Entender os tipos de estoque é fundamental para crescer seu negócio. Seja porque seu cliente sempre encontra o que precisa, seja porque você sempre terá peças para vender.

O estoque é parte essencial do sucesso de um negócio, seja atacado, varejo, distribuidora ou indústria. No estoque ideal, não há excesso nem falta de mercadorias, mas a quantidade ideal para suprir a demanda dos consumidores — evitando que os itens fiquem indisponíveis e gerem a perda de vendas, além da frustração dos clientes.

Para isso, existem diversos tipos de estoque, que variam de acordo com o tipo de empresa, de mercadoria e até mesmo com a época do ano ou a fase de fabricação dos produtos. A seguir, conheça os principais deles e encontre a melhor opção para o seu negócio!

Estoque sazonal

Também chamado de estoque de antecipação, o estoque sazonal leva esses nomes por ser preparado com antecedência, a fim de atender o aumento da demanda em datas comemorativas. A escolha das datas mais importantes vai depender de vários fatores, como a área de atuação da empresa e a sua especialidade. Veja algumas das principais:

  • Páscoa – 40 dias após o carnaval;
  • Dia das Mães – segundo domingo do mês de maio;
  • Dia dos Pais – segundo domingo de agosto;
  • Dia das Crianças – 12 de outubro;
  • Black Friday – sexta-feira, no dia seguinte ao da ação de graças;
  • Natal – 25 de dezembro;
  • Ano-novo – 1º de janeiro

Sendo assim, o estoque sazonal funciona como um reforço do estoque em datas que há um risco de falta de fornecimento de mercadorias e expectativa de mais vendas e, é claro, mais lucro.

Estoque máximo

A quantidade máxima de mercadorias no estoque, até a possibilidade de um novo pedido, é chamada de estoque máximo. Esse número de itens pode ser definido a partir do espaço disponível para armazenamento. Uma das grandes vantagens do estoque máximo é a economia, pois ele permite a compra em grande quantidade, que pode ser negociada por um valor mais baixo. 

Estoque mínimo

Também conhecido como ponto de ressuprimento, ao contrário do estoque máximo, o estoque mínimo é composto pela menor quantidade possível de mercadorias em estoque — mas sem desconsiderar a estimativa de demanda, para que não haja a falta de itens. Esse tipo de estoque também é determinado pela quantidade mínima exigida para a solicitação de compra. 

Estoque inativo 

O estoque inativo é formado por itens que não foram vendidos e, por isso, estão parados no estoque. Para evitar prejuízos, é necessário avaliar o tipo de mercadoria, bem como seu prazo de validade, avaliando se os produtos se tornaram obsoletos ou se ainda podem ser vendidos.

Nesse caso, uma boa opção é negociar a troca de itens com a indústria, substituindo-os por produtos que possuem maior procura. Outra alternativa é realizar promoções para atrair a atenção e o interesse dos consumidores.

Leia também! Exposição de produtos: 8 técnicas para melhorar suas vendas

Estoque de proteção

O estoque de proteção é um dos mais escolhidos por grandes setores, como o automobilístico. Isso porque ele tem como objetivo garantir que a matéria-prima e os produtos continuem disponíveis mesmo em situações desfavoráveis, como alta demanda do mercado, preços elevados e greves, sendo utilizado até que o abastecimento volte ao normal. Esse é um dos tipos de estoque que ajudam a não interromper a produção na indústria e evitar a falta de itens para venda.

Estoque de ciclo

O estoque de ciclo é indicado para as empresas, principalmente indústrias, que trabalham com a produção de diferentes tipos de produtos e que nem sempre conseguem produzir todos eles ao mesmo tempo. 

Para garantir que cada item esteja sempre disponível, a produção e o armazenamento são planejados para suprir a demanda mesmo quando o ciclo de fabricação está com foco em outro produto.

Estoque regulador

O estoque regulador é uma modalidade para empresas que contam com filiais. Funciona assim: uma das filiais, geralmente a que possui mais espaço físico, mantém uma maior quantidade de itens armazenados, suprindo os demais pontos caso seja necessário e garantindo o estoque de todas elas.

Leia também: 10 materiais de construção que não podem faltar na sua loja

Estoque consignado

No estoque consignado, a armazenagem de itens é mantida por terceiros. Esse tipo de estoque é indicado para situações em que há falta de espaço na própria empresa ou para ampliar os canais de venda, agilizando a distribuição.  

Esse tipo de estoque é feito a partir de um contrato entre o consignante, que cede o espaço, e o consignado, que mantém e distribui os produtos. O estoque é abastecido por fornecedores e os itens são distribuídos de acordo com a demanda do consumidor final.

Dropshipping

O dropshipping é um dos tipos de estoque mais utilizados por e-commerces e marketplaces, que não precisam ter acesso aos produtos, apenas funcionar como intermediários para a venda. Assim que os sites recebem as solicitações de compra online, eles encaminham para o fornecedor, que envia os produtos armazenados ao cliente. Isso permite reduzir custos com armazenamento e agilizar a entrega para o consumidor final.

Estoque em trânsito

O estoque em trânsito, também chamado de estoque de canal, nada mais é do que os itens em trânsito pela transportadora. É importante realizar seu monitoramento para analisar e controlar quanto tempo as mercadorias passam de um lugar para o outro, evitando que seja maior do que o necessário.

Como você pôde ver, existem inúmeros tipos de estoque e os mesmos itens podem passar por mais de um deles, variando de acordo com a gestão de cada empresa, da demanda dos consumidores e até mesmo do período do ano.

Agora que você já sabe quais são os tipos de estoque, conheça também os desafios da gestão de estoque.

Gestão de estoque novidades e tendências