Um bom planejamento é essencial para a agilidade e qualidade da construção. Confira nossas dicas e aumente a produtividade no seu canteiro de obras.
Independente de qual for o tipo de construção, o canteiro de obras é o local que reúne todos os recursos necessários para a execução da obra e, por isso, tem grande movimentação de pessoas, equipamentos e materiais. Para garantir que tudo funcione da melhor forma, com a máxima agilidade e eficiência possível, é essencial organizar o espaço que a construção ocupa, tomando alguns cuidados específicos da área de construção civil.
Caso contrário, aumenta-se o risco de desperdício ou extravio de materiais, equipamentos danificados, equipe de profissionais sobrecarregada, acidentes de trabalho, erros de execução e, por consequência, de atraso na entrega da obra e queda na qualidade.
Portanto, quanto mais organizado for o canteiro de obras, maiores as chances de uma obra ser bem sucedida. A seguir, confira 5 dicas para aumentar a eficiência do seu canteiro de obras.
1. Planeje a obra
Além de cumprir as principais normas regulamentadoras da construção civil, como a NR 18, que regulamenta a segurança no canteiro de obras, é essencial fazer um bom planejamento antes mesmo da execução começar.
Isso inclui a elaboração de um cronograma de obra — com a lista de todas as atividades, prazos e orçamentos —, e a definição de outros aspectos da obra: em qual local será a entrada e a saída de caminhões? Onde será feita a carga e a descarga de materiais? Tudo isso deve ser planejado de uma forma que facilite o trânsito e a permanência dos profissionais no meio ambiente de trabalho.
2. Defina o layout do canteiro de obras
O layout determina a posição dos espaços no canteiro de obras, desde o almoxarifado (espaço para armazenamento de materiais) até as áreas de vivência, como banheiro e refeitório. O layout e suas instalações provisórias podem e devem ser modificados ao longo da obra, de acordo com a conclusão de cada etapa.
O mais importante é que todos os recursos necessários para a obra estejam disponíveis e organizados de uma forma que reduza o tempo de busca por materiais e, consequentemente, o cansaço dos trabalhadores. Ou seja, todos os materiais necessários para cada etapa devem ficar o mais perto possível de quem vai executá-la.
Leia também: Grandes obras da engenharia: NY e Copenhagen
3. Preste atenção na logística
Outro fator muito importante para aumentar a eficiência no canteiro de obras é a logística. Aqui o objetivo é garantir que não haja falta ou excesso de materiais, organizando todo o seu fluxo, transporte e armazenamento. Dessa forma, há mais produtividade e menos desperdício, evitando a perda de tempo — na falta de materiais — e de dinheiro, no caso do excesso.
4. Invista em segurança
A falta de segurança no canteiro de obras pode causar graves acidentes, não apenas gerando transtornos, mas também comprometendo o andamento da obra e colocando os trabalhadores em risco.
Por isso, é indispensável que os EPIs (equipamentos de proteção individual) sejam sempre utilizados da forma correta e que as máquinas e equipamentos passem por manutenções constantes. Além disso, materiais e entulhos da obra jamais devem ser colocados em locais inadequados e os profissionais envolvidos na obra devem participar de programas de qualificação para saber tudo sobre as medidas de segurança no trabalho.
Leia também: Como aplicar a sustentabilidade na construção civil
5. Tome cuidado com as condições climáticas
Muito calor pode danificar determinados materiais e cansar demais os trabalhadores, enquanto o excesso de chuvas pode paralisar a obra. Por isso, conferir a previsão do tempo e se adaptar às condições climáticas é essencial para a eficiência no canteiro de obras. Dessa forma, é possível elaborar um planejamento mais preciso, com prazos realistas, evitando atrasos no prazo de entrega.
Além dessas dicas, algumas soluções inovadoras também podem aumentar a produtividade na obra. Conheça 9 tecnologias e ferramentas modernas para construção civil e saiba mais.