A principal aplicação da cola para MDF acontece na indústria moveleira e também em pequenos reparos domésticos ou projetos de Faça Você Mesmo.

O setor de móveis no Brasil está em constante crescimento nos últimos anos. Somente em 2021, mais de 443 mil peças foram produzidas com objetivo de venda. É a maior quantidade desde 2015, o que resultou em movimentação superior a R$78 milhões.

Esses dados trazidos pela Abimóvel (Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário) ressaltam o fato de o Brasil ser o sexto maior produtor de móveis do mundo. Entretanto, também trazem um ponto importante de reflexão: a concorrência.

Com a produção cada vez maior, é fundamental que as empresas do setor encontrem formas de se diferenciar dos demais. Isso passa por fornecer objetos resistentes e com durabilidade maior em comparação a de outros estabelecimentos comerciais.

De que modo fazer isso? Ao usar materiais de qualidade ao longo do processo, como a cola para MDF. Quer saber mais detalhes sobre ela? Onde pode ser aplicada? Quais as vantagens em relação a outros tipos de cola? Continue a leitura do texto e descubra.

O que é o kit cola para MDF?

Esse tipo de produto é composto por dois itens que se complementam durante o trabalho. O primeiro deles é um adesivo instantâneo para materiais porosos de alta viscosidade. Já o outro é conhecido por ser um ativador para cianoacrilato.

O kit vem com o ativador, que tem como principal função acelerar o processo de cura do adesivo aplicado. Desse modo, o tempo de fixação diminui, o que facilita o trabalho e torna o processo muito mais rápido que o habitual.

Pai e filha fazem pela DIY com o kit cola para MDF da Ciser

Pequenos detalhes constroem grandes momentos: kit cola para MDF da Ciser garante durabilidade

Entretanto, para que se consiga a máxima eficiência, é fundamental prestar atenção a um ponto importante. Primeiro, você deve passar o ativador, depois o adesivo instantâneo, colando na sequência as duas partes da madeira para ter um melhor resultado.

Aplicações do kit MDF para colagem

A cola para MDF possui uso voltado principalmente para um público mais profissional. Ela é recomendada a utilização em objetos feitos a partir de MDF. Entretanto, também dá para usar em tudo que envolve colagem entre madeiras sem perda de rendimento.

É muito comum estar presente no dia a dia entre marceneiros e profissionais envolvidos na indústria moveleira. Isso porque possibilita a colagem de diferentes tipos de móveis, tendo uma série de aplicações ao fixar partes, fazer restaurações e pequenos reparos.

Os itens que podem ser montados com auxílio do kit são vários, como:

  • Armários junto à base;
  • Gavetas;
  • Raques para televisão;
  • Portas;
  • Estantes;
  • Livreiros;
  • Mesas.

Há ainda outra possibilidade além do uso profissional. O kit também é recomendado para projetos de DIY (Do It Yourself, o Faça Você Mesmo). Em casos assim, a pessoa realiza as modificações em móveis antigos ou até mesmo constrói algo totalmente do zero.

O período de isolamento social proporcionado pela pandemia de Covid-19 resultou em mais buscas por materiais para atividades do tipo. Essa é uma tendência que veio para ficar, então usar o adesivo instantâneo com o ativador se mostra essencial pela eficiência.

kit cola para mdf da Ciser

O kit cola para MDF da Ciser acompanha ativador para secagem mais rápida

Cuidados ao usar a cola para MDF

Veja quais são os principais cuidados que você deve ter com o kit cola para MDF na hora do uso!

Momento da colagem

Profissionais que fazem uso do produto na rotina de trabalho precisam ter atenção redobrada no momento da colagem. Em situações assim, o fato de a secagem ser extremamente rápida pode atrapalhar em caso de alguma falha.

Desse modo, analise muito bem antes de realizar a execução do projeto. Com medo de cometer erros, algumas pessoas costumam inverter a ordem de aplicação. Optam por passar primeiro o adesivo instantâneo e, na sequência, o ativador.

Situações do tipo prejudicam a eficiência do produto e causam um enorme problema. Como o ativador funciona semelhante a um spray, ele não consegue penetrar da forma que deveria. Assim, não vai ter a mesma eficiência em comparação ao uso correto.

Veja como escolher o parafuso ideal para seu projeto de madeira!

Cola esbranquiçada

Ao fazer a escolha correta de utilizar primeiro o ativador no kit para colar MDF, o trabalhador evita o efeito blooming, quando a peça fica esbranquiçada. Possibilita uma melhor aparência do ponto de vista estético para o material, algo muito importante, principalmente em móveis.

Densidade

Usar outros modelos de cola ao invés da cola para MDF pode ser um erro comum em atividades do tipo. É tentadora a opção de modelos mais baratos economicamente e que prometem o mesmo. Entretanto, a consequência de escolher isso tende a ser bem ruim.

Isso porque a densidade é um ponto que faz a diferença na qualidade da colagem dos móveis. Quando você passa o produto de baixa densidade, o material poroso vai penetrar demais e não permite a colagem. Na madeira, tem que ser de média e alta viscosidade.

É importante ressaltar que a Ciser possui também, na linha de adesivos, o de média e o de baixa viscosidade para as mais diversas aplicações. Eles ainda podem ser utilizados com o ativador.

Diferentes colas

Muitas pessoas usam a cola de contato como uma opção econômica, mas com maior tempo para fixação. À base de solvente, tem que esperar o solvente evaporar, juntar uma chapa na outra e ainda esperar pela finalização. O processo demora mais de uma hora.

Já quando o produto é à base de água, um outro modelo disponível no mercado, a demora fica ainda maior para a conclusão do projeto. É preciso ter corrente de ar para curar mais rápido, um processo semelhante à secagem da roupa quando estendida no varal. 

O profissional que deseja agilidade e produtividade não pode se dar ao luxo de esperar tanto tempo. Desse modo, a solução ideal é o kit cola MDF, em que tudo fica pronto em questão de segundos, proporcionando maior resistência e durabilidade em menos tempo.

Por que usar o kit cola para MDF da Ciser?

A principal vantagem de usar o produto da Ciser se dá na aplicação, considerada simples e fácil pelos profissionais que o utilizam. Isso porque o ativador é spray em latinha, o que proporciona maior praticidade durante a execução do projeto.

Existem kits disponíveis no mercado que apresentam opções mais baratas. Entretanto, o custo-benefício não compensa, pois eles são encontrados em formato pump, semelhante a um frasco de álcool gel, o que torna o trabalho mais complicado.

O ativador Ciser traz importantes vantagens para o profissional no dia a dia. Além de uma aplicação muito mais simples e fácil, ainda traz maior praticidade. Sua embalagem leva à economia ao reduzir o desperdício, possibilitando desgaste menor do trabalhador.

Todas essas características atestadas pela referência da Ciser, a maior fabricante de fixadores da América Latina. São mais de 60 anos de história e tradição com direito a um portfólio superior a 27 mil produtos para garantir soluções a diferentes segmentos.

Características como essas ressaltam a importância de escolher os melhores produtos para suas soluções. Quando a marca é reconhecida no mercado, as chances de sucesso em meio à execução do projeto são muito maiores, evitando dores de cabeça.

Hoje, o profissional deseja agilidade e produtividade na indústria. Ele não pode se dar ao luxo de esperar tempo pela secagem ou cometer erros. O kit cola para MDF deixa tudo pronto em segundos, garantindo durabilidade e resistência aliadas a um bom custo-benefício.

Faça a cotação do kit cola para MDF agora mesmo! Acesse e conheça a Loja Ciser!

A Fantástica Fábrica de Fixadores