já estão disponíveis no mercado brasileiro. E você, já está preparado para aplicar em suas obras? 

Descubra agora outras 6 inovações na construção civil que você precisa conhecer.

Produtos mais vendidos na Ciser