Saiba o que é a Ponteira Philips e descubra suas principais características e aplicações para garantir a sua máxima performance

O dia a dia de uma indústria ou de qualquer outro segmento se torna mais eficiente e produtivo ao utilizar uma Ponteira Philips. É responsável por apertar ou afrouxar parafusos, conferindo eficiência aliada à resistência ao fazer a fixação ou remoção de modo mais fácil.

Utilizada em conjunto com a parafusadeira à bateria, proporciona maior agilidade ao trabalho. Além disso, uma peça de boa qualidade dá maior conforto ao usuário, evitando esforço excessivo quando comparado à operação de aperto e desaperto feita de forma manual.

Isso garante um trabalho de forma sequencial, principalmente em linhas de produção ou montagem, em que o tempo deve ser amigo do colaborador. Traz maior eficácia à aplicação, sendo usada em diferentes áreas, desde a indústria, passando pela construção civil, pelo ambiente doméstico e outros.

Quer saber mais sobre o uso desse item? De que forma a utilização aliada à parafusadeira philips faz toda diferença para atingir sua máxima performance? Continue a leitura desse texto para saber mais a respeito da ferramenta.

O que é Ponteira Philips?

É uma haste fabricada em aço especial que proporciona maior resistência e durabilidade ao acoplar com auxílio de uma parafusadeira. Geralmente usada para soltar e apertar parafusos graças ao encaixe da cabeça que tem o formato philips.

A Ponteira Philips pode ser usada em diferentes tipos de parafusos, como os parafusos cabeça panela, lentilha e redonda, por exemplo. Todos os modelos que apresentam encaixe philips são aptos para o uso. 

Ponteira Philips pode ser acoplada à parafusadeira.

Trabalho com auxílio da parafusadeira melhora rendimento da Ponteira Philips.

Além disso, a peça pode apresentar variados tamanhos e medidas, ser de ponta simples ou dupla. Possui alta resistência contra corrosão e oxidação, qualidades responsáveis por aumentar a durabilidade e a vida útil do produto.

Entre as principais vantagens, podemos citar:

  • Economia de tempo no trabalho;
  • Maior agilidade à instalação e execução do projeto;
  • Segurança na hora da aplicação;
  • Fácil utilização;
  • Durabilidade prolongada;
  • Menor esforço do usuário;
  • Uso em conjunto com a parafusadeira à bateria ou elétrica.

Um outro ponto importante da Ponteira Philips é a saúde do trabalhador. Com auxílio da parafusadeira, a ponteira consegue evitar o esforço repetitivo do trabalho manual. Isso impede, por exemplo, lesões que são capazes de afastar o colaborador e afetar a produção.

Quais os tipos de ponteiras Philips?

Os diferentes modelos devem despertar a atenção do cliente. Assim, você deve ter em mente qual melhor se encaixa às suas necessidades. Ao mesmo tempo, leve em conta a dureza, responsável por medir a resistência são três tipos: X, I e R. Veja as diferenças logo abaixo.

Ponteira Philips tipo X

É o tipo mais comum. Geralmente usado em aplicações com menor torque e alta resistência ao desgaste. Isso significa que são aquelas que não apresentam um impacto ao final do aperto. Ainda tem fácil adaptação a diferentes tipos de materiais.

Ponteira Philips tipo I

Ao contrário do modelo anterior, esse tipo de Ponteira Philips é recomendado para situações em que a aplicação do torque vai ser maior. Assim, utilizado em materiais mais duros em setores como a indústria e a construção civil, além de outros segmentos.

Ponteira Philips tipo R

Por último, aparece como o tipo menos comum de dureza. Isso acontece porque o uso fica mais restrito a manutenções e máquinas de impacto. Assim, o torque aplicado se dá de modo muito maior em comparação aos demais modelos.

Ponteira Philips e seus diferentes modelos.

Ponteira Philips apresenta diferentes modelos para cada necessidade.

Diferença entre ponteira e bits

Saber identificar essa ponteira é essencial, principalmente porque ela pode ser confundida com um outro tipo de peça. É o caso dos bits, também responsáveis por auxiliar no aperto e desaperto de parafusos, mas que possuem algumas peculiaridades.

Você deve ficar atento para não confundir os dois itens. As ponteiras, por exemplo, apresentam um comprimento maior, que ultrapassa 50mm, e possuem um encaixe Tipo E. Isso significa que têm um friso mais largo para encaixar na parafusadeira usada no momento da aplicação. 

Os bits, por sua vez, são menores, com comprimentos que podem chegar a até 25mm. Já o encaixe é do Tipo C, ou seja, com um friso mais estreito. Além disso, acontece o uso de adaptadores e prolongadores especializados na hora de aplicar.

