Descubra diferentes maneiras de como tirar parafuso enferrujado, engripado ou mesmo corroído com o nosso texto!

Tem dúvidas de como tirar parafuso enferrujado? Entre as várias dicas que podem ajudar a resolver esse problema, uma delas se destaca: jamais tente fazer o procedimento à força. Isso pode prejudicar o processo e torná-lo ainda mais difícil.

Se você já passou por essa situação, sabe que insistir com a chave de fenda ou philips só promove o desgaste da fenda, deixando o parafuso moído e fazendo com que seja quase impossível removê-lo do jeito comum.

Neste texto, vamos explicar como sacar parafuso enferrujado e até mesmo como evitar que isso aconteça. Continue a leitura e veja a resposta para as principais dúvidas relacionadas a esse assunto!

Como tirar parafuso enferrujado?

Sem os devidos cuidados, o que era para ser uma atividade simples pode acabar trazendo dor de cabeça. Por isso, a seguir, listamos algumas dicas valiosas sobre como tirar parafuso enferrujado. Veja quais são elas:

Não tente forçar a barra

Como dito inicialmente, a primeira dica de como sacar parafuso enferrujado é não usar a força bruta. Isso porque, dependendo do grau de deterioração do item, pode acontecer dele perder o encaixe da fenda ou mesmo se quebrar.

Portanto, vale fazer uma primeira tentativa com a chave de fenda (ou philips). Porém, caso perceba certa dificuldade, o ideal é partir para as próximas dicas.

Exemplo de como tirar parafuso enferrujado é necessário em alguns casos.

Seguir as técnicas para tirar um parafuso enferrujado traz maior eficiência.

Utilize um desengripante

Desengripantes são grandes aliados para remover parafusos enferrujados. Esses lubrificantes, que você encontra na Ciser, podem ajudar a lidar com a corrosão da peça, já que o fluido penetra nas estrias do item.

Primeiramente, antes de aplicá-lo, o ideal é que você limpe o parafuso, o que pode ser feito com um pano seco ou uma escova. Depois disso, aplique o desengripante e aguarde alguns minutos para ele agir sobre a superfície.

Se depois desse tempo ainda houver dificuldade para desparafusar, aplique o produto novamente e aguarde um tempo maior. Faça outra tentativa e, caso ela não seja bem-sucedida, é o momento de pensar em alternativas.

Como tirar parafuso moído?

E se mesmo com todos os cuidados os problemas ainda continuam? Nesse caso, como sacar o parafuso enferrujado e espanado?

Valem algumas recomendações que citamos anteriormente. Entre elas:

  • usar um lubrificante e esperar alguns minutos até ele agir sobre a superfície e penetrando as ranhuras do parafuso, entre o material;
  • contar com a ajuda de um material emborrachado (ajuda bastante em casos de um parafuso que ficou com a cabeça moída);
  • tentar remover com a ajuda de um alicate, caso o parafuso não esteja totalmente enterrado, disponibilizando uma superfície de contato.

Se, ainda assim, tiver alguma dificuldade, vale a pena tentar criar um corte. Isso pode ser feito com uma serra ou alguma faca bem afiada. Assim, é possível encaixar a chave de fenda e fazer o movimento (gentilmente) para desenroscar.

Como tirar parafuso enferrujado da madeira?

Você pode tentar usar uma chave de fenda (ou philips) com um tamanho diferente do usual. Lembrando que a dica para fazer isso sem usar muita força bruta também vale aqui. Porém, diferentemente, é necessário fazer um pouco de pressão para baixo.

Para evitar esse tipo de situação, lembre-se de sempre comprar parafuso próprio para madeira

Recorra aos itens mencionados anteriormente

As dicas de usar um martelo, elástico e um alicate também se aplicam quando o parafuso está preso na madeira, assim como a alternativa de tentar fazer um novo corte (no caso da cabeça espanada).

