Uma das formas de incentivo ao esporte é investir em competições capazes de trazer benefícios culturais, sociais e econômicos para as cidades por onde passam.

As corridas de Stock Car e Copa Truck fazem parte da história da Ciser. Estamos juntos acelerando nas pistas ao lado de duas equipes. A Full Time Sports, de Rubens Barrichelo e Rafael Suzuki, nos carros, e a Usual Racing, de Djalma Pivetta e Felipe Giaffone, nos caminhões.

Entre os principais esportes do automobilismo nacional, as modalidades vão muito além da emoção das pistas, das disputas entre os veículos e das ultrapassagens recorrentes. Elas conseguem trazer importantes aspectos sociais e culturais pelas cidades onde passam.

O ano todo conta com as etapas que acontecem pelos quatro cantos do país Esses eventos esportivos são muito importantes, pois apresentam um aspecto essencial para a sociedade. Isso porque eles vão além das pistas e proporcionam transformações às pessoas.

Acima de tudo, a chegada deles possibilita novas oportunidades a todos os envolvidos. Vale para as indústrias locais, os moradores e os trabalhadores de maneira geral. Cabe a cada um saber o melhor jeito de explorar a fim de ter resultados concretos com as questões.

Quer entender mais? Descobrir de que maneira o incentivo ao esporte feito pela Ciser é capaz de impactar de maneira positiva? Como as pessoas podem se beneficiar nas cidades pelas corridas da Stock Car e Copa Truck? Continue a leitura do texto e saiba mais!

Impactos positivos do incentivo ao esporte

1. Geração de empregos

As corridas da Stock Car auxiliam no ponto de vista econômico

Em média, as corridas de Stock Car são responsáveis por gerar quase 10 mil empregos anualmente durante a temporada.

As corridas costumam ajudar no funcionamento da engrenagem do ponto de vista econômico. Geralmente, acontecem aos finais de semana e trazem benefícios para as cidades e os pequenos, médios e grandes comerciantes que atuam na região.

Um dos pontos mais importantes é a geração de empregos diretos e indiretos quando acontecem etapas da Stock Car e da Copa Truck. Diferentes tipos de profissionais são beneficiados por postos de trabalho que englobam o contexto das disputas.

  • Vendedores na bilheteria do evento;
  • Responsáveis pela limpeza;
  • Pessoal da manutenção do autódromo;
  • Seguranças e profissionais que orientam para informações;
  • Vendedores de comidas e bebidas no autódromo;
  • Ambulantes ao lado de fora das corridas;
  • Guardadores de carros e motos em estacionamentos;
  • Profissionais de marketing para divulgação do evento;
  • Área de assessoria para relacionamento com a imprensa;
  • Venda de camisetas e produtos licenciados, entre outros.

2. Turismo e hotelaria

Ao longo da temporada, a Stock Car percorre, pelo menos, quatro cidades, enquanto a Copa Truck tem etapas em até seis localidades. O incentivo ao esporte por meio do apoio dessas modalidades do automobilismo traz mais um importante benefício na economia.

O turismo e a hotelaria também são beneficiados em situações do tipo, logo trazem ganhos importantes também à economia. Pessoas de diferentes partes do país e apaixonadas por automobilismo viajam para acompanhar as corridas e há ainda os profissionais das equipes.

Todos precisam de lugares para se hospedar, como hotéis e pousadas, durante o período em que acontecem as competições. Ao mesmo tempo, também aproveitam o tempo livre para conhecer a região, visitar pontos turísticos e ir a restaurantes e experimentar comidas típicas.

3. Qualificação de profissionais

Eventos como as corridas trazem um grande público e lidar com ele não é tarefa simples, pois os profissionais precisam estar bem preparados. O objetivo fundamental é garantir a satisfação dos consumidores que vêm de fora, fornecendo um excelente atendimento.

Para que tudo saia conforme o desejado, as empresas costumam dar treinamentos e fazer a capacitação dos colaboradores. Assim, os profissionais podem aprender pontos valiosos que vão auxiliar no dia a dia. Entre eles:

  • Melhor comunicação;
  • Dicas de segurança;
  • Primeiros socorros;
  • Novos idiomas.

Isso vale para quem trabalha diretamente no autódromo, mas também em instituições de turismo e hotelaria. Esse aprendizado das pessoas serve como um legado para outras épocas do ano, como em datas comemorativas e altas temporadas, em que o movimento é alto.

4. Intercâmbio cultural

A atuação da Ciser na Stock Car e na Copa Truck serve como uma forma de incentivo ao esporte não apenas do ponto de vista econômico e profissional. A cultura também ganha com os benefícios de ter duas das principais modalidades automobilísticas na cidade.

