Conhecer a tabela de conversão de medidas, e saber como transformar unidades de grandeza, pode ser muito útil para tutoriais de DIY ou projetos mais técnicos e profissionais.

Desde o comprimento de um fixador até a área de um ambiente completo, as unidades de medida estão em todo lugar. Seja para realizar pequenos reparos e consertos em casa, colocar a mão na massa em projetos de DIY ou elaborar planejamentos e estruturas profissionais, conhecer cada uma delas e saber como utilizar a tabela de conversão é essencial.  

Nas mais variadas situações, é comum que surjam unidades de medida diferentes, como uma indicação em centímetros e a outra em metros, por exemplo. Nesse caso, é importante calcular a conversão para trabalhar todos os números a partir da mesma base. 

A seguir, saiba mais sobre o sistema de medição e veja como fazer a conversão de medidas.

Sistema de medição

Para padronizar as unidades de grandeza básicas em todos os países, foi criado o Sistema Internacional de Unidades (SI), que definiu 7 grandezas para comprimento, altura, massa e temperatura, sendo: 

Metro (m) = unidade de comprimento;

– Segundo (s) = unidade de tempo;

– Quilograma (kg) = unidade de massa;

Kelvin (K) = unidade de temperatura termodinâmica;

– Ampere (A) = unidade de corrente elétrica;

– Mol (mol) = quantidade de substância;

– Candela (cd) = intensidade luminosa.

A partir dessas unidades básicas, são formadas as unidades derivadas, como a área em m² e a densidade em kg/m³.

 Conversão de medidas

A conversão de medidas é uma tarefa mais simples do que parece, afinal, ela é feita com base em proporções. Com contas de multiplicação e divisão, é possível converter diversas unidades.  

A seguir, veja como fazer a conversão das principais medidas utilizadas na construção civil, incluindo comprimento e massa. 

Unidades de comprimento

Em obras e reformas, quase sempre é preciso tirar medidas como a altura e largura de paredes, pisos, portas, janelas e móveis, além de saber qual o tamanho mais indicado de fixador para cada aplicação. Nesse caso, as unidades de medida mais comuns são os milímetros (mm), centímetros (cm), metros (m) e polegadas (in).

A tabela abaixo foi realizada tendo como base a unidade metro, sendo assim, é possível identificar que 1 km possui 1000 m, 1 hm possui 100 m e assim por diante.

Utilizando a tabela para transformar uma unidade nas unidades seguintes como, por exemplo, metro em decímetro, é feita uma divisão por 10.

Para transformar uma unidade nas unidades antecedentes, como o milímetro em centímetro, é feita uma multiplicação por 10. Com base nisso, é possível realizar as outras conversões de unidade de comprimento.

 

No caso da conversão para polegada, a conta é um pouco diferente. Essa unidade faz parte do sistema imperial de medidas, mas tem como base o metro, do Sistema Internacional de Unidades (SI) que já foi visto anteriormente. Sendo assim, 1 polegada é igual a 0,0254 metro, que equivale a aproximadamente 2,54 centímetros ou, ainda, 25,4 milímetros.

Tendo isso em mente, para converter polegadas em milímetros ou centímetros, é possível usar as seguintes fórmulas:

Transformar em milímetro = in ÷ 0,039370

Transformar em centímetro = in ÷ 0,39370

Na prática, para converter 2 polegadas em milímetros, ficaria assim:

milímetro = 2 ÷ 0,039370

2 polegadas = 50,80 milímetros

Para converter milímetros ou centímetros em polegadas, basta multiplicar os mesmos números equivalentes pelas medidas: 

in = mm x 0,039370

in = cm x 0,39370

Agora que você já sabe como converter as unidades de comprimento, continue lendo para aprender também sobre as unidades de massa.

Unidades de massa

As unidades de massa podem ser úteis para calcular a quantidade necessária de materiais como cimento e argamassa, e também para saber quanto peso um móvel ou prateleira suporta, por exemplo.

Tendo como base os gramas (g), a tabela de conversão é construída da seguinte forma:

Aqui, a lógica é o contrário da conversão de medidas de comprimento, ou seja: dividir a unidade anterior na tabela por 10 e multiplicar a seguinte por 10. 

Por exemplo, para transformar 1 grama em decigrama, é só multiplicar esse valor por 10. Já para transformar 1 grama em decagrama, basta dividir por 10. Simples, né?

Conhecendo as principais conversões das unidades de medida, fica muito mais fácil realizar os seus projetos com mais precisão e qualidade. E por falar nisso, que tal conhecer também as ferramentas essenciais para a sua oficina caseira?

A Fantástica Fábrica de Fixadores