Conheça os principais segredos para melhorar a exposição de produtos no seu ponto de venda.

Oferecer os itens certos para um público bem definido é, claramente, a base para o sucesso de qualquer loja de varejo. Mas o que poucos comerciantes se atentam é para a cuidadosa exposição de produtos no ponto de venda, um dos pontos-chave para estimular a compra e aumentar seu ticket de venda. Isso porque, além de poderem identificar um mix de produtos completo de acordo com suas necessidades, os consumidores conseguem encontrar com facilidade aquilo que procuram. De quebra, uma boa exposição chama a atenção dos clientes para produtos complementares, que impulsionam as decisões de compra.

Nós já ensinamos, aqui no nosso blog, algumas dicas essenciais para aumentar as vendas na sua loja de ferragens. Agora, focamos exclusivamente a importância da exposição de produtos e separamos, neste artigo, 8 dicas simples, mas que farão toda a diferença para a sua loja de materiais de construção.

Melhore sua exposição de produtos em 8 passos

 1. Limpeza e organização, sempre!

Vamos começar com o básico. O cliente deve sentir-se bem ao entrar e ao se locomover por sua loja. Por isso, esteja atento para manter o ambiente sempre limpo e com os produtos dispostos em seus devidos lugares. Isso reduz drasticamente a possibilidade de abandonos, reclamações ou desistências de compra por parte dos consumidores.

Além disso, a organização o ajuda a encontrar o que procura com muito mais facilidade, sem a necessidade de ficar dando voltas e voltas atrás do produto no PDV. Lembre-se: a experiência do cliente com sua loja irá ditar a decisão de compra. Em uma pesquisa da empresa Salesforce com mais de 8 mil pessoas, divulgada em 2020, 84% dos entrevistados afirmaram que a experiência de compra é tão ou mais importante do que o produto oferecido. Reflita: qual experiência você está fornecendo a seus clientes?

Veja mais: “Experiência do cliente: 5 dicas para aplicar no seu PDV

 2.Separe os produtos em categorias

Repetindo: o consumidor precisa ter facilidade para encontrar e identificar cada produto. Categorize os itens de maneira organizada, por finalidade de uso, por exemplo. É interessante também, em alguns casos, posicionar próximo produtos que se complementam (como parafusos e porcas, por exemplo).

Dica extra: foque expor os produtos na altura dos olhos. Essa é a altura ideal para atrair a atenção de seus clientes e, consequentemente, aumentar as chances de venda.

Ver mais: “10 materiais de construção civil que não podem faltar na sua loja

3. Capriche na vitrine

Dizem que a primeira impressão é a que fica, então nada melhor do que investir no seu maior cartão de visitas: a vitrine da loja. Sabemos que nem toda loja possui uma vitrine, mas, se você tiver, utilize-a para destacar seu mix de produtos, expondo itens de tamanhos e finalidades diferentes.

Mas lembre-se: sua vitrine deve ser bonita visualmente – não exagere na quantidade de produtos, para evitar transformá-la em um ambiente desorganizado, e nem deixe-a vazia. Encontre o meio termo entre atrativa e funcional.

4. Aposte em materiais de PDV

Banners, pôsteres, adesivos de chão, bandeirolas: as opções de materiais de PDV são diversas, e são infalíveis na hora de deixar sua loja mais atrativa, destacar categorias específicas de produto e “guiar” os clientes pela loja de acordo com sua estratégia de vendas. Alguns fornecedores – como a Ciser – disponibilizam esses itens para suas lojas parceiras, para auxiliar no processo de vendas. Entre em contato com as marcas que você fornece e verifique as opções existentes.

 5. Sinalize nomes e preços

Essa dica é uma das mais importantes da lista. Em meio a tantos produtos diferentes, com materiais e finalidades semelhantes, é fundamental identificar claramente cada um deles. As principais informações como preço, nome do produto e especificação técnica, devem estar escritas logo à frente da gôndola de exposição do produto para simplificar o processo de compra.

Outra dica importante: destaque produtos em promoção com etiquetas de cores diferentes e chamativas. Essa técnica é extremamente eficaz para cativar os clientes e causar uma sensação de imediatismo, também fortalecendo a compra por impulso.

Veja mais: “Loja de material de construção: conheça 4 tendências de vendas

6. Mantenha itens próximo ao caixa

Temos outra dica infalível: sempre instale gôndolas com produtos em embalagens avulsas, e mais baratos, próximo ao caixa. Essa técnica de exposição é muito utilizada por supermercados, e os resultados são surpreendentes. De acordo com pesquisa do SPC (Serviço de Proteção ao Crédito), de 2017, 37% dos entrevistados compraram algo que não estava em sua lista e de que não precisavam.

Uma ótima maneira de aplicar essa estratégia em sua loja é, por exemplo, deixar nesta gôndola nossos produtos na forma blister e pacotes. A embalagem oferece uma quantidade definida de parafusos, com um único código de barra, que permite que os consumidores possam escolher e levar o produto ao caixa da loja sozinhos.

7. Invista em uma boa iluminação

Pode até não parecer nada de mais, mas acredite: as luzes desempenham um grande papel na percepção que seus clientes têm da sua loja. Um ambiente muito escuro, além de dificultar a procura por produtos, faz com que os clientes sintam-se menos “acolhidos” ao andarem em seu ponto de venda.

A iluminação também é fundamental na exposição de produtos. Utilize pontos de luz para chamar o olhar e destacar linhas específicas, com foco em promoções, lançamentos e produtos que precisam girar no estoque.

8. Conheça seus clientes

Você sabe o que seus clientes precisam e procuram? Sem essas informações, todas as demais dicas terão sido em vão. Pergunte e pesquise. Com essas informações, você saberá quais produtos podem ficar em foco na vitrine e no interior da loja, quais itens podem ficar próximo ao caixa, o que pode ser destacado por iluminação ou materiais de PDV.

Lembre-se: a exposição de produtos é apenas uma maneira de atrair a atenção dos consumidores – e, para isso, você precisa entender claramente o que eles querem ver.

Viu só como pequenas atitudes podem fazer toda a diferença em seus lucros no final do mês? E, claro, na relação próxima que você tem com seus clientes. A melhoria da exposição de produtos é apenas uma das estratégias que você pode inserir em sua loja, e diversas outras estão sendo estudadas e aplicadas por empresas inovadoras.

Você conhece o Varejo 4.0? Aprenda agora como aplica-lo em seu negócio.

Guia do lojista de material de construção