Onde a Ponteira Philips é aplicada?

Um bom jeito de entender a aplicação se dá pela seguinte situação. Imagina que o cliente vá fazer a aplicação de vários parafusos no projeto. Entretanto, precisa dar rapidez à ação. Não vai conseguir apenas manualmente, pois leva muito mais tempo, algo fora dos planos.

Desse modo, o próximo passo é acoplar a ponteira Philips à parafusadeira. Dá assim para garantir a máxima performance e eficiência da peça, altamente recomendada para situações que exigem engates rápidos.

O tipo de aplicação ao usar esse modelo de ponteira varia de acordo com o torque a ser aplicado. Portanto, você deve observar os tipos de parafusos e ponteiras ideais para cada situação. Isso evita problemas indesejáveis com a peça, como quebra ou danos.

É possível usar a ponteira Philips em diferentes lugares, como:

  • reparos domésticos;
  • fixação de painéis de energia solar; 
  • montagem de painéis elétricos;
  • aplicação em materiais na indústria;
  • móveis;
  • utilização em obras na construção civil;
  • fixação de peças na indústria automobilística;
  • máquinas na agricultura;
  • estruturas metálicas e hidráulicas.

Por que o nome Ponteira Philips?

O nome Philips é uma homenagem a Henry Frank Phillips, um engenheiro de Portland, nos Estados Unidos. Ele foi responsável por trazer para a indústria o design desse tipo de peça há mais de 80 anos, em 1934.

Inicialmente, o setor mais beneficiado foi o automobilístico. Isso aconteceu porque o novo modelo permitiu montagens mais rápidas e peças resistentes por meio de uma boa fixação. Antes, o processo era mais demorado e a quantidade de veículos produzidos era menor.

Ponteira Philips pode ser usada para diferentes aplicações.

A aplicação da Ponteira Philips exige diferentes tipos de cuidados.

Quais os cuidados ao usar a Ponteira Philips?

Ter boas práticas na hora de usar a ferramenta faz toda diferença para ter um bom desempenho. Isso ajuda em pontos essenciais, como garantir a segurança dos trabalhadores, aumentar a durabilidade e resistência em meio ao projeto.

Esses cuidados valem para a utilização em diferentes ambientes: nos locais maiores, onde há aplicação de maior torque, como indústrias e construção civil, e também nos menores, a exemplo de residências e projetos menos sofisticados.

Uso de EPIs

A ponteira Philips depende da parafusadeira para ter uma boa performance. Por isso, o trabalhador tem que usar de maneira correta o Equipamento de Proteção Individual adequado. Acessórios como capacetes e óculos de proteção auxiliam durante o processo.

Limitação de torques

Esse é um ponto importante da Ponteira Philips. Esteja atento à limitação de torques para cada ponteira. Se colocar um modelo errado, pode causar danos na peça, levando a problemas no projeto. A limitação é sempre muito bem especificada. 

Cuidado no armazenamento

Tome muito cuidado na hora de guardar as ponteiras. Expor a ambientes em condições desfavoráveis, como em altas temperaturas e umidade elevada vai trazer prejuízos. Isso também vale para armazenamento próximo de ácidos e sais.

Portanto, é fundamental escolher um bom fornecedor que mantenha a qualidade das peças ao guardar. Ajudando assim a evitar que elas venham danificadas ou então traga outros tipos de problemas na hora de comprar.

Normas de segurança

Seguir rigorosamente as orientações quanto ao uso da ferramenta assegura que o funcionamento não perca eficiência. Além disso, a durabilidade se estende quando há a utilização correta. Lembre também de sempre higienizar ao término.

Checar a parafusadeira philips

A parafusadeira é um item fundamental para a peça e está sempre presente no ambiente doméstico ou na indústria. Tenha cuidado com ela, pois pode trazer problemas e riscos não apenas ao projeto, mas também à segurança do trabalhador em caso de mau uso.

  • Mantenha o ambiente de trabalho organizado;
  • Cuidado com a força exercida durante a aplicação;
  • Verifique se a ponta da parafusadeira corresponde à ponteira;
  • Ajuste a velocidade a sua necessidade;
  • Cheque qual a rotação (para direita é o correto ao parafusar);
  • Veja se o mecanismo de trava não está ativado;
  • Acione apenas depois do encaixe correto no parafuso;
  • Deixe fora do alcance de crianças.

Dá para perceber a importância da Ponteira Philips aliada à parafusadeira para diferentes segmentos. Muito importante desde o uso doméstico até em outros setores, principalmente pela rapidez na hora de fixar. A boa aplicação garante eficiência e resistência ao processo.

Quer conhecer mais sobre o produto? Acesse a nossa Loja Ciser e confira!

A Fantástica Fábrica de Fixadores