Conheça as características da arruela de borracha para vedação e descubra em quais aplicações ela pode ser útil.

As arruelas fazem parte do universo dos fixadores e, assim como a maioria deles, possuem diversos modelos e aplicações. Geralmente fabricadas em formato circular com um furo central, são muito utilizadas em diversos setores da indústria e também na construção civil. 

Podem ser metálicas ou de borracha. As metálicas têm a função de evitar deformações em contrapeças, o que leva a distribuir a força de aperto e reduzir folgas em furos folgados ou alongados. Isso evita afrouxamentos provenientes de vibrações presentes nos sistemas.

Há alguns exemplos de itens feitos de metal, como as arruelas lisas, lisas de aba larga, de pressão e mola prato. Já as arruelas de borracha para vedação são utilizadas com o objetivo de proporcionar a vedação de duas ou mais peças de equipamentos.

A seguir, conheça suas principais características e em quais aplicações ela pode ser útil.

Características das arruelas de borracha para vedação

Diferentes tamanhos de arruela de borracha

A arruela de borracha apresenta diferentes tamanhos para aplicações que exigem flexibilidade.

Esse modelo de arruela é feito em borracha, mas também pode ser fabricado com outros tipos de materiais que também são flexíveis. É justamente por essa característica que se destaca pela versatilidade e ideal para aplicações que demandam alguma flexibilidade.

Utilizada para isolar, vedar e travar, se torna fundamental para evitar o aparecimento de vazamentos em máquinas e equipamentos, principalmente em locais onde há a união entre tubos e conexões responsáveis pela passagem de fluidos.

Ela ainda protege o lugar em que acontece a aplicação de fatores externos. Entre eles, umidade, sujeira e outras impurezas que podem prejudicar o funcionamento de peças e equipamentos, acarretando em potenciais problemas maiores.

Disponível em diversos modelos e formatos, o modelo de arruela de borracha para vedação varia conforme o local de aplicação. Por isso, é essencial escolher o tamanho adequado para evitar vazamentos e outras ocorrências.

A fabricação pode ser feita de duas maneiras. A primeira delas é de acordo com o mercado e acontece em larga escala. Já a outra atende a necessidades específicas de aplicação.

Leia também e conheça os principais tipos de porcas e arruelas!

Tipos de arruela para vedação

Agora que você já conhece melhor as características da arruela de borracha para vedação, conheça também alguns dos principais tipos desse item.

Modelo de arruela de borracha para vedação com diferentes tamanhos

A arruela para vedação pode ser desenvolvida a partir de materiais como EPDM, PVC e borracha.

Arruela de vedação EPDM

Esse modelo é desenvolvido a partir de borracha EPDM (etileno-propileno-dieno), um material com boa resistência a extremos de temperaturas. Desse modo, pode suportar termômetros em condições muito altas (até 130ºC) ou muito baixas (até -60ºC).

Costuma ser utilizado no segmento de energia fotovoltaica, em que desempenha papel muito importante para evitar a infiltração de água no telhado. A arruela de vedação EPDM trabalha em conjunto com outro produto: a haste solar.

Arruela de vedação PVC

Apesar de não ser feito em borracha, esse modelo também tem o objetivo de realizar a vedação, só que em plástico PVC. O material apresenta resistência a intempéries do clima, bem como resistência química e isolamento elétrico.

Com isso, as características fazem com que seja utilizado exclusivamente nos fixadores para telhas e nas hastes de estruturas metálicas. Assim, ajuda a evitar a infiltração de água pelo corpo do fixador, estando disponível nos modelos lisos e côncavos.

Arruela de vedação para silo

Mais um modelo de arruela de borracha para vedação fabricada em material EDPM. Só que é uma peça extremamente comum e recomendada para soluções industriais, pois atua em parceria com outro item importante nessas situações: o parafuso silo. 

Apresenta uma fixação que se destaca pela resistência e segurança. Portanto, a atuação ao lado da arruela ajuda a garantir a vedação completa. Isso possibilita proporcionar maior eficiência ao dia a dia de trabalho dentro do segmento da indústria.

Tipos de arruela de borracha para vedação

As arruelas de borracha para vedação possuem várias aplicações a fim de evitar deformações

Arruela de vedação para prego

O modelo fabricado em PVC tem como característica ser extremamente leve, com um peso que não ultrapassa 0,038 kg. É muito comum a sua utilização para fixar telhas a partir de pregos especiais, o que garante realizar a sua vedação completa.

A eficiência no trabalho desse tipo de arruela se mostra essencial por duas questões. A primeira delas é garantir um projeto de qualidade com bons materiais. Já a outro diz respeito à segurança aos envolvidos.

O-Ring — anéis de vedação

Possui a mesma função que as arruelas de borracha para vedação. Os anéis de vedação são uma opção econômica e eficiente para garantir a vedação ideal, sendo ela dinâmica ou estática entre componente de sistemas hidráulicos e pneumáticos.

Isso inclui, por exemplo:

  • Máquinas e equipamentos;
  • Blocos de válvulas; 
  • Tampas de reservatório de óleo;
  • Tubulações hidráulicas;
  • Pistões;
  • Hastes.

A Ciser oferece três opções de kits. Cada um deles contém diversas medidas de anéis de vedação, fabricados em borracha nitrílica ou silicone.

Kit O-Ring Polegada

Os anéis de vedação de borracha nitrílica (NBR) apresentam uma ótima resistência química a óleos e combustíveis derivados do petróleo, óleos hidráulicos, água e álcool. Isso leva a oferecer baixa deformação permanente e alta resistência à tração e abrasão.

Kit O-Ring Milímetro

É um kit que possui as mesmas características do kit O-Ring Polegada apresentado anteriormente e com boa resistência química. Sua principal diferença, entretanto, está na quantidade de anéis e na medida em milímetros que os anéis de vedação têm.

Arruela de borracha para vedação e mais: descubra os principais fixadores do mercado!

Kit O-Ring Polegada

Ao contrário do primeiro, os anéis são feitos a partir de silicone. Isso proporciona baixa resistência à tração e ao desgaste, além de alta resistência ao calor, baixas temperaturas e ozônio. Destaque ainda para a resistência química que esses anéis possuem.

  • Diferentes tipos de óleos;
  • Produtos químicos;
  • Solventes.

Essas características são essenciais para a aplicação no dia a dia. Elas fazem com que as peças sejam indicadas para o uso em linhas de produção de alimentos, bebidas e também na indústria farmacêutica.

Linha de arruelas da Ciser

A Ciser oferece uma linha completa de arruelas de borracha para vedação, disponíveis em diversos formatos, tipos de acabamentos e também em outros materiais. As opções incluem variados modelos.

  • Arruela lisa;
  • Arruela lisa ASTM;
  • Arruela lisa comercial;
  • Arruela lisa aba larga;
  • Arruela funileiro;
  • Arruela de pressão;
  • Arruela de vedação EPDM;
  • Arruela de vedação para prego;
  • Arruela de vedação para silo;
  • Arruela de vedação PVC;
  • Arruela cônica;
  • Arruela vulcanizada;
  • Kits O-ring.

Usar uma boa arruela de borracha para vedação faz toda a diferença. Isso porque ela é capaz de impedir vazamentos, resiste a condições de temperatura, o que minimiza riscos na indústria. Você só deve estar atento para adequar a melhor peça a sua necessidade.

Gostou de saber sobre o tema? Confira também nosso conteúdo sobre diferentes tipos de buchas!

A Fantástica Fábrica de Fixadores