Utilize uma furadeira

Faça um furo no parafuso, de forma que dê para encaixar um extrator dentro dele. Posteriormente, basta enfiá-lo e dar leves batidas com o martelo para fixar. A partir daí é só usar a chave para fazer a remoção.

E se eu não tiver uma chave de fenda?

A chave de fenda é a ferramenta ideal para lidar com os parafusos. Porém, em alguns casos, outras ferramentas (algumas não muito tradicionais) podem ajudar. Veja algumas delas a seguir.

Elástico

Depois de algumas tentativas de desparafusar o item que estava preso, pode acontecer de o parafuso ficar com a fenda danificada. Ou seja, ela perde a aderência depois de ficar bem gasta pela chave.

Nesses casos, você pode tentar usar um elástico emborrachado (um balão de festa serve) entre o parafuso e a ponta da chave. Depois, com bastante firmeza, vá desenroscando lentamente até que ele saia por completo do material.

Exemplo de como tirar parafusos enferrujados que estão danificados.

Parafusos enferrujados trazem problemas, pois afetam a tarefa de rosquear.

Martelo

Use o martelo para dar algumas batidas na cabeça do parafuso. Isso pode ajudar a diminuir a aderência entre as superfícies e, consequentemente, facilitar o processo na hora de desenroscar.

Secador de cabelo

Esse aqui é um item nada convencional, mas que pode ser bastante útil. A lógica por trás disso é que o calor faz com os materiais se expandam de formas diferentes. Assim, a aderência entre as superfícies também ficaria menor, facilitando a remoção do parafuso enferrujado.

Alicate

Por fim, o alicate pode auxiliar, especialmente quando a cabeça do parafuso está espanada. Todavia, nessa situação, é necessário que a superfície de contato seja boa o suficiente para que seja possível desenroscar. 

Portanto, a dica não é eficaz nos casos em que o parafuso está totalmente enterrado no material.

Por que alguns parafusos enferrujam?

O fato de diferentes parafusos enferrujarem está ligado a condições do ambiente e também ao revestimento de cada um. Isso se dá, principalmente, pelo envolvimento do ferro com um elemento químico presente no ar e na água: o oxigênio.

Desse modo, acontecem dois processos. O primeiro deles é a oxidação, ou seja, a perda de elétrons, enquanto o outro é a redução, em que ocorre o caminho inverso com o ganho de elétrons. Ambos são responsáveis pelo aparecimento da ferrugem. 

É essencial dar preferência para produtos com uma qualidade superior. Atualmente, no mercado, é possível encontrar parafusos com revestimentos que ajudam a prevenir a oxidação e, consequentemente, esse tipo de desgaste.

Depois de aprender como tirar parafuso enferrujado, coloque os novos

Busque sempre pelos melhores fixadores, principalmente os que têm proteção contra oxidação.

Alguns passam pelo processo de galvanização, de depósito de níquel ou cobre, por exemplo. O revestimento cria uma camada a mais no fixador para que não fique tão vulnerável à ação do tempo ou da água. Isso garante maior durabilidade e evita que enferruje mais rápido.    

A Ciser investe em diferentes tipos de revestimento que podem se adequar às mais diversas necessidades e condições do ambiente.

  • Zinco Eletrolítico
  • Zinco Ferro
  • Galvanização a Fogo
  • Organometálicos
  • Revestimentos Nanocerâmicos
  • Passivação Aço Inoxidável
  • Niquelado
  • Cobreado

Confira mais detalhes sobre cada um dos tipos de revestimento para parafuso.

Saber como tirar parafuso enferrujado é essencial, mas evitar que isso aconteça com o produto também é importante. Passa por investir em itens com revestimento que aumentam a durabilidade, pois garante maior vida útil por meio de um ótimo custo-benefício.

Adquira o melhor desengripante de parafusos enferrujados, desenvolvido por quem entende de parafuso. Acesse agora mesmo e conheça a Loja Ciser!

A Fantástica Fábrica de Fixadores