Disputas do tipo promovem o encontro entre pessoas que chegam de diferentes partes do Brasil. Elas são movidas pela mesma paixão e, em alguns casos, até mesmo trabalham com a mesma coisa, dois pontos que rapidamente se transformam em conversa.

As disputadas da Stock promovem encontro entre pessoas que chegaram de diferentes partes do país

O compartilhamento de experiências e a troca de culturas entre diferentes pessoas são práticas comuns ao incentivar o esporte.

Em um país com dimensões continentais como o Brasil, indivíduos de Norte a Sul possuem diferentes hábitos, gírias, experiências e costumes. A possibilidade de promover um intercâmbio cultural e trocar informações é enriquecedora a todos os envolvidos.

5. Sustentabilidade

Quem ganha espaço é a sustentabilidade. Existe uma crescente preocupação com o impacto que nossas ações trazem para a natureza. A Stock Car acelera de olho em um futuro moderno e responsável com práticas ESG (meio ambiente, social e governança).

A modalidade busca conscientizar os espectadores sobre a importância de neutralizar as emissões de carbono na atmosfera. Para isso, decidiu começar pelos próprios carros ao diminuir de maneira considerável o lançamento de gases poluentes durante as corridas.

Por meio de ações de conscientização, faz com que as pessoas entendam a necessidade de reduzir a emissão também no próprio veículo. Dessa forma, reflete o posicionamento da categoria referente à responsabilidade ambiental e social nas cidades por onde passa.

Na Copa Truck, as atitudes são semelhantes ao serem pautadas por ações ESG. Existe a tentativa de neutralizar o carbono e conscientizar os fãs da modalidade sobre a importância disso. Ao mesmo tempo, investe em pesquisas sobre o uso de energias renováveis.

Essas ações se juntam a outras, realizadas com entidades locais pelos municípios onde há etapas. O esporte a motor trabalha pela coleta seletiva do lixo e a realização de palestras com o intuito de mostrar às pessoas a importância de diminuir o impacto sobre a natureza.

6. Exposição da cidade 

As corridas da Stock Car auxiliam no ponto de vista econômico

Em média, as corridas de Stock Car são responsáveis por gerar quase 10 mil empregos anualmente durante a temporada.

Receber uma etapa da Stock Car ou da Copa Truck deve ser motivo de grande prestígio no que diz respeito à visibilidade da cidade. Isso porque as etapas são transmitidas em canais de televisão fechada e algumas delas até mesmo em rede nacional para todo país.

Isso impacta em maior exposição para a cidade, principalmente pela cobertura da imprensa. Dessa forma, possibilita alcançar aspectos importantes a fim de movimentar a economia dos municípios. Com maior visibilidade, é possível:

  • Aumentar o número de turistas;
  • Atrair novos investimentos;
  • Trazer mais indústrias;
  • Inovação em diferentes áreas, entre outros.

Conheça fatos e curiosidades sobre a Stock Car 2022

7. Infraestrutura de apoio

Só que a exposição também traz outro aspecto importante. Uma cidade que deseja receber corridas e vai ser vista por todo Brasil, deve prestar atenção à infraestrutura que oferece. Será que os modelos atuais são capazes de oferecer boas condições?

Não dá para pensar em receber turistas vindos de diversas partes do país ou até mesmo de fora, incluindo equipes profissionais, se não houver o básico a oferecer. Tudo deve ser feito com a máxima organização para alcançar eficiência nos processos.

Ciser acredita no incentivo ao esporte como agende transformador

Receber corridas de Stock Car e Copa Truck, além de outros eventos esportivos exige uma boa infraestrutura.

Isso faz parte do incentivo ao esporte como um agente transformador da sociedade e não apenas focado nas pistas. Passa pela questão de fornecer condições para receber os visitantes e ainda auxiliar os moradores locais, deixando uma espécie de legado.

Um município não deve,junto à organização da Copa Truck ou da Stock Car, sediar uma etapa se não reunir condições ideais de:

  • Comunicação;
  • Transporte;
  • Rede de água e esgoto;
  • Segurança;
  • Capacidade hoteleira;
  • Restaurantes.

A Ciser acredita no incentivo ao esporte como agente transformador. Por isso, se consolidou como importante patrocinadora de equipes na Stock Car e na Copa Truck. Nossa preocupação vai muito além das pistas e abrange toda a sociedade.

Saiba mais sobre as iniciativas Ciser e nos siga nas redes sociais. Estamos presentes no Facebook, no Instagram, no Linkedin e também no YouTube!

Produtos mais vendidos na Ciser