Saiba como tirar as principais medidas de parafusos e encontre as opções ideais para os seus projetos

A escolha dos parafusos ideais é fundamental para garantir que um projeto tenha qualidade, resistência e segurança. No entanto, com a grande variedade de tipos e modelos de fixadores disponíveis no mercado, algumas dúvidas podem surgir durante a compra desses materiais.

Uma das mais comuns — e mais importantes — é se os parafusos têm o tamanho adequado para a aplicação desejada. A boa notícia é que essa pergunta pode ser respondida com o auxílio das medidas do fixador, que você pode tirar por conta própria. 

Para ajudar você a cumprir essa tarefa, separamos algumas dicas sobre como medir os seus parafusos.

A réplica de um parafuso Ciser em diferente escala mostrando as medidas do parafuso

Medidas de um parafuso Ciser

Ferramentas necessárias para tirar medidas de parafusos

Como os parafusos são, em sua grande maioria, peças pequenas, é preciso contar com ferramentas de precisão para tirar as medidas corretamente. No caso desses fixadores, um instrumento que pode ser de grande ajuda é o paquímetro. Ele é capaz de identificar dimensões internas, externas, de profundidade e ressalto.

Caso você não tenha um paquímetro, também pode utilizar uma escala. No entanto, pode ser preciso ter mais atenção e cuidado para conseguir fazer as medições de forma eficiente.

Confira nossa tabela de conversão de medidas!

Comprimento dos parafusos e suas diferentes medidas

A primeira medida que você pode tirar de um parafuso é o seu comprimento. Embora o comprimento total da peça vá da extremidade da cabeça até a da ponta, as partes consideradas pela medição podem variar de acordo com o tipo de aplicação e o modelo do produto.

Por exemplo, em montagens em que a cabeça do parafuso fica para fora da superfície, é mais indicado medir apenas o cumprimento da parte que ficará inserida. Com o uso do material definido, posicione-o na horizontal em frente ao paquímetro ou a régua e confira as dimensões da parte desejada.

Diâmetro da rosca, haste e raiz

Outra medida importante, que dirá se o parafuso poderá ser usado no material que você escolheu, é o diâmetro da rosca. Como o fixador é formado por partes de diferentes tamanhos, será necessário identificar e medir cada uma delas de forma adequada:

  • raiz: é a dimensão interna da rosca, vale do filete, que deve ser medida com um instrumento de medição específico — normalmente, é medida durante o processo de fabricação.;
  • rosca: é definida pelo conjunto de filetes da peça. No parafuso, é medido apenas o diâmetro externo, que poderá estar em milímetro ou polegada. Em porcas, como o principal é a dimensão interna, não é possível tirar a medida de forma confiável por meios convencionais;
  • haste: é a parte que fica entre a cabeça e a rosca do parafuso. 

Saiba mais sobre a anatomia do parafuso.

Pronto, agora você já sabe como descobrir as principais medidas de parafusos. Uma última dica que pode facilitar o seu trabalho é garantir que porcas e arruelas tenham dimensões compatíveis com as dos seus fixadores.

Quer encontrar os melhores materiais para as aplicações do seu projeto? Visite o nosso site e conheça todas as categorias de parafusos Ciser.

A Fantástica Fábrica de Fixadores