Ter o reconhecimento como marca empregadora é muito importante para a empresa, principalmente pelos benefícios que traz com os colaboradores e a opinião pública.
A Ciser é referência no mercado de fixadores há mais de 60 anos, com liderança na América Latina e presença em mais de 25 países. O reconhecimento a nível mundial como marca empregadora desperta a atenção de pessoas que desejam trabalhar na empresa.
Isso se dá, principalmente, por meio das vantagens e dos benefícios que o título de marca empregadora traz. Acima de tudo, está diretamente relacionado às ações no dia a dia da instituição para torná-la um verdadeiro sucesso interna e externamente.
Quer saber mais detalhes sobre esse conceito? Entender o papel da Ciser como uma marca forte dentro do ecossistema? Saber qual a importância de ter esse reconhecimento? Continue a leitura do conteúdo para ficar por dentro de informações sobre o tema.
O que é marca empregadora?
A definição surge a partir de um conceito em inglês: “Employer Branding”. Basicamente, a ideia é que a empresa encontre mecanismos de ser atrativa para colaboradores e para quem vê estando fora. Está relacionado à reputação e ao reconhecimento de marca.
Um conjunto de ações deve ser elaborado com a finalidade de fomentar a força da marca. Só que é fundamental tomar o cuidado necessário para respeitar pilares importantes. Entre eles, os valores pregados pela instituição, bem como a sua cultura organizacional.
Ter a aprovação como marca empregadora é muito importante como forma de garantir a satisfação dos colaboradores. Mais que isso, passar uma imagem positiva da empresa perante a opinião pública e ainda despertar a atenção de outros profissionais no mercado.
Para que tenha sucesso, é fundamental estimular atitudes positivas dentro da própria organização a fim de reforçar o conceito. Assim, passa por identificar pontos fortes e fracos a serem aperfeiçoados, estabelecer uma boa comunicação e definir estratégias.
Quais as vantagens de uma marca empregadora?
- Satisfação dos atuais colaboradores;
- Atração de novos talentos;
- Assertividade na contratação de profissionais;
- Reconhecimento perante a opinião pública;
- Imagem positiva;
- Diferencial competitivo no mercado;
- Criação de uma cultura forte na empresa;
- Reforço na identidade da organização;
- Melhoras de produtividade e motivação entre os colaboradores;
- Redução de custos em diferentes processos;
- Impacto positivo sobre os resultados;
- Potencialização da reputação da empresa;
- Diminuição na rotatividade de colaboradores;
- Melhora no clima organizacional.
A empresa que deseja se fortalecer como marca deve investir em sua própria imagem. Isso porque tudo está ligado às opiniões que se tem sobre ela – tanto do ponto de vista externo, ou seja, da opinião pública, como internamente, com os próprios colaboradores.
O investimento em situações assim é essencial, pois também resulta em ganhos. De acordo com levantamento do LinkedIn, uma marca forte gasta 43% menos em processos seletivos que outras. Essa economia impacta sobre as finanças e pode ser usada em outras frentes.
Ciser como marca empregadora
Uma empresa com três unidades produtivas e mais de dois mil colaboradores divididos entre Joinville/SC, Araquari/SC e Sarzedo/MG desperta, no mínimo, curiosidade dos profissionais. O conceito de marca empregadora vem de encontro da tradição que apresenta, bem como a referência na produção de fixadores.
Trata-se de uma instituição que tem como visão a busca por liderar os mercados-alvo e ser referência para a sociedade. Dessa forma, oferecendo um portfólio com mais de 27 mil produtos, agrupados em quase 500 linhas, com soluções para variados segmentos.
Sempre se pautando por meio de valores como:
- Competência;
- Inovação;
- Comprometimento;
- Responsabilidade socioambiental;
- Confiança;
- Simplicidade;
- Agilidade.
