Saiba quais são as principais características da porca quadrada e em quais aplicações seu uso é indicado.

Entre tantas opções de fixadores disponíveis no mercado, a porca é uma das mais conhecidas, junto com os parafusos. Assim como eles, as porcas também são encontradas em diferentes modelos, que variam de formato, tamanho e material para se adaptar a diversas aplicações de uso doméstico e profissional.

Independente do seu tipo, a porca funciona como um complemento para outro elemento de fixação, reforçando o travamento e evitando que ele se afrouxe, o que garante mais resistência e segurança aos projetos. Algumas delas são indicadas para aplicações com movimentação, enquanto outras têm a função de travamento total e permanente.

Para citar alguns exemplos, existe a porca sextavada, porca borboleta e também a porca solda. Mas o nosso foco a seguir será a porca quadrada. Continue lendo para descobrir as suas principais características e saber onde ela pode ser aplicada. 

 Características da porca quadrada

A porca quadrada é, como o próprio nome já diz, uma peça em formato quadrado, com um furo roscado em seu interior que serve para ser montado em outro elemento de fixação. Geralmente, ela é fabricada em aço inox ou aço carbono, com diversos acabamentos que podem ser polido, enegrecido de têmpera ou zincado a fogo este garante maior resistência e durabilidade para peças que ficam expostas a intempéries.

Aplicações da porca quadrada

Devido ao seu formato, a porca quadrada é bem fácil de aplicar, sendo que o aperto pode ser realizado com o auxílio de diversos tipos de chave. A peça é utilizada em conjunto com parafusos franceses, sextavados, sextavados internos, haste e barras roscadas ou em qualquer outro tipo de fixador. É importante garantir que a sua rosca e resistência mecânica (capacidade de suportar uma força) sejam compatíveis entre os dois elementos.

De forma geral, a porca quadrada é utilizada para o travamento do parafuso ou de outro elemento de fixação. Na prática, isso significa que a porca quadrada pode ser aplicada nos mais diversos segmentos, desde o moveleiro, em que a madeira é a principal matéria-prima, até o automotivo. O mesmo vale para o setor agrícola, que conta até mesmo com uma porca quadrada específica para a utilização em esteira de trator. E não acaba por aí, no setor de energia solar, esse tipo de peça é indispensável para a fixação e montagem das estruturas que sustentam o painel solar no telhado.      

Leia também: Porcas e arruelas: conheça os tipos e aplicações  

Porca MA ou UNC?

Ao pesquisar os tipos de rosca quadrada disponíveis, você provavelmente vai se deparar com as letras MA e UNC nas especificações de todas elas. Mas o que isso significa? As indicações, que variam de porca para porca, têm relação com o sistema de roscas, que também é válido para os parafusos.

As roscas internas das porcas podem ser fabricadas de acordo com o sistema métrico, feito com base nas normas ISO/DIN, ou o sistema polegada, que segue as normas ASME/ANSI/BS.

No sistema métrico, as nomenclaturas comerciais no Brasil são a MA, que representa uma rosca grossa, e MB, que representa a rosca fina. Já no sistema polegada, UNC é igual a rosca grossa e UNF, rosca fina.

Esta informação é importante no momento de avaliar a compatibilidade da porca com o outro elemento de fixação que será utilizado na aplicação, como o parafuso. É essencial que o tipo de rosca seja o mesmo em ambos, garantindo o encaixe ideal e seguro.  

Saiba mais sobre os tipos de roscas

 Encontre produtos de qualidade

A linha de porcas da Ciser, a maior fabricante de fixadores da América Latina, oferece diversas opções, com diferentes tipos de rosca, geometrias, classes de resistência, materiais, acabamentos e aplicações: desde o uso geral até produtos que atendem especificações técnicas rigorosas. 

As porcas podem ser utilizadas em construções de estruturas metálicas, móveis, no segmento de óleo e gás e também em implementos agrícolas, que exigem desempenho superior para proporcionar mais segurança.  

Todos os direitos reservados.

A Fantástica Fábrica de Fixadores