A Ciser fomenta o desenvolvimento em pesquisas como forma de oferecer novas soluções ao mercado. Isso passa por fornecer boas condições de trabalho para que os profissionais possam desempenhar seu papel pautados por inovação, qualidade e segurança.
Situações do tipo são muito importantes para fortalecer o conceito de marca empregadora dentro da instituição. Afinal, há um objetivo definido e uma estratégia traçada para alcançar bons resultados, gerando satisfação por meio do trabalho e das circunstâncias oferecidas.
Há ainda certificações de qualidade e segurança que comprovam os padrões das soluções oferecidas pela Ciser. Ter documentos como esses trazem reconhecimento a diferentes níveis, tanto nacional quanto internacional, para nossas práticas e nossos produtos.
Responsabilidade socioambiental
Um ponto importante é a responsabilidade socioambiental que a Ciser apresenta. Atitudes assim se dão por meio de ações ESG (Environmental, Social, Governance, ou seja, Meio Ambiente, Social e Governança). São planejadas para equilibrar a relação com a natureza.
Isso é muito importante, pois estimula a consciência ambiental entre os colaboradores e ainda fortalece a marca. Desse modo, o objetivo é protagonizar mudanças com o intuito de transformar o mundo em um lugar melhor para as gerações do hoje e do amanhã.
Entre as ações voltadas para a natureza que reforçam o conceito de marca empregadora, é possível destacar o cuidado estabelecido com biomas brasileiros importantes. Entre eles, a preservação de 11,5 mil hectares de Cerrado e 12 mil hectares de Mata Atlântica.
A preservação da Mata Atlântica aliada à recuperação de 80 mil m² possibilitou o retorno do Guará. Trata-se de uma ave típica da região que não era vista há mais de cinco anos. Além disso, a empresa adotou outras atitudes no dia a dia para impactar menos na natureza.
- Uso de energia limpa e renovável;
- Economia de quase 4 milhões de litros de água potável em um ano;
- Redução nas emissões de carbono;
- Valorização da reciclagem de resíduos;
- Educação ambiental dos colaboradores;
- Estímulo à redução do uso de copos plásticos;
- Coleta de pilhas e baterias na empresa.
Conheça mais detalhes sobre as ações de sustentabilidade da Ciser!
Esporte como transformador social
Um ponto importante para fortalecer a Ciser como marca empregadora é o incentivo ao esporte dado por nós. Ao longo do último ano, proporcionamos iniciativas tanto na Stock Car quanto na Copa Truck, duas das principais modalidades automobilísticas do país.
Estivemos ao lado de parceiros importantes como forma de fomentar o esporte nacional, como os pilotos Rubens Barrichello e Rafael Suzuki, da Full Time Sports, e Djalma Pivetta com Felipe Giaffone, da Usual Racing. Ressaltou também o lado social das competições.
Incentivo à cultura como marca registrada
A Ciser também acredita que a cultura desempenha um papel essencial na sociedade. Por isso, faz parte dos “Amigos do Bolshoi” há mais de 10 anos, ajudando a manter a tradicional Escola do Teatro Bolshoi, no Brasil, conhecida por ser a única filial fora da Rússia.
Há, ainda, mais iniciativas, como a Orquestra Prelúdio para fomentar a música erudita em Joinville, e o Coral Ciser Show. Esse último é uma forma de valorizar o talento de nossos colaboradores, assegurando o reconhecimento que merecem e garantindo sua satisfação.
Essas são algumas das ações que fortalecem a marca Ciser. Fomentar práticas sociais, estimular o desenvolvimento em pesquisa e garantir um bom ambiente de trabalho aos colaboradores é essencial para o reconhecimento da empresa perante a opinião pública.
Como marca empregadora, estamos a todo momento adotando ações que buscam engrandecer nossos profissionais. Queremos mostrar também para quem está fora o quão recompensador pode ser trabalhar com a gente para se tornar referência na sociedade.
Gostou e quer fazer parte do time Ciser? Conheça as nossas vagas e se inscreva!